Tom e Jerry – História

0
» Assine nosso canal do Youtube e aprenda mais sobre cinema. 🎬 «

Todos conhecem Tom e Jerry, mas poucos sabem a história desse fantástico desenho animado e o sucesso que o mesmo atingiu. Esse post vai tentar te mostrar tudo isso, espero que gostem, sei que quem é da geração 80/90 vai adorar.

Criados pela incrível dupla “Hanna e Barbera”, a animação surgiu em fevereiro de 1940, com o seu 1º episódio, que ganhou o titulo de Puss Gets the Boot, onde Tom se chamava Jasper, e o ratinho não tinha ainda seu nome definido. Solicitado pelo produtor Fred Quimby, teve um enorme sucesso, ótima aclamação da crítica e até indicação ao Oscar.

Com o passar do tempo, a MGM lucrava cada vez mais, e assim foram produzidos novos episódios e o gato foi batizado de Thomas, porém, acabou ficando mais conhecido como Tom e o ratinho ganhou o nome de Jerry. Foram eles que criaram o cachorro Spike que vivia defendendo o ratinho e dificultando a caçada de Tom, pois por ter seu sono perturbado pelo felino, acabava com os seus planos. Foi também nessa fase que apareceu a dona de casa onde eles moravam, mas jamais foi mostrado o seu rosto.

Mas depois de um tempo sem novos desenhos produzidos, a MGM decidiu produzir novos curtas, e contratou Gene Deitch e seu estúdio, a Rembrandt Films e a animação continuou sendo produzida na cidade de Praga na Checoslováquia. Mas seus desenhos foram muito criticados por adotar um formato totalmente diferente da série original, que abusavam da surrealidade, com muitos efeitos bizarros, além de diversas enfatizações gráficas, e assim com o fracasso do desenho na Europa, a MGM cancelou esse formato que teve só 13 episódios produzidos entre os anos de 1961 e 1962.

Teve mais algumas mudanças até chegar em 2006 onde o gato e o rato voltaram para a TV, com o desenho “Tom e Jerry Tales” que foi dublado pela Herbert Richers, a qual traduziu o título como: “As Aventuras de Tom e Jerry”, que foi produzida pela rede de TV americana The CW.

Por curiosidade, Itchy & Scratchy, dois personagens dentro de “Os Simpsons” foram inspirados em Tom e Jerry. Eles fazem um humor negro na série.

Captura de Tela 2014-09-10 às 10.10.20

O quarto episódio sobre a História do Cinema já está disponível.

Se inscreva no canal, clique aqui.




Compartilhe.

Sobre o Autor

Lucas Pilatti Miranda

Fundador e editor-chefe do Canto dos Clássicos, fascinado por música, cinema e uma boa cerveja. Frase preferida do cinema: "A vida passa rápido demais, se você não parar e olhar para ela de vez em quando, pode acabar perdendo." - Ferris Bueller's Day Off.