Alfred Hitchcock e os Bastidores de Psicose (Resenha)

0

“Meticulosamente pesquisado e irresistível… É uma leitura obrigatória não apenas para os fãs de Psicose como também para qualquer um que se interesse pelos bastidores da criação de um filme.” – Anthony Perkins

Não há citação melhor do que a de Anthony, o ator que viveu Norman Bates no clássico Psicose para introduzir uma resenha sobre o livro de Stephen Rebello.

O livro “Alfred Hitchcock and the Making of Psycho” ou Alfred Hitchcock e os Bastidores de Psicose que foi lançado em 1990 deu origem ao filme “Hitchcock” de 2012, dirigido por Sacha Gervasi. Ele Vai muito além do que um livro sobre o grande diretor de suspense e uma de suas principais obras (Psicose), mostrando ao leitor todo o universo por trás da construção de um filme, como as dificuldades de produção e divulgação, por exemplo. É fácil ir ao cinema assistir a um filme, difícil é passar por todas as etapas da construção de um longa, ainda mais naquela época.

Além disso, poucas são as pessoas lembradas por realizarem o filme, como o pessoal de maquiagem, do som, figurinistas e etc… e nesse livro, temos o destaque para todo mundo, afinal, sem uma equipe dessas completa, nem metade de um filme teria bom resultado.

As dificultades para o grande mestre Alfred Hitchcock lançar o filme Psicose foram enormes, e ganham destaque no livro de Stephen Rebello. O diretor precisou tirar dinheiro do próprio bolso para fazer a obra acontecer pois ele era um dos poucos que acreditaram no potencial artístico do filme, sem saber que se tornaria um grande clássico do gênero.

Outro ponto interessante que merece destaque sobre o livro, é que podemos perceber e entender um pouco melhor sobre a personalidade de Hitchcock visto por outras pessoas, aquelas que conviveram diretamente com ele durante as filmagens de Psicose. Sem contar, é claro, todas as curiosidades e fofocas retratadas de forma cômica.

Ao ler Alfred Hitchcock e os Bastidores de Psicose, você vai sentir necessidade de assistir ao filme novamente, e não é por menos. Depois de tanta informação ricas em detalhes, sua paixão por este filme que revolucionou a técnica cinematográfica vai aumentar ainda mais.

Entre ainda mais no mundo de Psicose e do cinema com este livro.

23082016-intrinseca psicose alfred

Comprar em:

– Saraiva
– Livraria Cultura
– Submarino

O terceiro episódio sobre a História do Cinema já está disponível.

Se inscreva no canal, clique aqui.

8.4 Muito bom

Com certeza melhor do que o filme "Hitchcock". Um livro que merece ser lido por todos que possuem "algo a mais" pelo cinema, ou seja, por todos que amam a sétima arte e estão sempre um passo na frente de apenas um entretenimento ao assistir uma obra.

  • Enredo 8
  • Personagens 9
  • Feeling 9
  • Escrita 7.5
Compartilhe.

Sobre o Autor

Lucas Pilatti Miranda

Fundador e editor-chefe do Canto dos Clássicos, fascinado por música, cinema e uma boa cerveja. Frase preferida do cinema: "A vida passa rápido demais, se você não parar e olhar para ela de vez em quando, pode acabar perdendo." - Ferris Bueller's Day Off.