10 filmes influenciados pelas ideias de Dostoiévski

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Quanto mais gosto da humanidade em geral, menos aprecio as pessoas em particular, como indivíduos. – Fiódor Dostoiévski

O escritor e filósofo russo Fiódor Mikhailovitch Dostoiévski, conhecido por simplesmente Dostoiévski, não é chamado de um dos maiores romancistas da história a toa. Tido como o grande nome por trás do existencialismo pelo “Notas do Subterrâneo”, o artista é memorável e não deve ser deixado de lado quando o assunto é cultura.

O movimento modernista literário, assim como escolas da teologia e psicologia foram deveras influenciados pelas ideias de Dostoiévski. A presença do assassinato, autodestruição, humilhação e loucura são frequentes em suas obras. Quais são os fatos que levam uma pessoa ao suicídio ou ao homicídio? Estudos sobre essas questões você pode encontrar facilmente nos escritos do autor.

Festim Diabólico (1948) | Alfred Hitchcock

Festim DiabolicoNa cidade de Nova York, Brandon e Phillip assassinam seu amigo David, por considerarem-se superiormente intelectuais em relação a ele. Com toda a frieza e arrogância, resolvem provar para eles mesmos sua habilidade e esperteza: esconderão o cadáver em um grande baú, que servirá como mesa e estará exposto no meio da sala de estar do apartamento deles, durante uma festa que realizarão logo em seguida. Baseado em uma história real.

O Batedor de Carteiras (1959) | Robert Bresson

O Batedor de CarteirasMichel é um jovem que começa a bater carteiras por prazer e pela emoção do roubo, e isso vira uma compulsão. Ele é preso, percebe o choque que isso causa em sua mãe e em seus amigos e reflete sobre seus atos. Porém, depois de solto, ele se junta a um ladrão veterano e volta ao crime. Sua consciência pesa, bem como a memória de sua mãe. Também a presença de Jeanne, uma jovem por quem se apaixona, lhe faz pensar em deixar o crime, o que acontece de forma irônica.

Crime e Castigo (1970) | Lev Kulidzhanov

Crime e CastigoEm São Petersburgo, um jovem ex-estudante de direito mata uma velha agiota para comprovar sua crença de que a humanidade se divide entre criaturas superiores e inferiores. Aos poucos, esse ato extremo o leva a carregar o peso da culpa e, em torno dele, outros personagens confrontam-se com dilemas morais.

Taxi Driver (1976) | Martin Scorsese

Taxi Driver> Leia nossa resenha do filme

Travis Bickle (Robert DeNiro) é um jovem veterano do Vietnã, que volta para as ruas de Nova York trabalhando como motorista de táxi. Conhecendo melhor todos os podres das vielas da cidade, seu caminho se cruza com o das jovens Betsy (Cybill Sheperd) e Iris (Jodie Foster), uma prostituta de apenas 12 anos, o que o faz se revoltar com tudo e com todos, explodindo sua raiva e violência que sempre demonstrou ter. Ele planeja um atentado contra um senador e, sozinho, ainda bate de frente com os cafetões de sua mais nova jovem amiga.

Muito Além do Jardim (1979) | Hal Ashby

Muito Alem do JardimChance (Peter Sellers) é um simplório jardineiro que nunca antes havia deixado a residência de seu patrão, até o dia em que este morre. Tudo o que ele conhecia sobre o mundo foi deturpado pela imagem da televisão. Agora que deve enfrentar pessoalmente o fato de ter que se virar sozinho, um homem de negócios muito influente acaba achando que ele é um gênio.

O Operário (2004) | Brad Anderson

O Operario 2004Trevor é um esquelético operário que não dorme há 1 ano e, fora isso, ele leva uma vida aparentemente normal. Até que conhece Ivan, um sujeito que está substituindo temporariamente um colega de Trevor na fábrica.

Ponto Final: Match Point (2005) | Woody Allen

Ponto Final Match PointUm tenista profissional irlandês é acolhido no seio de uma família de alta sociedade inglesa, recebe um cargo em sua empresa e se casa com sua filha. Sua relação com a família é afetada quando vive uma aventura amorosa com a ex-noiva de seu cunhado, uma jovem e sedutora norte-americana que procura inutilmente espaço em Londres como atriz.

Os Infiltrados (2006) | Martin Scorsese

Os Infiltrados jack nicholsonO jovem policial Billy Costigan é infiltrado na quadrilha do chefão Frank Costello, da máfia irlandesa, e tem cada vez mais a confiança dos criminosos. Ao mesmo tempo, Collin Sulivan, um violento integrante da gangue, é igualmente infiltrado na polícia e ganha o respeito de colegas e superiores. Os dois homens vivem na corda bamba com suas vidas duplas, até que ambas as organizações descobrem que há um traidor em suas fileiras e cada um deles passa a tentar descobrir a identidade secreta do espião para garantir a própria sobrevivência. Refilmagem do filme ‘Conflitos Internos’ (2002), de Hong Kong.

O Homem Duplicado (2013) | Denis Villeneuve

O Homem DuplicadoAdam é um professor que leva uma vida monótona até que descobre a existência de Anthony, um ator de pouco destaque que é fisicamente igual a ele. A partir de então passa a buscar obsessivamente seu sósia.

O Duplo (2013) | Richard Ayoade

O DuploQuando Simon chega ao trabalho, ele descobre que um sósia seu usurpou seu pouco importante cargo na empresa. Sempre humilhado por seu chefe, o neurótico Simon agora precisa lidar com um sósia que é tudo que ele não é: confiante, charmoso, bem sucedido e superficial.

E aí, lembra de mais algum que poderia estar aqui nessa lista? Comente.

Conheça nosso canal no Youtube


Espalhe Cultura:

About Author

Lucas Pilatti Miranda

Criador do Canto dos Clássicos, fascinado por música, cinema e uma boa cerveja. "A vida passa rápido demais, se você não parar e olhar para ela de vez em quando, pode acabar perdendo." - Ferris Bueller's Day Off.

5 Comentários

  1. Pingback: 10 livros imperdíveis de Fiódor Dostoiévski em português (PDF) – Memórias ao Vento

Deixe um comentário