Especial Doutor Estranho

0
» Assine nosso canal do Youtube e aprenda mais sobre cinema. 🎬 «

Não há dúvidas: grande parte das pessoas viu o trailer de Doutor Estranho e se apaixonou. O filme acabou de entrar em cartaz e, por isso, o CDC resolveu fazer um resumo para você conhecer um pouco mais o personagem.

CRIAÇÃO

Stephen Vincent Strange, o Doutor Estranho, foi criado pela célebre dupla Stan Lee e Steve Ditko em 1963, aparecendo pela primeira vez na revista Strange Tales #110. A aparência (e a inspiração para o nome do personagem) surgiu do ator Vicent Price, conhecido por filmes de terror.

ORIGEM

30102016_dr-estranho-2

Stephen Strange é conhecido por ser um dos melhores neurocirurgiões de Nova York e, possivelmente, o mais arrogante. Em um acidente de carro, o doutor perde parte do movimento de suas mãos, o que o impossibilita de continuar exercendo sua profissão.

Depois de gastar toda sua fortuna tentando se curar, com procedimentos médicos e cirúrgicos, Strange ouve boatos sobre o Ancião – alguém com a capacidade de usar magia para devolver seus movimentos. E é assim que Stephen segue até o Himalaia ao encontro desse personagem e, lá, começa o seu treinamento místico. 

PODERES E UTENSÍLIOS

Depois de anos de estudo com o Ancião, o Doutor tem uma grande lista de poderes, que inclui telepatia, projeção astralcriação de ilusões, conjurar poderes místicos e manipular as energias mágicas.

Como assim conjurar poderes místicos? Bem, existem entidades místicas que, ao pronunciar seus nomes, enviam energias para que alguns poderes sejam realizados. Que poderes são esses? De raios, chamas e ventos a feitiços de imobilização, barreiras protetoras e neblinas.

Ok. Manipular as energias mágicas da realidade – que raios isso quer dizer? Significa que ele pode mover objetos com o poder da mente (Sim, como um Jedi), abrir portais para viajar pelo planeta ou por outras dimensões, manipular o tempo, criar escudos de magia e por aí vai.

Mas é claro que, além de seus inúmeros poderes, todo mago precisa de objetos mágicos.

Capa de Levitação

Como o próprio nome diz, a capa faz com que Stephen voe. Mas ele já não pode voar por conta própria? Sim, contudo, isso pede um gasto mágico, o que impediria o Doutor de usar toda a sua força em uma batalha.

Olho de Agamotto

Este é um objeto mágico que mostra a verdade, liberando luzes que revelam armadilhas e ilusões.

MAGO SUPREMO

Só existe um Mago Supremo no universo Marvel e o Doutor Estranho não ganha o título logo no início de sua carreira, apenas quando o Ancião deixa o cargo. Em 1989, foi lançada a HQ chamada Triunfo e Tormento, que conta detalhadamente como o personagem conseguiu o título. Vamos falar sobre ela mais à frente.

VILÕES

Como são muitos os inimigos do Mago Supremo, decidimos dar ênfase em dois grandes vilões: Barão Mordo e Dormammu.

Barão Mordo

30102016_dr-estranho-5

O Barão também começou como um pupilo do Ancião, mas pretendia matá-lo e roubar o título de Mago Supremo. Suas habilidades são parecidas com as de Doutor Estranho, exceto por ser um grande praticante de magia negra.

Dormammu

30102016_dr-estranho-6

Talvez algumas pessoas conheçam essa poderosa entidade, regente de um mundo em outra dimensão, graças ao jogo Marvel vs Capcom. Com uma cabeça flamejante (parecido com o Motoqueiro Fantasma), Dormammu é tão poderoso quanto Stephen Strange. 

QUADRINHOS

Infelizmente, não existe muitas HQs solos sobre o Mago Supremo aqui no Brasil. Algumas delas foram lançadas pela coleção de Graphic Novels Marvel da Salvat, outras na coleção Os Heróis mais poderosos da Marvel, da mesma editora. Existem, também, algumas edições impressas pela editora Panini.

Doutor Estranho – Uma Terra Sem Nome, Um Tempo Sem Fim

Infundido com o poder de Dormammu, o Barão Mordo volta ao Universo Marvel para perpetuar o medo entre os mortais. É o Doutor Estranho que precisa enfrentar o ataque furioso de Mordo e acabar com a magia maligna. É a edição número 3 da coleção de Graphic Novels Marvel.

 Doutor Estranho – O Juramento

Nessa HQ, o doutor Stephen Strange precisa realizar a investigação paranormal mais importante de sua carreira: resolver uma tentativa de assassinato contra ele mesmo. Com seu fiel companheiro Wong próximo da morte, o Mago Supremo embarca em uma perigosa jornada até os confins do Universo. Existem duas edições disponíveis, uma da Salvat e outra da Panini.

Se ficou interessado pela história dessa HQ, leia nossa resenha aqui.

Os Heróis Mais Poderosos da Marvel #31

É a história de origem de Doutor Estranho e faz parte da coleção Os Heróis Mais Poderosos da Marvel. A sinopse da contra capa é a seguinte:

Reviva a clássica história de origem de Doutor Estranho, cortesia dos batalhadores dos quadrinhos Stan Lee e Steve Ditko, antes de se aprofundar em uma de suas maiores sagas. Uma obra-prima de Roger Stern, A Dimensão das Trevas é uma clássica fatia da magia melodramática da Marvel! Strange acende a fagulha de uma rebelião contra a implacável Umar. O que acontece a seguir é o misticismo Marvel numa escala magistral! O doutor irá te atender agora.

 Doutor Estranho – Triunfo e Tormento

Nessa trama, descobrimos uma aliança curiosa entre dois homens com atos e motivações bastante opostos: Stephen Strange e Victor Von Doom. No reino do demoníaco personagem Mefisto, a alma atormentada de uma mulher busca libertação e só existe um homem com vontade (e coragem) suficiente para resgatá-la: o déspota da Latvéria, Von Doom, conhecido pelo mundo como Doutor Destino. Com o auxílio místico do doutor Stephen Strange, ele segue por uma traiçoeira jornada pelo mal absoluto. É uma das melhores histórias do personagem, mas a última publicação foi pela Panini em 2013, então ela costuma ser difícil de encontrar (é mais provável que você tenha sorte se passar em algum sebo).

DICA: Triunfo e Tormento apareceu em estoque na loja virtual da Panini, corre!

Se inscreva no nosso canal, clique aqui.

Compartilhe.

Sobre o Autor

Vitor Manzochi

Entrou na vida de leitura há pouco tempo, mas hoje sua dieta cultural é baseada em quadrinhos, tirinhas, livros, séries, filmes e games. Nas horas vagas, tenta ser um cozinheiro.