15 filmes com o tema LGBT para assistir

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Antes de mais nada, é interessante entendermos como esse tema – que está ganhando muita repercução em diversos países – começou. Até 1969, lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) de Nova York sofriam todo o tipo de preconceitos (muito mais do que nos dias de hoje), inclusive, do departamento de polícia da cidade mas, na noite do doa 28 de julho de 69, toda a população LGBT que estava no bar Stonewall Inn, se revoltou e deram um basta para tudo aquilo. Por três dias e por três noites, pessoas LGBT e aliadas resistiram ao cerco policial e a data ficou conhecida como a Revolta de Stonewall.

Foi assim que surgiu o Gay Pride, e a resistência conseguiu a atenção de muitos países, em especial a do governo Estadunidense, para os seus problemas. Essas pessoas buscavam apenas o respeito próprio e social, além do reconhecimento de que tinham direitos civis iguais ao do restante da população.

No Brasil, o primeiro registro de homossexualidade que se possuí acontece durante o próprio Descobrimento. Segundo a pesquisa História da Homossexualidade no Brasil: Cronologia dos Principais Destaques, do professor doutor Luiz Mott, do Grupo Gay da Bahia, um dos grandes “descobrimentos” do Brasil foi o fato dos portugueses encontrarem muitos indígenas praticantes do “abominável pecado de sodomia”. A consciência das pessoas LGBT de possuir direitos tanto quanto deveres, entretanto, alvoreceu apenas no final do Século XX e teve maior visibilidade apenas a partir dos anos 90.

A história do ativismo brasileiro de LGBT possui uma amplitude muito maior do que a luta pelos direitos civis. Ainda hoje, homossexuais lutam pelo direito à vida, ao respeito e à dignidade. (fonte)

Agora vamos aos filmes, separamos 15 grandes nomes do cinema que tratam desses assuntos, positiva ou negativamente, vale a pena assistir, principalmente aos que precisam abrir a mente com relação a certos assuntos.

Corações Desertos (1985) | Donna Deitch

filmes com assunto_0009_LGBTVívian é uma professora de inglês reprimida que vai a Reno para um divórcio rápido em 1959, onde conhece Cay, uma jovem bonita que trabalha num casino. As duas desenvolvem uma amizade que desperta desejos em Vívian que ela não pode negar.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15
Espalhe Cultura:

About Author

Lucas Pilatti Miranda

Fundador e editor-chefe do Canto dos Clássicos, fascinado por música, cinema e uma boa cerveja. Frase preferida do cinema: "A vida passa rápido demais, se você não parar e olhar para ela de vez em quando, pode acabar perdendo." - Ferris Bueller's Day Off.

1 comentário

Deixe um comentário