25 filmes argentinos essenciais que você precisa assistir

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Os filmes argentinos não estão longe dos franceses dentro da linha evolutiva do cinema universal, vale lembrar que pouco tempo depois do aparecimento do cinematógrafo na França, foi realizado em 1896 a apresentação “Vivomatógrafo”, conhecida como a primeira projeção cinematográfica do país em Buenos Aires.

Muitos não devem saber, mas a Argentina é um país excepcional para a sétima arte e, a cada ano que passa, eles conseguem surpreender a gente com alguma nova obra. Pensando nisso, resolvemos relembrar alguns filmes clássicos – e outros nem tanto (ainda) – que são essenciais para conhecer o cinema argentino.

Vejo muita gente falando que Ricardo Darín é a única figura importante no cinema da argentina, mas aqui, com esses filmes, vocês vão conhecer diversas outras personalidades.

Confira, então, 25 filmes argentinos que você precisa conhecer

La maffia (1972) | Leopoldo Torre Nilsson

La maffia filme

O caso dos mafiosos da cidade de Rosário, Argentina, conhecidos como Chicho Grande e Chicho Pequeno. Durante a década de 1930, eles organizavam sequestros extorsivos, controlavam o jogo e a prostituição na cidade, que ficou conhecida como a “Chicago Argentina”.

Tempo de Revanche (1981) | Adolfo Aristarain

Tempo de RevanchePedro consegue emprego em uma multinacional que explora pedreiras de granito em uma área remota da Argentina. Na empresa, ele reencontra Di Toro, um velho colega de trabalho. O amigo sindicalista propõe a Pedro um plano ousado: fingir que ficou mudo devido a um acidente de trabalho, por culpa da empresa, que utiliza cargas explosivas três vezes mais fortes do que é permitido.

A História Oficial (1985) | Luis Puenzo

A Historia Oficial filmeNa Buenos Aires dos anos 80, Alicia e seu marido Roberto vivem tranquilamente com Gaby, sua filha adotiva. Porém, após o reencontro com uma velha amiga recém-chegada do exílio, Alicia começa a tomar conhecimento da cruel realidade do regime militar argentino, passando a questionar todas as suas certezas e o que considerava como verdade. Uma realidade para a qual Alicia não estava preparada, mas que agora terá de enfrentar com todas as suas consequências.

Homem Olhando o Sudeste (1986) | Eliseo Subiela

Homem Olhando o SudesteUm homem não-identificado é encontrado dentro de um manicômio público. O psiquiatra encarregado de descobrir quem ele é entra em choque com suas motivações e sua realidade banal quando o homem desconhecido revela uma racionalidade singular e afirma ser um extraterrestre.

Um Lugar no Mundo (1992) | Adolfo Aristarain

Um Lugar no Mundo

Mario e Ana, em exílio voluntário de Buenos Aires, vivem com seu filho de 12 anos, Ernesto. Com a necessidade da passagem de uma rede elétrica pela região, problemas aparecem na vida deles.

Nove Rainhas (2000) | Fabian Bielinsky

Nove Rainhas

Marcos e Juan são dois picaretas que estão prestes a dar o golpe de suas vidas. Os dois se conhecem numa madrugada, após Juan tentar dar um golpe em uma balconista, e resolvem se unir para participar de uma negociação milionária envolvendo uma série de selos falsificados conhecidos como “Nove Rainhas”. Um milionário espanhol está interessado em comprar a série, mas como deixará a cidade ao amanhecer o negócio precisa ser realizado imediatamente.

Plata quemada (2000) | Marcelo Piñeyro

Plata quemada

Dois matadores sensuais e inseparáveis tomam parte de um grande assalto ao caminhão de pagamentos, que carrega 7 milhões. Porém, o que parecia ser um trabalho simples se transforma em um massacre, fazendo com que eles precisem fugir para o Uruguai. Escondidos por um mafioso local, eles ficam então à espera de documentos fraudados para que possam fugir para o Brasil.

