Quer ler Quadrinhos? Saiba por onde começar

0
» Assine nosso canal do Youtube e aprenda mais sobre cinema. 🎬 «

Não existe um método certo para começar a ler quadrinhos, isso é óbvio. Mas nesse post, vou trazer dicas e sugestões para quem tem vontade de entrar no universo dessas narrativas.

A primeira alternativa é começar com quadrinhos gratuitos. Sim, isso mesmo que você leu. Nós já reunimos uma lista com opções de quadrinhos com download legal e gratuito para você dar o primeiro passo – lembrando que todo o conteúdo está em inglês.

Quadrinhos em bancas.

A próxima sugestão é começar pelos encadernados. Neles, são publicadas histórias com todas as suas edições e você não corre o risco de ficar sem entender nada. Isso evita o maior problema das bancas: lá, as revistas geralmente aparecem em números na casa duzentos ou trezentos e, ao comprar só aquela edição, você acaba tendo uma experiência semelhante a ler um capítulo no meio do livro e querer entender todo o contexto.

Mas se você quer muito ir até uma banquinha para comprar sua edição mensal, fique atento aos relançamentos. Neste ano, a coleção Totalmente Nova e Totalmente Diferente Marvel está sendo lançada e, nos próximos meses, o Rebirth da DC irá recomeçar o número de todas as suas revistas. Como ainda não existe uma data fixa de quando isso vai acontecer, fique atento.

Coleções de quadrinhos.

Outro caminho bem legal são as coleções de quadrinhos. A editora Salvat tem duas opções: Marvel Grapich Novels (Capa preta) e Os mais poderosos heróis da Terra (Capa vermelha). Ambas são coleções da Marvel trazendo histórias clássicas ou icônicas de muitos personagens da casa das ideias.

A editora Eaglemoss também oferece duas coleções, mas dessa vez da DC: DC Comics Grapich Novels e Especial Batman Terra de ninguém.

A seguir, temos uma lista de alguns títulos da Marvel e DC que são uma boa escolha para começar a ler HQs.

MARVEL

Miss Marvel – Nada Normal.

28122016_ler-quadrinhos-3

Não é à toa que Miss Marvel – Nada normal foi a segunda HQ da Marvel mais vendida em 2015. Kamala Khan, a nova versão da protagonista, consegue cativar qualquer fã nerd em poucas páginas e mostrar que, mesmo sendo um tanto desajeitada, é possível ser uma grande heroína.

Gavião Arqueiro – Minha vida como uma arma

28122016_ler-quadrinhos-4

Que Clint Barton (o Gavião Arqueiro) tornou-se o maior franco-atirador conhecido pelo homem e, então, se juntou aos Vingadores, você já sabe. Essa HQ fala sobre o que ele faz quando não está sendo um vingador, foi vencedora de vários prêmios internacionais e é uma ótima indicação (até mesmo para quem não gosta de heróis).

Demolidor – O Homem sem Medo 

28122016_ler-quadrinhos-5

Essa é a fase do personagem que a Netflix usou como base para a série homônima. Escrita por Frank Miller, com desenhos de John Romita Junior, a história reescreve a origem de Matt Murdock e nos apresenta personagens clássicos do universo, como Foggy Nelson, Elektra e o Rei do Crime.

Homem-Aranha – A Última Caçada de Kraven 

28122016_ler-quadrinhos-6

Essa é uma HQ essencial para quem gosta do Homem-Aranha. A última caçada de Kraven, além de ser considerado um dos melhores quadrinhos do cabeça de teia, nos mostra como o maior caçador do mundo conseguiu derrotar o herói aracnídeo e conseguir sua tão esperada redenção.

DC COMICS

Batman – A corte das Corujas/Noite das Corujas. 

Esse é o início do Batman nos quadrinhos dos novos 52, com roteiro de Scott Snyder e desenhos de Greg Capullo. Na HQ, conhecemos uma nova lenda: a cidade de Gotham sempre foi controlada por uma organização chamada A Corte das Corujas. Quando vários assassinatos são cometidos fazendo referência a esses animais, Batman começa uma profunda investigação cheia de mistérios e terror.

A história é dividida em dois encadernados, A Corte das Corujas e Noite das Corujas, ambos da editora Panini.

Batman – A Piada Mortal. 

28122016_ler-quadrinhos-9

O Coringa deseja mostrar que basta um dia ruim na vida de um homem para que ele perca a sua sanidade. Dessa vez, o alvo do plano não é o Batman, mas o Comissário Gordon. Escrita por um dos mais premiados escritores de quadrinhos, Alan Moore, A Piada Mortal nos mostra a origem do Palhaço em uma das mais impactantes histórias do Homem-morcego.

O encadernado mais fácil de ser encontrado à venda também foi publicado pela Panini.

Injustiça: Deuses entre Nós – Ano 1

28122016_ler-quadrinhos-10

A HQ não é apenas para quem jogou o game ou para fãs de quadrinhos e conta com uma história que acontece fora da cronologia normal da DC.

Como assim? Bem, ela não acontece ao mesmo tempo que os outros títulos da editora, deixando o roteirista e os desenhistas livres para fazer o que bem entenderem.

O roteiro é de Tom Taylor e conta com uma grande equipe de ilustradores, narrando os fatos que ocorreram antes do jogo que leva o mesmo nome. Com sua esposa morta e Metropolis destruída, Superman deixa de proteger o mundo e começa a governá-lo. Resta ao Cavaleiro das Trevas reunir uma equipe para tentar deter o Homem de Aço.

Superman – o que aconteceu ao Homem de Aço? 

28122016_ler-quadrinhos-11

Como será a última história do Superman? Essa, é claro, não seria a última história do personagem – apenas a última aventura de uma era. Mas a pergunta é respondida com O que aconteceu ao Homem de Aço, um encadernado que traz três contos famosos do Superman, todos escritos pelo grande Alan Moore.

Em breve, esse post vai ganhar uma segunda parte, com novas histórias e dicas para você mergulhar nas histórias em quadrinhos. Fique ligado!

Se inscreva no nosso canal, clique aqui.

Compartilhe.

Sobre o Autor

Vitor Manzochi

Entrou na vida de leitura há pouco tempo, mas hoje sua dieta cultural é baseada em quadrinhos, tirinhas, livros, séries, filmes e games. Nas horas vagas, tenta ser um cozinheiro.