10 filmes noir essenciais que você precisa assistir

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Primeiramente, o que são filmes noir? Eles estão bastante associados a um estilo de filme sobre questões policiais e investigativas. O Expressionismo Alemão, movimento que esteve presente no cinema a partir da década de 20 foi bastante influenciador para o estilo noir.

Ele se caracterizou, também, por apresentar produções de baixo orçamento com a participação de atores não muito famosos (em sua maioria). O niilismo, a desconfiança e paranoia também são características do cinema noir.

Hoje, a ideia é trazer 10 filmes considerados noir que são essenciais para conhecer melhor esse formato de cinema. Como sempre, se ao final da lista você tiver sentido falta de algum nome, deixe nos comentários suas sugestões de outros filmes para debatermos sobre o assunto.

Pacto de Sangue (1944) | Billy Wilder

Pacto de SangueUm agente de seguros encontra a atraente (e casada) Phyllis Dietrichson quando vai efetuar um negócio e ambos logo se apaixonam. Phyllis o convence a efetuar um plano para assassinar seu marido após esta fazer um seguro de vida para ele. O objetivo? Ficar com o dinheiro do seguro. Mas nem tudo dá certo na execução de tal plano.

À Beira do Abismo (1946) | Howard Hawks

a Beira do AbismoPhilip Marlowe é contratado para ficar de olho em Carmen, filha do General Sternwood, que está andando com má companhias e pode trazer problemas. Philip logo se apaixona pela outra filha de Sternwood, a mais velha, Vivien, que o detesta.

Fuga do Passado (1947) | Jacques Tourneur

Fuga do PassadoJeff Bailey vive uma vida pacata, trabalhando em um posto de gasolina em uma pequena cidade dos Estados Unidos. Quando um dos capangas de Whit, seu antigo chefe, acha-o, ele voltará a enfrentar seu passado e se ver obrigado a preencher as lacunas que deixou em sua antiga vida. Principalmente com relação a Kathie, mulher de duas caras que a qualquer momento pode traí-lo ou fazê-lo se apaixonar novamente.

Amarga Esperança (1948) | Nicholas Ray

Amarga EsperancaNos anos 30, três detentos fogem de uma prisão no Mississipi, entre eles o jovem Bowie. Ele quer provar sua inocência e ter uma vida calma com a namorada, mas é convencido pelos companheiros a praticar uma série de crimes e passa a ser considerado pela polícia o líder do grupo.

O 3º Homem (1949) | Carol Reed

filmes noir 11Um escritor americano chega a Viena, após a Segunda Guerra, e descobre que seu amigo Harry Lime foi morto sob circunstâncias misteriosas. Ele passa a investigar o caso e descobre várias inconsistências nas explicações dos amigos de Harry. O filme é considerado uma das obras-primas do cinema noir.

Mortalmente Perigosa (1950) | Joseph H. Lewis

Mortalmente PerigosaDesde a infância, Bart é obcecado por armas de fogo. Depois de passar anos em um reformatório, ele se torna adulto e conhece Annie, uma insinuante e misteriosa atiradora, com quem forma uma dupla criminosa. Filme que serviu de inspiração para o clássico Bonnie & Clyde, de Arthur Penn.

A Morte num Beijo (1955) | Robert Aldrich

A Morte num BeijoO detetive particular Mike Hammer passeia pela estrada à noite quando uma loira, vestindo um roupão, atravessa a via aos berros e se atira em frente ao carro. Aceita dar uma carona, é espancado e atirado de um penhasco, mas sobrevive – a moça não tem a mesma sorte. Passa então a investigar a situação para saber quem era a mulher e porquê a assassinaram.

Ascensor para o Cadafalso (1958) | Louis Malle

Ascensor para o CadafalsoFlorence ama Julien Tavernier e não ao seu marido, Simon Carala, homem rico e totalmente dedicado a seus negócios. Os amantes planejam o crime perfeito: Julien cria um álibi incontestável, assassina Simon Carala e faz seu ato criminoso parecer um suicídio. Mas, o destino intervém e Julien fica preso dentro do elevador – e o porteiro desliga a chave da corrente elétrica. Enquanto tenta escapar do interior do elevador, um casal de namorados rouba seu carro e mata dois turistas alemães. A partir daí, Julien é procurado pelo homicídio que não cometeu. Será ele condenado?

A Marca da Maldade (1958) | Orson Welles

A Marca da MaldadeRamon Miguel Vargas (Charlton Heston) está em lua de mel com sua bela mulher Susan Vargas (Janet Leigh), no México, bem perto da fronteira com os EUA. Quando um assassinato ocorre, os conceitos da ética policial de Ramon se confrontam diretamente com os de Hank Quinlan (Orson Welles), o corrupto capitão da polícia local.

Chinatown (1974) | Roman Polanski

Chinatown jack nicholsonJ.J. Gittes (Jack Nicholson) é um detetive particular contratado por uma mulher para saber se seu marido, o importante engenheiro chefe do Departamento de Águas e Energias do local, tem um caso. Gittes faz o seu serviço, mas quando a real Evelyn Mulwray (Faye Dunaway) aparece em seu escritório, ele descobre que havia sido enganado por uma farsante. Tudo piora para Gittes quando o marido de Evelyn aparece morto no reservatório e Noah Cross (John Huston), pai dela, um dos homens mais poderosos do local, parece ter interesses bastante gananciosos no negócio em questão.

Você gosta de filmes noir? Conta pra gente nos comentários 🙂

Conheça nosso canal no Youtube


Espalhe Cultura:

About Author

Lucas Pilatti Miranda

Criador do Canto dos Clássicos, fascinado por música, cinema e uma boa cerveja. "A vida passa rápido demais, se você não parar e olhar para ela de vez em quando, pode acabar perdendo." - Ferris Bueller's Day Off.

4 Comentários

  1. Avatar

    Eu sou.José Remi Rodrigues Reis ! Também gosto de filmes noir ! Já tenho alguns em minha coleção. E a poucos dias recebi, de uma compra que fiz, “Filmes Noir”, volume 01.Espero compra todos os volumes ! Gosto de ” Raw Deal”, de Anthony Mann. Da atuação de todos do elenco. Principalmente, da linda Marsha Hunt, que atualmente, graças a Deus, está com 102 anos. Enfim, além dos famosos noirs, estou descobrindo, pérolas “B”. Bom mesmo !!!

Deixe um comentário