O Filho da Noiva (2001) | Juan José Campanella

O Filho da Noiva

Rafael é um quarentão que separou-se da esposa há três anos e agora tem uma nova namorada. Também possui uma filha, a quem vai ver sempre que possível com toda liberdade. Ele é dono de um restaurante, propriedade da família há muitos anos, que está passando por uma crise, devido à situação econômica. Seu pai, um sujeito engraçado, de bem com a vida, tem um único arrependimento: não ter se permitido casar-se na igreja, por questão de crença (ou falta dela). E ele decide que já está na hora de fazer isso. O problema é que sua esposa tem Mal de Alzheimer, e mal pode reconhecer sua família.

Lugares Comuns (2002) | Adolfo Aristarain

Lugares Comuns

A vida de um professor universitário argentino muda radicalmente depois que ele é obrigado – por decreto – a se aposentar. Ao lado de sua mulher, com quem forma um casal apaixonado e dedicado, viaja para a Espanha. Na volta, procura uma nova ocupação mudando-se para uma fazenda.

Histórias Mínimas (2002) | Carlos Sorin

Historias MínimasDiferentes histórias de personagens de um mesmo povoado: Uma jovem que ganha um prêmio de um programa de TV, um velho que sai em busca de seu cão fugitivo e um homem que pretende o amor de uma mulher que é sua cliente. Cada um deles viaja por sua conta pelas solitárias rotas da Patagônia, onde suas histórias se entrecruzam.

Valentin (2002) | Alejandro Agresti

Valentin filme1960, Buenos Aires. Valentin é um menino de 9 anos que vive com sua avó, já que seu pai vive ocupado trabalhando e sua mãe está desaparecida. Solitário, ele divide seu tempo sonhando se tornar um astronauta e ouvindo as histórias contadas por sua avó. Seu grande sonho é que seu pai o leve para conhecer sua mãe, mas ele se irrita só de ouvir a simples menção do nome dela. Valentin passa a acreditar que possa ter enfim uma mãe quando conhece Leticia, a mais nova namorada de seu pai.

Cautiva (2003) | Gaston Biraben

Cautiva

A vida de Cristina é transformada em um caos quando ela é retirada de sua rígida escola católica em Buenos Aires e é informada que seu verdadeiro nome é Sofía Lombardi, filha de ativistas políticos que desapareceram nos anos 70. Questionando tudo que acreditava ser verdade, Cristina embarca em uma viagem para descobrir sua verdadeira identidade. Ao encontrar outros como si mesma, a jovem descobre os horrores do passado recente da Argentina e o pesadelo que ceifou milhares de vida durante a guerra suja impetrada em seu país.

O Cachorro (2004) | Carlos Sorin

O Cachorro filme

Juan Villegas (Juan Villegas) é um homem que, por 20 anos, trabalhou em um posto de gasolina. Quando é despedido, este senhor de 56 anos tem a sua vida mudada após receber um cachorro como pagamento por um serviço.

Diários de Motocicleta (2004) | Walter Salles

Diarios de Motocicleta

A figura de Ernesto ‘Che’ Guevara é mostrada neste filme como humana, sensível e muito confusa em relação ao futuro, ao contrário do grande líder que todos conhecemos. Ele deixa de se formar em medicina para realizar uma viagem pela América do Sul ao lado de seu grande amigo Alberto Granado, deixando uma vida confortável na Argentina em 1952 em troca de uma aventura que se tornaria inesquecível, levando Guevara a se tornar o grande revolucionário cubano que foi.

Elsa e Fred – Um Amor de Paixão | Marcos Carnevale

Elsa e Fred - Um Amor de Paixao

Alfredo (Manuel Alexandre) tem 78 anos e vive sozinho desde que sua esposa faleceu, há sete meses. Bastante melancólico, ele se muda para um apartamento alugado por sua filha controlada, Cuca (Blanca Portillo). Não demora muito para que conheça sua nova vizinha, Elsa (China Zorrilla), que bate à sua porta para entregar um cheque endereçado a Cuca para consertar os estragos causados em um acidente de carro. Após ouvir uma história triste, Alfredo recusa o cheque. Os dois aos poucos se aproximam cada vez mais, inicialmente como amigos e depois como namorados.

