15 animações clássicas da Disney

0
» Assine nosso canal do Youtube e aprenda mais sobre cinema. 🎬 «

Quando pensamos em filmes que marcaram a nossa infância, certamente as animações da Disney estão presentes. Vamos relembar alguns clássicos dessa companhia mágica que encanta todas as gerações?

The Walt Disney Company começou como um estúdio, o Laugh-O-Gram, que produzia desenhos animados tendo contos de fadas como tema, com Walter Elias Disney, seu irmão Roy e o amigo Ub Iwerks, em 1922, pouco tempo depois o estúdio faliu. Walter então, decidiu se mudar para Califórnia aonde abriu a “The Walt Disney Company” definitivamente, em 1982 seu amigo, Ub Iwerks, criou o personagem que até hoje é uma referência quando se trata de Disney, o personagem mais famoso da empresa: Mickey Mouse. Em 1937, estavam fazendo o primeiro longa-metragem: “A Branca de Neve e os Sete Anões”.

O sucesso do primeiro filme motivou a empresa a seguir com seus planos, lançando assim diversos outros longas, curtas e desenhos animados, alguns baseados em livros, outros em homenagem a pessoas as quais foram importantes a eles. Outros, claro, simplesmente por fruto da maravilhosa criatividade. Até hoje, a empresa consegue nos deixar no mundo da fantasia com seus filmes, sempre nos trazendo boas lembranças da infância e tornando a vida de muitas outras pessoas mágica.

A Branca de Neve e os Sete Anões (1937)

filmes-disney-1Uma bela e invejosa rainha, que também é feiticeira, resolve matar sua enteada, após o espelho mágico dizer que Branca de Neve era mais bonita que ela. Só que o matador se encanta com a beleza da moça e deixa que ela fuja, refugiando-se em uma pequena casa onde moram sete anões. Quando a rainha má descobre que Branca de Neve esta viva, vai atrás dela com uma maça envenenada, a qual faria ela cair em um sono profundo, do qual só poderia ser acordada com um beijo do amor verdadeiro.

Pinóquio (1940)

filmes-disney-2Gepeto, um velho solitário que decide construir um boneco de madeira que acaba tomando vida, graças a Fada Azul, e deseja se tornar gente. Pinóquio acaba se metendo em várias confusões para tornar seu desejo de ser um menino de verdade realidade, mesmo com todos os avisos que seu amigo, Grilo Falante, lhe dava. Toda vez que Pinóquio mentisse o seu nariz crescia, ele só muda de atitude quando fica preso na barriga de uma baleia e precisa salvar o seu criador.

Fantasia (1940)

filmes-disney-3A integração das grandes obras da música clássica com visuais extremamente criativos e originais da animação. As canções mais marcante de toda o longa, na minha opinião, seriam  “O Aprendiz de Feiticeiro”, de Paul Dukas; “; “Dança das Horas”, de Almicare Ponchielli, e “Noite no Monte Calvo”, de Modest Mussorgsky.

Dumbo (1941)

filmes-disney-4Quando a cegonha chega, igual a todos os anos, para entregar os bebês às suas mães no circo, a senhora Jumbo se depara com uma surpresa: seu pequeno Jumbo Jr. tem orelha grandes demais para um elefante recém nascido. Logo que os outros animais o vêem, começam a zombar dele, o que leva a mamãe elefanta à ira, e os domadores do circo decidem confiná-la. Ridicularizado e sozinho, Jumbo Jr. ganha o apelido de Dumbo (estúpido em inglês) e com a ajuda de um amigável ratinho, ele descobre que graças as suas enormes orelhas pode voar.

Bambi (1942)

filmes-disney-5Numa floresta os animais ficam agitados com o nascimento de um filhote de cervo, Bambi, que foi chamado de “Príncipe da Floresta”, pois seu pai é o cervo mais respeitado da região. Bambi cresce, faz amizade com outros animais da floresta, aprende como sobreviver e descobre o amor. Um dia chegam caçadores e ele precisa aprender como ser tão corajoso como seu pai, para saber como conduzir outros cervos para um lugar seguro.

Cinderela (1950)

filmes-disney-6Esta é a inesquecível história da jovem Cinderella, uma menina adotada por uma dama da classe alta, que a faz de escrava. Certa vez, ela encontra uma fada que tornará uma simples noite em uma ocasião inesquecível. Depois desse dia, a famosa busca pela dona do sapatinho de cristal encerra com chave de ouro esta obra-prima da Disney.

