25 filmes argentinos essenciais que você precisa assistir

12
» Assine nosso canal do Youtube e aprenda mais sobre cinema. 🎬 «

Dentro da linha evolutiva do cinema universal, vale lembrar que pouco tempo depois do aparecimento do cinematógrafo na França, foi realizado em 1896 a apresentação “Vivomatógrafo”, conhecida como a primeira projeção cinematográfica do país em Buenos Aires.

Muitos não devem saber, mas a Argentina é um país excepcional para a sétima arte e, a cada ano que passa, eles conseguem surpreender a gente com alguma nova obra. Pensando nisso, resolvemos relembrar alguns filmes clássicos – e outros nem tanto (ainda) – que são essenciais para conhecer o cinema argentino.

Vejo muita gente falando que Ricardo Darín é a única figura importante no cinema da argentina, mas aqui, com esses filmes, vocês vão conhecer diversas outras personalidades.

La maffia (1972) | Leopoldo Torre Nilsson

La maffia filme

O caso dos mafiosos da cidade de Rosário, Argentina, conhecidos como Chicho Grande e Chicho Pequeno. Durante a década de 1930, eles organizavam sequestros extorsivos, controlavam o jogo e a prostituição na cidade, que ficou conhecida como a “Chicago Argentina”.

Tempo de Revanche (1981) | Adolfo Aristarain

Tempo de RevanchePedro consegue emprego em uma multinacional que explora pedreiras de granito em uma área remota da Argentina. Na empresa, ele reencontra Di Toro, um velho colega de trabalho. O amigo sindicalista propõe a Pedro um plano ousado: fingir que ficou mudo devido a um acidente de trabalho, por culpa da empresa, que utiliza cargas explosivas três vezes mais fortes do que é permitido.

A História Oficial (1985) | Luis Puenzo

A Historia Oficial filmeNa Buenos Aires dos anos 80, Alicia e seu marido Roberto vivem tranquilamente com Gaby, sua filha adotiva. Porém, após o reencontro com uma velha amiga recém-chegada do exílio, Alicia começa a tomar conhecimento da cruel realidade do regime militar argentino, passando a questionar todas as suas certezas e o que considerava como verdade. Uma realidade para a qual Alicia não estava preparada, mas que agora terá de enfrentar com todas as suas consequências.

Homem Olhando o Sudeste (1986) | Eliseo Subiela

Homem Olhando o SudesteUm homem não-identificado é encontrado dentro de um manicômio público. O psiquiatra encarregado de descobrir quem ele é entra em choque com suas motivações e sua realidade banal quando o homem desconhecido revela uma racionalidade singular e afirma ser um extraterrestre.

Um Lugar no Mundo (1992) | Adolfo Aristarain

Um Lugar no Mundo

Mario e Ana, em exílio voluntário de Buenos Aires, vivem com seu filho de 12 anos, Ernesto. Com a necessidade da passagem de uma rede elétrica pela região, problemas aparecem na vida deles.

A paginação para os próximos filmes está logo abaixo. ⬇

Se inscreva no nosso canal, clique aqui.

1 2 3 4 5
Compartilhe.

Sobre o Autor

Lucas Pilatti Miranda

Fundador e editor-chefe do Canto dos Clássicos, fascinado por música, cinema e uma boa cerveja. Frase preferida do cinema: "A vida passa rápido demais, se você não parar e olhar para ela de vez em quando, pode acabar perdendo." - Ferris Bueller's Day Off.

  • Daine Fudal

    Lista ótima… a maioria eu já assisti e são maravilhosos.. Vou procurar os mais antigos que eu não conhecia para ver também 🙂

  • Vitor VEC

    uma lista é uma lista; portanto, sempre vai faltar alguma coisa.
    do CICLO DARIN, poderiam estar Elefante Blanco, Tese Sobre um Homicidio, El Aura, Kamchatka, A Fuga, El Mismo Amor, La Misma Lluvia.
    Fora deste ciclo, poderiam estar Cronica de una Fuga, Infancia Clandestina, Patagonia Rebelde, Tango Feroz, Corazon de Fuego, A Nuvem, El 5 de Talleres, El Ultimo Centauro, Esperando al Mesias, Abraço Partido, Betibú, Memoria del saqueo, Sur, Argentina Latente, El Dia que me Quieras, Whisky Romeo Zulu, enfim, essas coisas

    • Neila

      Assisti um filme argentino que não lembro mais o nome… Tenho mta vontade de ver novamente e tbem q meus filhos assistam. É a história de um pai que foge com o filho durante a ditadura… A fotografia é maravilhosa (eles passam pelos Andes). Me lembro q ao final acabam indo pra França (foram pro Chile e lá teve o golpe/assassinato do Allende). Você sabe o nome deste filme?

  • Ana

    Adicionaria “Um Homem a Lado”.

  • Guille Cervi

    Toda a lista é inútil se não se inclui Leonardo Favio

  • El Hijo de La novia, com o Darin é simplesmente lindo!

  • Ronaldo Soares

    ‘Kamchatka’ (2002), com Ricardo Darín. Faltou este. O trauma da ditadura militar argentina.

  • James Wilker

    Belíssima lista, uma boa parte já assisti, acrescentaria um que me marcou bastante: Abutres.

  • Trumam [2015] – Cesc Gay, é espanhol e o filme de produção espanhola.

  • Marco Gonçalves

    Cara, o único filme que eu tinha certeza que entraria era O Pântano, de Lucrécia Martel… que pecado…

  • Leandro Catriel Gimenez

    Esperando la Carroza, Las mujeres son cosa de guapos, La Nonna, Wakolda, Paulina, Corazón de fuego, El arreglo. Y la obra de Leonardo Favio.

  • Daniel Trindade da França

    9 rainhas é fantástico