10 filmes inspirados na ideologia política de “Esquerda”

0

Primeiramente, não somos parte de nenhum partido político e não queremos induzir nada com este artigo, que fique bem claro. Estamos apenas sugerindo obras da sétima arte que possuem relação ideológica com a Esquerda política.

Mas o que é, exatamente, essa tal “Esquerda” e o porquê deste nome?

Muito mais antigo do que possa parecer, os termos direita e esquerda são frutos das assembleias francesas do século 18. Neste momento da história, a burguesia queria diminuir os poderes da nobreza e do clero com o apoio da população mais pobre. Entretanto, no meio da Assembleia Nacional Constituinte – que foi montada para criar a nova Constituição – os nobres não quiseram se misturar com os mais pobres e sentaram separados, no lado direito. Sendo assim, o lado “Esquerdo” está associado à luta pelos direitos dos trabalhadores e o “Direito” ao conservadorismo e individualismo.

Apesar da origem de teor divisório entre nobreza e plebe, os termos direita e esquerda começaram a se focar na atuação do estado e sua função. Com tal viés, apenas a dicotomia Esquerda e Direita tornaram-se insuficientes para abraçar toda essa ideologia. Então, adicionando mais um eixo no espectro com o inicio da revolução industrial no fim do século XIX, os filósofos Alemães Karl Marx e Frederich Engels forjaram o manuscrito que futuramente seria dito como a diretriz do espectro econômico do alinhamento de esquerda.

Nesse manifesto e em outras obras, tais filósofos defendem que o burguês não mais tem o direito de se aproveitar dos trabalhadores apenas por manter os meios de produção, e que se o operário tudo produz, a ele tudo pertence. defendendo a famigerada “ditadura do proletariado”, onde tudo seria igualitariamente dividido entre seus membros. Quisesse Marx ou não, estas foram as diretrizes da chamada “Esquerda Totalitária”, um dos quatro espectros políticos majoritários. A esquerda totalitária contou com outras figuras importantes tais como Mao Tsé-Tung, Pol Pot, Trotsky, Stalin e Lenin.

Ao perceber que a luta armada já não funcionava mais, o filósofo e sociólogo italiano Antonio Gramsci começaria a escrever o que seria dito como o inicio da “Esquerda Libertária”. As quais defendia uma sociedade igualitária não por tomar os bens do proprietário, mas dando condições internas do estado e ensinando as crianças desde cedo as doutrinas, para que essas, sim, no futuro pudessem tornar o sonho da esquerda real sem vias armadas.
                                                            – Introdução realizada por Mateus Zanlorenzi


Tendo isso em vista, separamos alguns filmes que se baseiam na ideologia da Esquerda. Confira a lista e deixe sua opinião nos comentários abaixo.

Outubro (1928) | Grigori Aleksandrov, Sergei M. Eisenstein

Filme de comemoração ao 10º Aniversário da Revolução Soviética de 1917, na qual os Bolchevistas derrubaram o governo de Kerensky. Também conhecido como ‘Os Dez dias que Abalaram o Mundo’, foi realizado com recursos imensos, utilizando gente do povo que havia realmente participado da Revolução nas ruas.

Sem Novidade no Front (1930) | Lewis Milestone

Sete patriotas estudantes alemães são iludidos quanto as maravilhas da guerra. Porém, no campo de batalha, descobrem da pior maneira possível seus horrores, traumas e vidas que nunca mais serão as mesmas. Oscar de Melhor Filme e Direção.

O terceiro episódio sobre a História do Cinema já está disponível.

Se inscreva no canal, clique aqui.

1 2 3 4 5
Compartilhe.

Sobre o Autor

Canto dos Clássicos

O Canto dos Clássicos é um portal dedicado à cultura. Aqui você encontra tudo de melhor que a arte pode nos oferecer. Focamos em conteúdo clássico, resgatando obras que marcaram gerações, mas também temos espaço para assuntos relevantes da atualidade. Seja bem-vindo.