Tempo de Valentes (2005) | Damián Szifron

Tempo de Valentes

Mariano Silverstein é um psicanalista que, por causa de um acidente de trânsito, está envolvido em um processo penal. Aconselhado por seu advogado, ele pede ao juiz uma pena alternativa, se comprometendo a realizar tarefas comunitárias. A tarefa que o juiz dá a Silverstein é a de atender Alfredo Díaz, um inspetor da Polícia Federal que se encontra muito perturbado. Nesse caso, Silverstein deve improvisar sessões de psicanálise itinerantes enquanto acompanha Díaz na investigação de um crime. Entretanto, acontecimentos inesperados, obrigam nossos heróis a enfrentar grandes perigos, pelos quais, eles não estão preparados.

XXY (2007) | Lucía Puenzo

XXY

Alex nasceu com ambas as características sexuais. Tentando fugir dos médicos que desejam corrigir a ambiguidade genital da criança, seus pais a levam para um vilarejo no Uruguai. Eles estão convencidos de que uma cirurgia deste tipo seria uma violência ao corpo de Alex e, com isso, vivem isolados numa casa nas dunas. Até que, um dia, a família recebe a visita de um casal de amigos, que leva consigo o filho adolescente. É quando Alex, que está com 15 anos, e o jovem, de 16, sentem-se atraídos um pelo outro.

O Passado (2007) | Hector Babenco

O Passado filmeRimini é um jovem tradutor que termina o casamento de 12 anos com Sofia, sua primeira namorada. O acontecimento faz com que ele se envolva com outras mulheres, mas sua vida amorosa sempre acaba sendo conduzida pela presença de Sofia.

Historias Extraordinárias (2008) | Mariano Llinás

Historias ExtraordinariasNos Pampas Argentinos, três homens anônimos, X, H e Z, enfrentam seus medos, obsessões e idiossincrasias. X , única testemunha de um assassinato, foge e se esconde com receio de que os assassinos o tenham visto. Z consegue um trabalho enfadonho em uma pequena cidade rural, e, para espantar o tédio, decide investigar o misterioso passado de seu antecessor no emprego. Já H ocupa-se de uma estranha tarefa: percorrer todo o Rio Salado a bordo de um pequeno barco em busca dos monolitos de um projeto de clube aquático abandonado.

O Segredo dos Seus Olhos (2009) | Juan José Campanella

O Segredo dos Seus OlhosApós trabalhar a vida toda num Tribunal Penal, Benjamín Espósito se aposenta. Seu tempo livre o permite realizar um sonho longamente postergado: escrever um romance baseado num acontecimento que vivera anos antes. Em 1974, foi encarregado de investigar um violento assassinato. A Argentina entrava num ciclo de extrema violência política e a investigação colocou em risco sua vida. Ao escavar velhos traumas, Benjamín confronta o intenso romance que teve com sua antiga chefe, assim como decisões e equívocos passados. Com o tempo, as memórias terminam por transformar novamente sua vida. Um dos maiores filmes argentinos dos últimos tempos.

Medianeras: Buenos Aires da Era do Amor Virtual (2011) | Gustavo Taretto

Medianeras Buenos Aires da Era do Amor VirtualMartin (Javier Drolas) está sozinho, passa por um momento de depressão e não se conforma com a maneira com a cidade de Buenos Aires cresceu e foi construída. Web designer, meio neurótico, pouco sai e fica grande parte do tempo no computador. É através da internet que conhece Mariana (Pilar López de Ayala), sua vizinha também solitária e desiludida com a vida moderna numa grande cidade.

Um Conto Chinês (2011) | Sebastián Borensztein

Um Conto ChinesRoberto (Ricardo Darín) é um argentino recluso e mau humorado. Ele leva a vida cuidando de uma pequena loja e tem o hobbie de colecionar notícias incomuns. A comodidade de sua vida é interrompida quando ele encontra um chinês (Ignacio Huang) que não fala uma palavra de espanhol. O imigrante acabara de ser assaltado e não tem lugar para ficar em Buenos Aires. Inicialmente relutante, Roberto acaba deixando o asiático viver com ele e aos poucos vai descobrindo fatos sobre o chinês.

