Argentina coloca Cinema como matéria escolar no primário

8
» Assine nosso canal do Youtube e aprenda mais sobre cinema. 🎬 «

É isso mesmo que você leu. Todos – ou a maioria – sabem da importância do cinema argentino, são obras de extrema profundidade técnica e roteiros imperdívies, sem contar as atuações gringas de tirar o fôlego, como exemplo: Hector Alterio, Osmar Nuñez, Valeria Bertuccelli, Ricardo Darín, Arturo Goetz.

> 25 filmes argentinos essenciais que você precisa assistir

Mas não é por menos, afinal, a Argentina valoriza demais a sétima arte, prova disso é a nova implementação nas escolas. Agora, todas as turmas do primário terão como matéria o cinema, a iniciativa é feita em parceria com a França, que já adota o modelo através do programa “Collège au Cinéma”.

As crianças vão aprender a analisar filmes, assistindo aos grandes ícones do cinema do país. Sendo assim, o apreço pelo cinema será muito maior do que apenas uma questão de entretenimento.

Essa decisão está em avaliação desde agosto, mas já se pode notar uma boa recepção dessa nova disciplina. O presidente do INCAA (Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales), Alejandro Cacetta, diz ter interesse em transformar o “Escola Vai Ao Cinema” em um programa de longo prazo, querendo que se torne parte da política de Estado.

E aí, Brasil. Que tal?

O quarto episódio sobre a História do Cinema já está disponível.

Se inscreva no canal, clique aqui.




Compartilhe.

Sobre o Autor

Lucas Pilatti Miranda

Fundador e editor-chefe do Canto dos Clássicos, fascinado por música, cinema e uma boa cerveja. Frase preferida do cinema: "A vida passa rápido demais, se você não parar e olhar para ela de vez em quando, pode acabar perdendo." - Ferris Bueller's Day Off.

  • Emerson Ricardo Martinelli

    Admirável !

  • Lucas Gomes

    aqui eles tentam colocar os contos de fabulas da biblia no ensino medio…

  • Gardenio

    Enquanto isso aqui vão limar geografia, filosofia, sociologia.
    Brasil rumo ao século XIX

  • Roberto Monzo

    Em Barra do Piraí/RJ, o cinema está presente nas escolas desde 2009 através do Projeto “Luz, Câmera, Educação!”, que leva oficinas de produção cinematográfica a alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio de escolas públicas e particulares. Além de revelar talentos e formar plateia para o cinema nacional, o projeto é uma poderosa ferramenta de transformação social.

  • Mauricio

    Então, esta metodología já existe por aqui! Aliás, em um netbook que todos os alunos dos níveis primários, secundários e alunos do ensino superior que fazem licenciaturas “profesorados” recebem gratuitamente pelo governo já vem com programas, livros, jogos, filmes exatamente para que o professor possa interagir com os alunos através da internet e deixar de usar tantos materiais em sala de aula.
    Neste mesmo netbook já vêm as bibliografias e a “cereja do bolo” são os cursos de Italiano, Latín, Francês e inglês!
    Apesar disso devo dizer que no Brasil onde também fui professor, este material existe dentro das bibliotecas, o diferencial é o ensino conservador daqui, Argentina, do ensino construtivista daí, este último que enfiou a família no meio da educação e aos poucos degrada aquilo que foi tão bem construído no passado !

    • Géssica Emanuele

      Olá Maucicio, sou educadora e não tenho conhecimento desse netbook, poderia me informar mais acerca. Grata!

  • Clovis

    Uma coisa é inovar da maneira dos argentinos e outra coisa é querer impor doutrinas do jeito que vem sendo feito por essa turma que esta enrustida em nossas escolas.

  • Tito Martino

    Num qué dizê nada, us hermano tem cinema, mais nóis tem curtura…..