10 filmes de Dario Argento que você precisa assistir

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Dario Argento, o mestre do terror italiano

Dario Argento é um dos principais mestres do suspense e do terror italiano. Ao lado de Mario Bava e Lucio Fulci, Argento completa o triângulo do terror italiano.

Sua carreira foi fortemente influenciada desde sua infância. Seu pai, Salvatore Argento, foi um influente produtor de cinema e sua mãe, a brasileira Elda Luxardo, uma prestigiada fotógrafa. Ambos sempre empurraram o filho para o caminho da arte.

Antes de começar a dirigir filmes, Dario Argento foi crítico de cinema, até receber o convite de Sergio Leone para escrever parte do roteiro do clássico “Era Uma Vez no Oeste”, de 1968. Depois disso, se dedicou firmemente a carreira de diretor e produtor.

Além de ser grande influente do gênero de terror, Argento é bastante reconhecido por fazer parte do “Giallo” italiano. Gênero literário e cinematográfico italiano de suspense e romance policial que teve seu auge entre as décadas de 1960 e 1980.

Leia também:
– O terror italiano no cinema
– 20 filmes imperdíveis do terror italiano que você precisa conhecer

Pensando na belíssima e cult filmografia de Dario Argento, separamos os seus 10 principais filmes. Boa sessão.

O Pássaro das Plumas de Cristal (1970)

O Pássaro das Plumas de Cristal marca a estréia na direção de Dario Argento. No filme, o escritor americano Sam Dalmas, que vive em Roma, assiste ao assassinato de uma mulher bonita por uma figura misteriosa. Como a polícia não resolve os casos, ele parte para investigar o crime por conta própria. Os crimes vão se sucedendo até o escritor entrar na lista das vítimas do serial killer.

O Gato de Nove Caudas (1971)

Um repórter e um jornalista cego aposentado tentam resolver uma série de assassinatos. Os crimes estão conectados a experimentos feitos por uma indústria farmacêutica em pesquisas secretas. Os dois acabam virando alvos do assassino.

Quatro Moscas Sobre Veludo Cinza (1971)

O músico Roberto Tobias está sendo seguido há dias por um homem que não conhece. Ao confrontá-lo num teatro abandonado, acaba matando acidentalmente o desconhecido, e no mesmo momento uma figura mascarada fotografa o crime. A partir de então, Tobias começa a ser perseguido implacavelmente por um vilão que não pretende matá-lo, mas enlouquecê-lo aos poucos com a lembrança da culpa do ato que cometeu. Quando novas vítimas passam a aparecer, as quatro moscas sobre veludo cinza gravadas na retina de uma garota assassinada tornam-se a única pista para desvendar o mistério.

Prelúdio Para Matar (1975)

Uma testemunha de um assassinato se une a uma repórter para encontrar o criminoso. Enquanto isso, ocorrem mais crimes e eles percebem que, na verdade, é o assassino que está lhes acompanhando.

Suspiria (1977)

Uma novata em uma elegante academia de balé percebe, aos poucos, que a escola é na verdade uma fachada para um mundo sinistro e bizarro, cujo objetivo é promover caos e destruição.

A Mansão do Inferno (1980)

Jovem poetisa nova-iorquina habita casa com uma estranha atmosfera. Ela compra um velho livro intitulado As Três Mães, que relata a história das três mães dos Infernos. Ele construiu uma casa para cada uma delas: uma em Friburgo, uma em Roma e uma em Nova Iorque. Depois de ler o livro, Rose começa a pensar que sua casa é o habitat da terceira Mãe. Escreve uma carta ao seu irmão Mark, estudante de música em Roma para relatar o fato, mas é assassinada logo após completar a ligação. Preocupado, o rapaz vai ao seu encontro. Segunda parte da trilogia das Três Bruxas.

Tenebre (1982)

Escritor chega à cidade de Roma para promover seu último livro, Tenebrae, mas descobre que alguém está usando seus romances como inspiração para cometer assassinatos. Logo, ele se vê envolvido nos crimes e passa a tentar descobrir o provável assassino.

Phenomena (1985)

Uma jovem americana vai para um colégio interno para garotas, situado na Suiça. Enquanto ela explora as suas capacidades especiais, que incluem comunicação com insetos, um assassino aterroriza a região com seus crimes brutais.

Terror na Ópera (1987)

Uma maldição persegue a montagem da ópera ‘Macbeth’, de Verdi. Reforçando a lenda, no Scala de Milão corvos aparecem degolados, operários assassinados, holofotes caem na platéia. O principal alvo é a soprano Betty, substituta de Maria Cecova, morta durante os ensaios.

Trauma (1993)

Uma garota européia foge do hospital depois de testemunhar o assassinato de seus pais. Com a ajuda de um jovem garoto, ela tenta encontrar o assassino – antes que ele a encontre.

Não esqueça de comentar aqui embaixo quais são seus filmes favoritos de Dario Argento.

Veja também:
– 10 filmes de Jean-Luc Godard que você precisa assistir
– 10 filmes de Luis Buñuel que você precisa assistir
– 10 filmes de David Lynch que você precisa assistir
– 10 filmes de Stanley Kubrick que você precisa assistir
– 10 filmes de Ingmar Bergman que você precisa assistir
– 10 filmes de Carl Theodor Dreyer que você precisa assistir
– 10 filmes de Akira Kurosawa que você precisa assistir
– 10 filmes de Alfred Hitchcock que você precisa assistir

Curta a nossa página do Facebook.
Siga nosso Instagram.
Se Inscreva no nosso canal do Youtube.

Espalhe Cultura:

About Author

Lucas Pilatti Miranda

Fundador e editor-chefe do Canto dos Clássicos, fascinado por música, cinema e uma boa cerveja. Frase preferida do cinema: "A vida passa rápido demais, se você não parar e olhar para ela de vez em quando, pode acabar perdendo." - Ferris Bueller's Day Off.

1 comentário

Deixe um comentário