10 livros imperdíveis para quem adora cinema

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Fazendo Filmes | Sidney Lumet

29112016_livros_sobre_cinema_8Luz, câmera, ação: as palavras são muito conhecidas. Mas o que pouca gente conhece é o trabalho que precisa ser feito antes e depois das tomadas de cena para que um filme efetivamente chegue às telas de cinema. É sobre esse longo e meticuloso processo que escreve Sidney Lumet, diretor de mais de 40 longas-metragens, entre eles Doze homens e uma sentença, Serpico, O Veredicto, Um dia de cão, Rede de intrigas e O grupo.Fazendo filmes é um livro essencialmente didático, em que Lumet descreve cada etapa da realização de um filme. Mas é também um relato da experiência de um diretor que realmente faz filmes há 40 anos.

Meu último suspiro | Luis Buñuel

29112016_livros_sobre_cinema_3Luis Buñuel definiu “Meu último suspiro” como um livro “semibiográfico”. Por não se considerar um “homem da escrita”, chamou seu constante colaborador em filmes, Jean-Claude Carrière, para auxiliá-lo neste grande roteiro que retrata a origem, os erros e acertos, as dúvidas e certezas do cineasta que levou o surrealismo ao cinema, em parceria com nomes como Salvador Dalí e Garcia Lorca. Escrito no início da década de 1980, o livro logo se destacou pela irreverência e diferente narrativa, segundo o autor, “uma narrativa inesperada, um retrato meu, com minhas afirmações, hesitações, repetições e brancos, com minhas verdades e minhas mentiras; para resumir: minha memória”. Esta nova edição, traduzida por André Telles diretamente do original francês, tem como grande novidade a inserção de imagens inéditas do acervo pessoal do cineasta, com seleção feita pelos próprios Buñuel e Carrière, cedidas por seu filho Juan Luis Buñuel.

Conheça nosso canal no Youtube


1 2 3 4 5
Espalhe Cultura:

About Author

Lucas Pilatti Miranda

Criador do Canto dos Clássicos, fascinado por música, cinema e uma boa cerveja. "A vida passa rápido demais, se você não parar e olhar para ela de vez em quando, pode acabar perdendo." - Ferris Bueller's Day Off.

2 Comentários

  1. Avatar
    João Carlos Fonseca Filho em

    Boa tarde pessoal do Canto dos Clássicos!
    Sugiro também “O Cinema Segundo Bergman”, de Stig Björkman, Torsten Manns e Jonas Sima. É um livro sensacional de entrevistas (aos moldes de Hitchcock/Truffaut). Principalmente pra vocês que gostam muito de Bergman também.
    Outros interessantíssimos: “Esculpir o Tempo”, de Andrei Tarkovski e “A Linguagem Secreta do Cinema”, de Jean-Claude Carrière.
    Vou iniciar “Fazer um Filme”, de Fellini, que dizem que é muito bom também.

    Abraços

  2. Pingback: Livros sobre cinema: os top 7 mais icônicos da sétima arte 

Deixe um comentário