15 livros clássicos e obrigatórios de terror

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +
» Assine nosso canal do Youtube e aprenda mais sobre cinema.«

Bom, o terror na literatura é um gênero muito decorrente e que agarra muitos fãs. Dentre os principais escritores que têm suas obras nessa atmosfera sombria, podemos destacar Stephen King (um dos grandes ainda vivos); Bram Stoker com o clássico Drácula; H. P. Lovecraft que revolucionou o gênero e muitos outros. Eu fiz uma selação com 15 grandes livros de terror que você precisa conferir, se ainda não o fez. Dá uma olhada e conta pra gente quais você já leu ou ainda quer ler.

A Casa Sobre o Abismo – William Hope Hodgson

livros-terror-1Foi escrito em 1908 pelo britânico Willian Hope Hodgson. Embora essa obra não seja tão famosa como outras obras do gênero, serve de referência para todos os autores do terror e sobrenatural. O livro foi roteirizado como argumento inicial para a trama do filme de Sam Raimi “A Morte do Demônio” (The Evil Dead – 1981). Um diário descoberto por viajantes conta as desventuras do antigo proprietário da casa situada à beira do abismo: Lorde Gault, o recluso autor da narrativa original, sua irmã Mary e o cão Pepper mudam-se para uma estranha casa na Irlanda – que, nas superstições e folclores do povo de Kraighten, foi erigida com a ajuda do Demônio. Rodeada por jardins adornados com bizarras estátuas, construída à beira de um abismo e sobre uma caverna que parece não ter fim…

A Coisa – Stephen King

livros-terror-12Foi em 1958, na pacata Derry, que eles aprenderam o real sentido de algumas palavras. Foi ao longo de junho de ’58, durante as férias escolares, que Bill, Richie, Stan, Mike, Eddie, Ben e Beverly descobriram o que significa amizade, amor, confiança e… medo. O mais profundo e tenebroso medo. Naquele verão, eles enfrentaram pela primeira vez a “Coisa” – um ser sobrenatural e maligno que deixa em Derry terríveis marcas de sangue. Quase trinta anos depois, eles voltam a se encontrar. Uma nova onda de terror avassala a pequena cidade e somente eles são capazes de enfrentar e vencer a Coisa. O tempo é curto. No entanto, eles vão até o fim, mesmo que isso signifique ultrapassar os próprios limites.

A Ilha do Dr. Moreau – Hebert G. Wells

livros-terror-11À deriva, sem esperanças de sobreviver em alto mar, Charles Prendick é resgatado por um navio em missão das mais incomuns: levar a uma pequena ilha no Pacífico algumas espécies de animais selvagens. Ainda debilitado, Prendick é obrigado a desembarcar na ilha junto com o carregamento. Lá, ele conhece a figura do Dr. Moureau, um cientista que, exilado por suas pesquisas polêmicas na Inglaterra, realiza experimentos macabros com seus animais. Uma parábola sobre a teoria da evolução, também uma mordaz sátira social, “A ilha do Dr. Moreau” é um romance que, mais de cem anos após sua publicação original, permanece com a mesma força da surpresa e do horror.

Drácula – Bram Stoker

livros-terror-2Drácula é uma história de vampiros e lobisomens; de criaturas que estando mortas, permanecem vivas. É também uma história de pessoas corajosas que se lançam à destruição de uma insólita e maléfica ameaça. Como quer que seja, permanece intacta nestas páginas a mesma emoção de milhões de leitores e espectadores que penetraram na história que se inicia num castelo desolado nas sombrias florestas da Transilvânia. Lá, um jovem inglês é mantido em cativeiro à espera de um destino terrível. Longe dele, sua noiva bela e jovem é atacada por uma doença misteriosa que parece extrair o sangue de suas veias. Por trás de tudo, a força sinistra que ameaça suas vidas: Conde Drácula, o vampiro vindo do fundo dos séculos.

Entrevista Com o Vampiro – Anne Rice

livros-terror-7Estamos em uma pequena sala, face a face com o Vampiro, enquanto ele despeja a carga repugnante, erótica e mágica das confissões sobre os primeiros 200 anos de sua existência de morto-vivo. Ele fala com simplicidade, tranqüila e delicadamente, da noite em que, sendo ainda herdeiro – jovem, educado e romântico – de uma grande fazenda na Louisiana, deixou a existência humana, conduzido pelo brilhante e sinistro Lestat, para a outra vida “sem fim”… aprendendo a se saciar, primeiro com o sangue dos galos e ratos capturados nas ruas devassas de Nova Orleans e, mais tarde, com o sangue de seres humanos.

A paginação para os próximos livros está logo abaixo. ⬇



1 2 3
Espalhe Cultura:

About Author

Lucas Pilatti Miranda

Fundador e editor-chefe do Canto dos Clássicos, fascinado por música, cinema e uma boa cerveja. Frase preferida do cinema: "A vida passa rápido demais, se você não parar e olhar para ela de vez em quando, pode acabar perdendo." - Ferris Bueller's Day Off.