10 livros imperdíveis para quem adora cinema

1

Não é apenas assistindo filmes que podemos nos aprofundar na história da sétima arte, a leitura também pode ajudar, e muito, o aumento das nossas referências cinematográficas, tanto tecnicamente quanto historicamente.

Existem centenas e milhares de livros sobre cinema, com aprofundamentos técnicos, em gêneros, diretores ou em filmes específicos. Para ajudar você a escolher os melhores, resolvemos montar uma lista com 10 ótimos e recomendáveis livros que tratam dessa arte encantadora. Caso você goste da lista e sinta interesse em conhecer outros títulos, deixe nos comentários, podemos montar uma parte 2.

Boa leitura.

Lendo as Imagens do Cinema | Laurent Jullier

29112016_livros_sobre_cinema_1Qual é o material necessário ao nosso conhecimento para decifrar um filme? Este livro, ao apresentar as ferramentas de interpretação do plano, da sequência e do filme, responde a esta questão e também ensina o leitor a olhar imagens do cinema e escutar filmes.

Introdução à uma verdadeira história do cinema | Jean-Luc Godard

29112016_livros_sobre_cinema_2No outono de 78, Serge Losique, diretor do Conservatório de Arte Cinematográfica de Montreal, que no ano anterior acolhera Henri Langlois, propôs-me continuar o trabalho empreendido por ele. Em vez de ministrar cursos tal como se faz nos dias de hoje em todas as universidades do mundo, propus a Losique considerar o assunto – como um negócio – um gênero de co-produção que seria uma espécie de roteiro de uma eventual série de filmes intitulada “Introdução a uma Verdadeira Historia do Cinema”, verdadeira no sentido de que se comporia de imagens e sons, e não de textos, embora ilustrados.

O terceiro episódio sobre a História do Cinema já está disponível.

Se inscreva no canal, clique aqui.

1 2 3 4 5
Compartilhe.

Sobre o Autor

Lucas Pilatti Miranda

Fundador e editor-chefe do Canto dos Clássicos, fascinado por música, cinema e uma boa cerveja. Frase preferida do cinema: "A vida passa rápido demais, se você não parar e olhar para ela de vez em quando, pode acabar perdendo." - Ferris Bueller's Day Off.

  • João Carlos Fonseca Filho

    Boa tarde pessoal do Canto dos Clássicos!
    Sugiro também “O Cinema Segundo Bergman”, de Stig Björkman, Torsten Manns e Jonas Sima. É um livro sensacional de entrevistas (aos moldes de Hitchcock/Truffaut). Principalmente pra vocês que gostam muito de Bergman também.
    Outros interessantíssimos: “Esculpir o Tempo”, de Andrei Tarkovski e “A Linguagem Secreta do Cinema”, de Jean-Claude Carrière.
    Vou iniciar “Fazer um Filme”, de Fellini, que dizem que é muito bom também.

    Abraços