Merrie Melodies e suas animações

0

Escrever esse texto vai ser divertido. Lembro como se fosse ontem: assim que eu deitasse, colocava no canal “46” que era o Cartoon Network na época. Ficava esperando até passar Pernalonga e Patolino seguido de Tom e Jerry. Era impossível dormir sem assistí-los, lembro também, que mais tarde passava desenhos ainda mais antigos, as animações da Merrie Melodies.

Bom, deixando essas lembranças de lado, vamos conhecer mais sobre esses desenhos.

Merrie Melodies foi uma série de filmes curtos “short films” animados de comédia produzidos pela Warner Bros. entre 1931 e 1969. Fez parte da era de ouro das animações americanas (felizes as crianças que não conheceram Ben 10 e afins). Contou com os personagens mais famosos como Bugs Bunny (Pernalonga), Daffy Duck (Patolino), Porky Pig (Gaguinho) dentre outros. Com certeza as crianças que cresceram com esses desenhos devem compreender o sentimento do cidadão Kane com a saudade de rosebud…

Para entendermos a qualidade dessas animações na época em que eram apresentadas, temos três delas como vencedoras da Academy Award for Best Animated Short Film (Tweetie Pie, Speedy Gonzales and Birds Anonymous) e outras três no National Film Registry (Duck Amuck, One Froggy Evening and What’s Opera, Doc?) O produtor Leon Schleisinger já havia feito um desenho animado para a série Looney Tunes com base em música, a repercussão foi tanta que tentou vender uma série irmã para a Warner Bros.

A ideia seria de que as novas animações apresentassem trilhas da própria Warner e serviriam assim, como propaganda dessas gravações. O estúdio concordou e Leon apelidou a série de Merrie Melodies. O primeiro desenho da série foi Lady, Play Your Mandolin! Lançado em 1931. Rudolf Ising (outro produtor) tentou introduzir vários personagens em seus filmes Merrie Melodies, como Piggy, Foxy, e Goopy Geer. Eventualmente, no entanto, a série continuou sem quaisquer personagens recorrentes. Os curtas provaram ser muito populares com o público.

Em 1932, um desenho animado Merrie Melodies intitulado: It’s Got Me Again! foi nomeado para o primeiro Oscar a ser dado para uma animação. Quando Harman e Ising deixaram a Warner em 1933, levaram consigo os direitos sobre os personagens que haviam criado, além do slogan final “So Long Folks”. Em 1934, Leon produziu o seu primeiro curta animado e colorido (Honeymoon Hotel and Beauty and the Beast).

O sucesso convenceu o produtor a fazer todos os próximos com as técnicas de cor. Já o Looney Tunes continuou preto e branco até 1943. Em 1936 o slogan “That’s All Folks” foi incorporado, persistindo até o final. Nesse mesmo ano, se deu o início das aberturas conhecidas como Bulls-eye (olho de touro) que seriam aqueles círculos com anéis grossos, criando assim, a identidade que conhecemos e lembramos até hoje do bom e velho Merrie Melodies.

Siga a gente nas redes sociais: Twitter | Instagram | Facebook

Compartilhe.

Sobre o Autor

Lucas Pilatti Miranda

Fundador e editor-chefe do Canto dos Clássicos, fascinado por música, cinema e uma boa cerveja. Frase preferida do cinema: "A vida passa rápido demais, se você não parar e olhar para ela de vez em quando, pode acabar perdendo." - Ferris Bueller's Day Off.