15 filmes sobre a teoria do caos e o efeito borboleta que você precisa assistir

3
» Assine nosso canal do Youtube e aprenda mais sobre cinema. 🎬 «

Muito se escuta falar sobre a Teoria do Caos, mas o seu entendimento ainda é bastante complexo e confuso para algumas pessoas. Em resumo, essa teoria fala sobre sistemas complexos e dinâmicos que são deterministas, entretanto, apresentam um fenômeno extremamente importante: a sensibilidade às condições iniciais.

Bom, essa lei rege todo o universo e qualquer mudança – mesmo que pequena – nessas condições iniciais de um evento qualquer, podem gerar um futuro completamente diferente.

Pierre Simon Laplace, o pensador francês, acreditava que todo efeito já está completamente presente na causa. Portanto, tudo o que você é ou tudo o que você vê já estava programado nas condições iniciais do universo, desde o Big Bang.

Para tentar entender um pouco melhor, que tal conhecer os filmes abaixo?

A Máquina do Tempo (1960) | George Pal

06102016-a-maquina-do-tempoUm cientista visionário inglês constrói uma máquina capaz de viajar no tempo, e começa a percorrer o futuro, onde testemunhará mudanças pouco favoráveis para a humanidade, tais como a Segunda Guerra Mundial. Ele acaba parando milhares de anos no futuro, na esperança de ver paz entre homens, mas acha uma estranha terra onde o comportamento dos “homo sapiens” é determinado por bizarras criaturas que vivem no subsolo.

De Volta para o Futuro – Trilogia (1985/1989/1990) | Robert Zemeckis

De Volta para o FuturoMarty McFly é o típico adolescente norte-americano dos anos 80, que é enviado de volta no tempo, para 1955, por uma invenção (o DeLorean) do excêntrico Dr. Brown. Enquanto estiver no passado, Marty deve tomar cuidado para não interferir em nada, para que o futuro não seja alterado. Porém, sua futura mãe acaba se apaixonando por ele, e as coisas começam a dar errado.

Corra, Lola, Corra (1998) | Tom Tykwer

corra lola corraManni é o coletor de uma quadrilha de foras-da-lei e estava tendo o seu dia de sorte: carregava uma grande quantidade de dinheiro do bando para testarem sua confiança. Só que, para o seu azar, perdeu o dinheiro no trem da cidade, entrando em desespero e tendo que, em 20 minutos, recuperar todo o valor perdido. Desesperado, liga para sua namorada, que começa uma incansável corrida contra o tempo para tentar arrumar todo o dinheiro e seu namorado não ter de acertar as contas com a gangue com sua própria vida.

Se inscreva no nosso canal, clique aqui.

1 2 3 4 5
Compartilhe.

Sobre o Autor

Lucas Pilatti Miranda

Fundador e editor-chefe do Canto dos Clássicos, fascinado por música, cinema e uma boa cerveja. Frase preferida do cinema: "A vida passa rápido demais, se você não parar e olhar para ela de vez em quando, pode acabar perdendo." - Ferris Bueller's Day Off.

  • Fabio Mello

    Lista muito boa, parabéns, no entanto, vale a pena mencionar mais 2 filmes: Triângulo do Medo de 2009 (Triangle) e o outro, (na verdade uma minissérie) chamado 11.22.63 de 2016… Os dois retratam bem o que seria o efeito borboleta…

  • Celso Inácio

    Adoro esse tema, me lembra o jogo Life is Strange que é baseado literalmente na teoria do caos, muito bom e recomendo que joguem

    • Howtodisappearcompletely

      Pra além disso. Acredito que Life Is Strange aborda muito mais relações humanas, sendo
      a teoria do caos um plano de fundo. Ótima recomendação.