10 filmes essenciais do Expressionismo Alemão que você precisa assistir

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

O Expressionismo Alemão é um movimento do cinema que possui uma estética extremamente sensacional. O uso do preto e branco é realmente impressionante, os cenários, as trilhas sonoras, a maquiagem, a fotografia… enfim, algo que merece ser contemplado por inteiro.

No cinema, esse estilo teve início em 1920, mas na arte em geral, o Expressionismo é considerado uma arte de vanguarda do século XX e Edvard Munch foi um dos pintores expressionistas mais reconhecidos no gênero.

Pretendemos, futuramente, fazer um artigo exclusivamente falando sobre o Expressionismo Alemão, mas para introduzir vocês nesse universo, precisamos que conheçam, antes, as principais obras para depois adentrarmos na história desse complexo sombrio e completamente necessário para quem gosta de cinema. Pensando nisso, separamos 10 obras essenciais que vocês precisam conhecer.

O Gabinete do Dr. Caligari (1920) | Robert Wiene

O Gabinete do Dr CaligariNum pequeno vilarejo da fronteira holandesa, um misterioso hipnotizador, Dr. Caligari (Krauss), chega acompanhado do sonâmbulo Cesare (Veidit) que, supostamente, estaria adormecido por 23 anos. À noite, Cesare perambula pela cidade, concretizando as previsões funestas do seu mestre, o Dr. Caligari. Um dos filmes mais importantes de todos os tempos.

O Golem (1920) | Carl Boese, Paul Wegener

O GolemAmbientado em Praga, século XVI, onde uma pequena vila de judeus é posta em cheque pelo kaiser. Para defender a cidade, o velho cientista Rabbi Lowe se volta aos antigos recursos alquimistas para criar o Golem, um ser de cera de enorme porte e força. À princípio, a criatura apenas obedece seu mestre, mas, à medida em que o tempo passa, ele passa a ter consciência da própria existência, e decide tomar os rumos de suas ações.

A paginação para os próximos filmes está logo abaixo. ⬇

Conheça nosso canal no Youtube


1 2 3 4 5
Espalhe Cultura:

About Author

Lucas Pilatti Miranda

Criador do Canto dos Clássicos, fascinado por música, cinema e uma boa cerveja. "A vida passa rápido demais, se você não parar e olhar para ela de vez em quando, pode acabar perdendo." - Ferris Bueller's Day Off.

4 Comentários

  1. Avatar

    Caligari, M, Nosferatu e Metropolis (Ou ao menos uma das versões) foram os que eu vi e posso dizer que esse é um dos mais belos e mais influenciadores estilos cinematográficos… (Vê-se como os melhores filmes de Tim Burton são justamente os que carregam essas marcas) Sei que não são, em essência, filmes expressionistas alemães, porém outros que admiro são A Carruagem Fantasma (Que influenciou uma das cenas mais icônicas do cinema no Iluminado) E o Fantasma da Ópera… Incrível pensar como algum dos maiores filmes de terror venham de uma época tão simples.

  2. Avatar

    Uma pequena correção. Van Gogh era pós-impressionista, não Expressionista como foi citado. Vamos dar uma pesquisadinha antes? Vamos…

    • Lucas (CDC)

      Cara, é verdade, enquanto escrevia não me dei conta e confundi ele com Edvard Munch, mas já está corrigido, obrigado e volte sempre (:

Deixe um comentário