Especial Batman Day

0

Hoje, 17 de setembro de 2016, comemora-se o terceiro Batman Day.

17092016_batmanday1O dia em homenagem ao herói mais famoso da cultura pop começou em 2014, quando o personagem fez 75 anos de vida, em 26 de setembro. Neste ano, a DC resolveu comemorar a data no dia 17 do mesmo mês.

Aqui no Brasil, vão acontecer eventos nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, que você pode acompanhar pelo site oficial. O Canto dos Clássicos, obviamente, não poderia deixar essa data passar em branco. Nesse super Bat-Post, trouxemos várias informações para você mergulhar ainda mais no universo do Cavaleiro das Trevas.

COMECE A LER AS HQS DO BATMAN.

Esse não é nenhum Top 5 de melhores histórias do Batman. São apenas cinco indicações de ótimas HQs, que são bem interessantes para começar a ler as aventuras do Morcegão.

ANO UM

17092016_batmanday2

Esse quadrinho é o melhor ponto de partida. O roteirista Frank Miller e o desenhista David Mazzucchelli recontam a origem do Batman de forma fenomenal, mostrando o porquê do morcego e toda a sua simbologia.

Aqui, não vemos apenas o primeiro ano de Bruce Wayne como o Defensor de Gotham, mas também os primeiros dias e as dificuldades do personagem Gordon.

Esse é um dos quadrinhos que serviu de referência para o filme Batman Begins, de Christopher Nolan. A leitura desse clássico é essencial para quem está começando.

O LONGO DIA DAS BRUXAS

Essa é uma das poucas HQs que visita grande parte do universo do Batman. A história é construída fazendo referências aos filmes Poderoso Chefão e O Silêncio dos Inocentes. No quadrinho, o lado detetive de Batman é explorado, pois um assassino começa a matar membros das famílias mafiosas que controlam Gotham, permitindo a ascensão de vilões como o Coringa e Espantalho. Essa HQ é escrita por Jeph Loeb e tem os desenhos de Tim Sale.

O CAVALEIRO DAS TREVAS

17092016_batmanday5

Vinte anos se passaram sem que os cidadãos de Gotham tivessem um protetor. Bruce Wayne, agora mais velho e amargurado, vê sua cidade em decadência e resolve voltar ao vigilantismo de modo mais agressivo. Essa é uma das obras mais aclamadas do Cavaleiro das Trevas, escrita e desenhada por Frank Miller. Se quiser saber mais, clique aqui para ler a nossa resenha. 

A PIADA MORTAL

17092016_batmanday6

O Coringa deseja mostrar que basta um dia ruim na vida de um homem para que ele perca a sua sanidade. Dessa vez, o alvo do plano não é o Batman, mas o Comissário Gordon. Escrita por um dos mais premiados escritores de quadrinhos, Alan Moore, A Piada Mortal nos mostra a origem do Palhaço em uma das mais impactantes histórias do Homem-morcego.

CORTE DAS CORUJAS

17092016_batmanday7Esse é o início do Batman nos quadrinhos dos Novos 52, com roteiro de Scott Snyder e desenhos de Greg Capullo. Nesta HQ, conhecemos uma nova lenda: a cidade de Gotham sempre foi controlada por uma organização chamada A Corte das Corujas, e, quando vários assassinatos são cometidos fazendo referência às corujas, Batman começa uma profunda investigação cheia de mistério e terror.

 

 

 

Todas as HQs citadas foram publicadas pela editora Panini e podem ser encontradas facilmente em lojas virtuais, com exceção de Batman: O longo dia das Bruxas, que pode ser adquirida na coleção DC Grapich Novels da Eaglesmoss.

CONHEÇA AS SÉRIES.

O herói já foi interpretado várias vezes nas telas da televisão e do cinema (você já deve estar mais do que por dentro da direção duvidosa de Tim Burton, o icônico Coringa de Jack Nicholson, a brilhante trilogia de Christopher Nolan e a polêmica aparição do morcego em Batman x Superman). Separamos, então, duas séries de TV e animações do personagem como destaque desse post.

BATMAN E ROBIN.

17092016_batmanday8

Adam West interpretou o Batman na conhecida série dos anos 60. Essa versão para a TV foi uma tentativa de deixar o personagem mais leve, pois a venda dos quadrinhos só despencava. A tática não funcionou muito bem e a DC demorou muitos anos para levantar novamente o status do personagem, que se tornou uma grande piada graças à série.

Você com certeza já viu algum gif bizarro do Batman de Adam West pela internet.

Você com certeza já viu algum gif bizarro do Batman de Adam West pela internet.

Caso você seja um fã dessa fase, tenho duas boas notícias. A primeira delas é que a Panini lançou três HQs da série Batman 66 (Batman 66; Batman 66: O Episódio Perdido e Batman 66: Rei Tut Ataca!), que resgatam o mesmo cenário da série de televisão. Se tiver interesse, esses quadrinhos estão disponíveis em diversas lojas virtuais.

A segunda notícia é que ainda neste ano será lançada a animação Batman:  Return of the Caped Crusaders, baseada na série de televisão e que vai contar com as vozes do elenco original – ou seja, teremos Adam West e Burt Ward dublando a dupla dinâmica.

