10 livros imperdíveis para quem adora cinema

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Hitchcock/Truffaut | François Truffaut, Alfred Hitchcock

29112016_livros_sobre_cinema_5Uma grande aula de cinema é como pode ser definida esta obra-prima da literatura especializada em cinema. Fã incondicional do diretor inglês Alfred Hitchcock, o cineasta francês François Truffaut, na época envolvido com a produção da revista Caderno de Cinema, o entrevistou por vários dias e obteve um resultado primoroso.

Conversas com Kubrick | Michel Ciment

29112016_livros_sobre_cinema_4Cineasta culto e exigente, senhor absoluto de seu meio de expressão, Stanley Kubrick produziu relativamente pouco: apenas treze longas-metragens em quase meio século de atividade. Foi o bastante para dar ao cinema meia-dúzia de obras-primas em diferentes gêneros, transgredindo sempre os limites destes últimos com seus filmes radicalmente originais, que desconcertam até hoje a crítica e o público. Neste livro, o grande crítico francês Michel Ciment faz o mais completo compêndio crítico da obra do recluso cineasta, unindo textos analíticos a entrevistas e depoimentos do próprio diretor e de seus colaboradores. Seu objetivo, plenamente atingido, é o de mostrar a coerência estética e filosófica por trás de obras aparentemente tão díspares como 2001 e O iluminado, Lolita e Laranja mecânica, Barry Lyndon e Nascido para matar. Em todos eles vibram as tensões entre razão e instinto, ciência e arte, amor e morte que caracterizam a filmografia de um dos grandes artistas do século XX.

Vale lembrar que “Conversas com” é uma série de livros e todos eles merecem destaque. Existem também Conversas com Woody Allen e Conversas com Martin Scorsese, cada um deles foi escrito por um autor diferente.

E aí, tem outros livros para indicar? Comente.

Conheça nosso canal no Youtube


1 2 3 4 5
Espalhe Cultura:

About Author

Lucas Pilatti Miranda

Criador do Canto dos Clássicos, fascinado por música, cinema e uma boa cerveja. "A vida passa rápido demais, se você não parar e olhar para ela de vez em quando, pode acabar perdendo." - Ferris Bueller's Day Off.

2 Comentários

  1. Avatar
    João Carlos Fonseca Filho em

    Boa tarde pessoal do Canto dos Clássicos!
    Sugiro também “O Cinema Segundo Bergman”, de Stig Björkman, Torsten Manns e Jonas Sima. É um livro sensacional de entrevistas (aos moldes de Hitchcock/Truffaut). Principalmente pra vocês que gostam muito de Bergman também.
    Outros interessantíssimos: “Esculpir o Tempo”, de Andrei Tarkovski e “A Linguagem Secreta do Cinema”, de Jean-Claude Carrière.
    Vou iniciar “Fazer um Filme”, de Fellini, que dizem que é muito bom também.

    Abraços

  2. Pingback: Livros sobre cinema: os top 7 mais icônicos da sétima arte 

Deixe um comentário