25 filmes indianos essenciais que você precisa assistir

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Infelizmente, o cinema indiano é praticamente excluído no Brasil. Dificilmente conseguimos acesso a filmes indianos, mas isso não deveria ocorrer. A indústria cinematográfica da Índia, por incrível que pareça, é a maior DO MUNDO e possui grandes pérolas da sétima arte.

Se você, assim como nós, gosta do cinema estrangeiro, certamente precisa conhecer melhor os filmes indianos, seja da Bollywood (indústria de cinema de língua hindi) ou não.

Pensando nisso, resolvemos trazer 25 clássicos desse país que você precisa assistir. É uma pena ser tão difícil conseguir acesso aos filmes a seguir. Entretanto, se você quiser arriscar a assistir sem legenda, no Youtube você encontra facilmente alguns titulo completos.

Barsaat (1949) | Raj Kapoor

30092016-barsaatO filme gira em torno de duas histórias de amor. Pran (Raj Kapoor) e Reshma (Nargis) e Gopal (Prem Nath) e Neela (Nimmi). Dois amigos com personalidades opostas, ricos, mas sensível Pran e o mulherengo Gopal. Ambos têm relações com as duas meninas durante suas férias no valey da Caxemira. Embora o amor de Pran e Reshma é verdadeiro e recíproco, Gopal é um vilão mulherengo, que desconsidera a Neela fiel (Nimmi) e condena-a a esperar fielmente para o seu retorno com o Barsaat (estação chuvosa).

Mahal (1949) | Kamal Amrohi

30092016-mahal1Hari Shankar vai reivindicar sua herança – uma mansão conhecida como Shabnam Mahal. Ele não vê nada fora do normal, até ver seu retrato na parede. A empregada conta-lhe a história do retrato e o trágico fim de dois amantes. Mais tarde, Hari Shankar vê uma mulher cantando e balançando no balanço do jardim. Quando ele se aproxima, ela desaparece. Tanto a governanta quanto seu amigo advogado, Shrinath, alertam Hari Shankar, e pedem-lhe para ficar longe da casa. Ele faz isto, mas retorna. Ninguém pode ajudar Hari Shankar, agora que continua a ser atraído cada vez mais para o mundo obscuro da bela fantasma que habita a casa.

O Vagabundo (1951) | Raj Kapoor

30092016-awaaraRaju sempre teve problemas com sua família. Acaba cometendo um crime, é preso e levado à corte, onde seu pai, juiz distrital, decidirá sua sentença. Agora, ele conta apenas com a ajuda de uma ex-namorada como defensora, enquanto seu pai tenta não se envolver emocionalmente.

Do Bigha Zamin (1953) | Bimal Roy

30092016-do-bigha-zameenShambu Mahato é obrigado a deixar sua família no campo para procurar trabalho em Calcutá, pois precisa de dinheiro para quitar uma dívida com o latinfundiário local, que está ávido por tomar suas terras para construir uma fábrica. Na cidade, Shambu e seu filho iniciam a luta para conseguir o suado dinheiro que salvará a terra de seus antepassados.

Shree 420 (1955) | Raj Kapoor

30092016-shree-420Raj, rapaz humilde e honesto do interior, viaja para Bombaim a pé para ganhar a vida. Apaixona-se pela pobre e virtuosa Vidya, mas corre o risco de perder esse amor ao ser seduzido pelo estilo de vida luxuoso e desonesto da grande cidade.

Pyaasa (1957) | Guru Dutt

30092016-pyaasa3O filme conta a jornada de um poeta e sua desilusão com a sociedade. No caminho aparecem a adorável prostituta Gulabo e o amor de sua infância Meena. Um dos 100 maiores filmes da história segundo a revista Time.

Honrarás Tua Mãe (1957) | Mehboob Khan

30092016-mother-indiaOs recém-casados Rhada e Shyamu vivem em condições precárias em uma comunidade rural juntamente com a mãe de Shyamu, que, para ajudar o casal, empresta uma quantia de Sukhihala, um homem que controla a vila. Ao emprestar o dinheiro, Sukhihala se aproveita da ingenuidade da mulher e faz ela assinar um documento que colocará a família em uma situação de extrema exploração.