GOTHAM

17092016_batmanday10

A série começou em 2014 e mostra a história do jovem detetive Gordon. Também acompanhamos o desenvolvimento de vários personagens que um dia, se tornarão vilões clássicos do Batman.

O jovem David Mazouz interpreta Bruce Wayne quando criança e os produtores dizem que a série vai acabar na primeira aparição do Cavaleiro das Trevas.

Existe, também, uma HQ chamada Gotham. A publicação, porém, mostra como é o cotidiano dos policiais e que trabalhar na mesma cidade em que um homem se veste de morcego, com vários vilões malucos, acaba sendo nada agradável.

Além dessas produções, existem mais de 20 animações com o Batman. Fizemos uma seleção de algumas que você deveria assistir:

BATMAN: ASSALTO EM ARKHAM

17092016_batmanday11

Antes do filme do Esquadrão Suicida, foi lançada a animação Assalto em Arkham. Nela, acompanhamos os vilões invadindo o Asilo Arkham em uma missão sigilosa, enquanto o Batman tenta impedi-los. Esta é a animação certa para conhecer mais o grupo de vilões, independente de ter gostado ou não do filme.

BATMAN CONTRA O CAPUZ VERMELHO

imagem-11

Um novo justiceiro misterioso chegou a Gotham City. Esse novo personagem começa a limpar as ruas da cidade tão bem quanto o próprio Batman, mas utilizando muita violência e até mesmo matando seus inimigos. Se você jogou Batman: Arkham Knight, essa é uma boa pedida.

LIGA DA JUSTIÇA: LEGIÃO DO MAL

17092016_batmanday13

Nesta animação, vemos que o Mestre dos Espelhos consegue invadir a Batcaverna e roubar informações secretas sobre cada um dos integrantes da Liga da Justiça. No filme, Vandal Savage (um dos maiores vilões da DC comics) lidera um grupo de vilões que ataca os pontos fracos dos heróis da Liga da Justiça, com base nas informações roubadas. Se você se interessou pela animação e quer saber mais, fizemos uma resenha sobre a HQ que a inspirou.

LIGA DA JUSTIÇA: PONTO DE IGNIÇÃO

17092016_batmanday14

O Flash é um dos heróis mais poderosos do universo DC. Por quê? Com sua supervelocidade, ele consegue voltar no tempo, mas pode bagunçar a linha temporal ao fazer isso, mudando tudo o que conhecemos. E é exatamente isso que acontece nesta animação: depois de Barry Allen alterar toda a linha temporal, conhecemos um Batman que não é Bruce Wayne, e sim Thomas Wayne, seu pai.

Curiosidade: a terceira temporada de Flash, do Warner Channel, será uma adaptação desta história.

ENTRE NO MUNDO DOS JOGOS.

Já foram feitos alguns games do herói, mas a série de jogos Arkham, desenvolvida pela Rocksteady Studios e Warner Bros, conquistou tanto os fãs do herói como muitos jogadores assíduos de videogame.

ARKHAM ASYLUM

17092016_batmanday15

O primeiro jogo da franquia é uma homenagem a HQ que leva o mesmo nome. Quando o Coringa consegue fugir e soltar todos os vilões do Asilo Arkham, resta ao Batman impedir que o Palhaço destrua Gotham City. O game foi aclamado pela critica e se passa dentro do Asilo Arkham. 

ARKHAM CITY 

17092016_batmanday16

Vários bairros de Gotham receberam muros, transformando a cidade em uma superprisão chamada Arkham City. O vilão, Hugo Strange, descobre que o Batman na verdade é Bruce Wayne e o Homem-morcego precisa acabar com o plano dos vilões que aparecerem na nova cidade.

ARKHAM ORIGINS

17092016_batmanday17

O terceiro jogo da franquia é focado nos primeiros dias do Batman, quando todos pensavam que ele era uma lenda urbana, com exceção de Black Mask, o vilão que contrata oito assassinos para caçar o herói de Gotham.

 ARKHAM KNIGHT

17092016_batmanday18

O último jogo lançado se passa um ano depois dos eventos de Arkham City.  Espantalho está de volta à ativa, com um plano bem parecido com o do filme Batman Begins – ou seja, ele deseja cobrir Gotham City com seu gás do medo. Toda a cidade é evacuada, restando apenas a polícia, Batman e a milícia que o vilão contratou para sitiar a cidade. É o único game que permite dirigir o Batmóvel.

Curiosidade: na editora Dark Side Books, você encontra a adaptação literária do jogo Arkham Knight.

COLEÇÕES

Além de conhecer o Cavaleiro das Trevas, alguns fãs desejam ter o seu próprio herói em casa. Se você é um dos Batfanáticos, a Eaglemoss tem duas coleções interessantes: na Coleção de Miniaturas DC Comics, você encontra várias opções de estátuas do Batman e, se for um apaixonado pelos Batmóveis, pode conferir os modelos dessa coleção.

O terceiro episódio sobre a História do Cinema já está disponível.

Se inscreva no canal, clique aqui.

Compartilhe.

Sobre o Autor

Vitor Manzochi

Entrou na vida de leitura há pouco tempo, mas hoje sua dieta cultural é baseada em quadrinhos, tirinhas, livros, séries, filmes e games. Nas horas vagas, tenta ser um cozinheiro.