Relatos Selvagens (2014) | Damián Szifron

Relatos SelvagensUma comédia de humor negro com seis histórias explorando o tema da vingança. Diante de uma realidade cruel e imprevisível, os personagens caminham sobre a linha tênue que separa a civilização da barbárie. Uma traição amorosa, o retorno do passado, uma tragédia ou mesmo a violência de um pequeno detalhe cotidiano são capazes de empurrar estes personagens ao inegável prazer de perder o controle. Um filme argentino bastante divertido e rico em detalhes.

Truman (2015) | Cesc Gay

TrumanJulian recebe uma visita inesperada de seu amigo Tomás, que mora no Canadá. Durante quatro dias, os dois amigos e Truman (o fiel cão de Julian) irão compartilhar de momentos emocionantes e engraçados, devido a uma situação bastante delicada que Julian está vivendo.

O Clã (2015) | Pablo Trapero

filmes argentinosBaseado na história de uma das gangues mais conhecidas da Argentina, os Puccio, é sobre essa família que ficou conhecida na década de 1980 por sequestrar e matar várias pessoas. O clã estava composto pelo pai da família, Arquímesdes, seus dois filhos, Daniel e Alejandro, o militar aposentado Rodolfo Franco e mais dois amigos, Roberto Oscar Díaz e Guillermo Fernández Laborde.

E aí, quais filmes argentinos vocês adicionariam nessa lista? Comentem.

– 25 filmes alemães que você precisa assistir
– 25 filmes franceses que você precisa assistir
– 25 filmes japoneses que você precisa assistir
– 25 filmes italianos que você precisa assistir
– 25 filmes suecos que você precisa assistir
– 25 filmes indianos que você precisa assistir
– 50 filmes brasileiros que você precisa assistir

Curta a nossa página do Facebook.
Siga nosso Instagram.
Se Inscreva no nosso canal do Youtube.

Espalhe Cultura:

About Author

Lucas Pilatti Miranda

Fundador e editor-chefe do Canto dos Clássicos, fascinado por música, cinema e uma boa cerveja. Frase preferida do cinema: "A vida passa rápido demais, se você não parar e olhar para ela de vez em quando, pode acabar perdendo." - Ferris Bueller's Day Off.

12 Comentários

  1. Avatar

    Lista ótima… a maioria eu já assisti e são maravilhosos.. Vou procurar os mais antigos que eu não conhecia para ver também 🙂

  2. Avatar

    uma lista é uma lista; portanto, sempre vai faltar alguma coisa.
    do CICLO DARIN, poderiam estar Elefante Blanco, Tese Sobre um Homicidio, El Aura, Kamchatka, A Fuga, El Mismo Amor, La Misma Lluvia.
    Fora deste ciclo, poderiam estar Cronica de una Fuga, Infancia Clandestina, Patagonia Rebelde, Tango Feroz, Corazon de Fuego, A Nuvem, El 5 de Talleres, El Ultimo Centauro, Esperando al Mesias, Abraço Partido, Betibú, Memoria del saqueo, Sur, Argentina Latente, El Dia que me Quieras, Whisky Romeo Zulu, enfim, essas coisas

    • Avatar

      Assisti um filme argentino que não lembro mais o nome… Tenho mta vontade de ver novamente e tbem q meus filhos assistam. É a história de um pai que foge com o filho durante a ditadura… A fotografia é maravilhosa (eles passam pelos Andes). Me lembro q ao final acabam indo pra França (foram pro Chile e lá teve o golpe/assassinato do Allende). Você sabe o nome deste filme?

  3. Avatar
    Leandro Catriel Gimenez em

    Esperando la Carroza, Las mujeres son cosa de guapos, La Nonna, Wakolda, Paulina, Corazón de fuego, El arreglo. Y la obra de Leonardo Favio.

Deixe um comentário