Alice no País das Maravilhas (1951)

filmes-disney-7Alice é uma garota curiosa e cansada da monotonia de sua vida. Um dia, ao seguir o apressado Coelho Branco, ela entra no País das Maravilhas. Lá ela conhece diversos seres incríveis, como o Chapeleiro Louco, o Mestre Gato, a Lagarta e a Rainha de Copas.

Peter Pan (1953)

filmes-disney-8Peter Pan, um menino que não queria crescer, voava ao redor da casa dos Darling, Wendy, uma das filhas do casal Darling acreditava fortemente na existência dele, tanto que convenceu seus irmãos, João e Miguel, do mesmo. Quando os pais de Wendy saem, Peter aproveita para ir até a casa dela, e ensina Wendy e seus irmãos que para voar. Peter Pan os leva, com a ajuda da Sininho, um pequena fada que ajudou as crianças a voarem com seu pó mágico, as crianças para a Terra do Nunca, uma ilha encantada, aonde eles moram junto dos Garotos Perdidos e o Capitão Gancho. A trama acontece quando a Sininho fica com cíúme de Wendy e quer prejudica-lá.

A Dama e o Vagabundo (1955)

filmes-disney-9A história de uma cachorrinha de classe chamada Lady que se sente abandonada pelos donos quando eles têm um bebê e acaba se envolvendo com um cachorro de rua conhecido como Vagabundo. Os dois terão que lidar com uma injusta tia que, com seus gatos de estimação, chegam na casa e acabam com o sossego de Lady.

A Bela Adormecida (1959)

filmes-disney-10Uma fada maléfica joga uma maldição no bebê Aurora, na festa de comemoração de seu nascimento, que só poderá quer quebrada com o verdadeiro amor de um príncipe. Com a ajuda de três simpáticas fadas, Aurora viverá segura até ter que enfrentar a maldição, aos 16 anos.

A Pequena Sereia (1989)

filmes-disney-11Ariel é a filha aventureira do Rei Trião, comandante dos sete mares e que discorda dos ideais de sua filha. Ela gostaria de conviver com os humanos e conhecer seu estranho mundo. Para isso, ela resolve firmar um pacto com Úrsula, uma bruxa maquiavélica que vê em Ariel a oportunidade de conquistar os sete mares.

A Bela e a Fera (1991)

filmes-disney-12Bela é uma garota entediada com sua vida provinciana, tentando sempre se esquivar dos avanços do galã arrogante Gaston. A Fera é um princípe que sofre de um feitiço que o deixa com feições monstruosas, que só será quebrado se conseguir encontrar o amor verdadeiro.

Aladdin (1992)

filmes-disney-13Aladdin, um jovem pobre e sonhador que se envolve com a Princesa Jasmine. Quando Jafar, o bruxo conselheiro do sultão, tenta estragar toda essa felicidade, Aladdin encontra uma lâmpada mágica com um gênio, que muda todo o rumo de sua vida. Um filme regado de ótimas músicas, clipes e nos proporcionando uma viagem fantástica à imaginação da Arábia.

Rei Leão (1994)

filmes-disney-15Simba, um leãozinho, nasce trazendo a ira de Scar, que assim perde seu futuro lugar no trono. Assim, Scar bola um plano para matar o atual rei e seu filho. Simba acaba sobrevivendo, mas fica exilado por anos na floresta, onde cresce com a ajuda de seus amigos Timão e Pumba e deseja retornar para vingar a morte de seu pai e retomar seu reino por direito.

Toy Story (1995)

filmes-disney-14Andy está fazendo aniversário e os brinquedos estão apavorados, pois temem ser substituídos por um novo brinquedo mais moderno e melhor do que eles. Pois é, isso acontece e Wood, um caubói, e brinquedo preferido de Andy, é substituído por Buzz Lightyear, um astronauta do espaço. É aí que começa a aventura dos brinquedos.

Estes são apenas alguns dos filmes que nos trazem tantas lembranças boas. E para você, quais foram os que mais marcaram? Comente ali embaixo ?

Sinopses via Cineplayers | Adorocinema

O quarto episódio sobre a História do Cinema já está disponível.

Se inscreva no canal, clique aqui.




Compartilhe.

Sobre o Autor

Gabriela Dresch

Aquariana, quase arquiteta e urbanista. Apaixonada por comida e pela junção da arquitetura com a sétima arte. Acredita que as pessoas andam devagar demais e que uma vida bem vivida é uma vida na qual você conhece diversos lugares diferentes, seja pessoalmente ou por meio de filmes e livros.