Madhumati (1958) | Bimal Roy

30092016-madhumatiEm uma noite de tempestade, Devendra (Dilip Kumar) e seu amigo (Tarun Bose), que estão em seu caminho para a estação ferroviária, se abrigam em uma mansão assustadora e deserta. Explorando a casa, Devendra encontra uma pintura de seu antigo proprietário, Raja Ugaranarayan, e sente que ele pintou o retrato. Ele começa então a se lembrar de sua vida anterior, como Anand, quando ele trabalhava como um capataz numa plantação de madeira e sua paixão por Madhumati, uma garota da aldeia.

Flores de Papel (1959) | Guru Dutt

30092016-kaagaz-ke-phoolO filme conta a história de Suresh Sinha, um famoso diretor de cinema. Apesar de ter sucesso profissional, sua vida afetiva está abalada: o casamento está por um fio e sua mulher o proíbe de ver a filha. Fragilizado, Suresh se aproxima de Shanti, atriz estreante e protagonista de seu novo filme, servindo de assunto para os tablóides sensacionalistas que acabam de vez com seu casamento. A partir daí, observa-se a triste decadência de um grande diretor.

Mughal-E-Azam (1960) | Karimuddin Asif

30092016-mughal-e-azamAmbientado no séc. XVI, o filme narra o lendário romance proibido entre o Príncipe Salim e a bela dançarina da corte Anarkali que, de tão intenso e fervoroso, foi capaz de travar uma guerra entre o príncipe e seu pai Akbar, o grande imperador Mughal. Um dos filmes mais caros da história do cinema indiano.

Hum Dono (1961) | Amarjeet

30092016-hum-donoDepois de voltar da guerra, um soldado começa a levar uma vida dupla, quando a família de seu doppelgänger o recebe em casa.

Sahib Bibi Aur Ghulam (1962) | Abrar Alvi

30092016-sahib-biwi-aur-ghulamA partir da perspectiva de um jovem que busca a fortuna em Calcutá, conhecemos a história de um Zamindar que nega sua esposa e prefere a companhia das bebidas e de dançarinas. Como pano de fundo, a decadência do clã Zamindar e a ascensão da burguesia indiana no final do século XIX.

Bandini (1963) | Bimal Roy

30092016-bandiniDurante o Raj britânico da década de 1930, um médico da prisão se apaixona por um condenada que revela a história de sua conexão tumultuada para um combatente da liberdade.

Sangam (1964) | Satyen Bose

30092016-sangamUm oficial de força aérea indiana deixa para a frente Kashmiri, confiando sua esposa aos cuidados de seu melhor amigo que secretamente sempre amou ela.

Haqeeqat (1964) | Chetan Anand

30092016-haqeeqat1Um pelotão de soldados indianos deixam suas casas e entes queridos para encontrar as duras realidades da batalha na Guerra Indo-China de 1962.

Guide (1965) | Vijay Anand

30092016-guideRaju ganha a vida como um guia para os turistas.Ele se encontra com Rosie Marco durante uma das viagens dela, e é atraído por ela.Ele descobre que Rosie é infeliz no casamento, gostaria de se separar de seu marido, e começar a atuar e dançar.Com o encorajamento de Raju, Rosie consegue sucesso e ambos se tornam mais ricos do que jamais poderiam imaginar.Raju torna-se um vida-fácil, bebendo muito.

Waqt (1965) | Yash Chopra

30092016-waqtdesastre natural separa os membros de uma família unida que vão se reencontrar em uma série de embaraços dramáticas anos mais tarde.

Aradhana (1969) | Shakti Samanta

30092016-aradhanaArun, piloto da força aérea indiana conhece Vandhana Tripathi e ambos se apaixonam à primeira vista. Tornam-se muito próximos e acabam se casando enquanto visitam um templo de Shiva. Arun faz uma viagem para ir buscar seus tios e trazê-los para a preparação e cerimônia do casamento que deve acontecer diante da sociedade, mas algo inesperado acontece, trazendo novos rumos para essa história.

Anand (1971) | Hrishikesh Mukherjee

30092016-anandUm médico conta a história de um homem doente terminal que deseja viver sua vida para a felicidade máxima daqueles que o rodeiam.

Pakeezah (1972) | Kamal Amrohi

30092016-pakeezahA menina, cuja mãe morreu de tristeza da rejeição do seu marido da família, cresce a cantar e dançar como sua mãe.Ela trabalha como dançarina e é cortejada por um príncipe, mas só pode pensar de um homem que ela nunca conheceu, que deixou uma mensagem no trem.Ela sonha com ele e não pode dançar, torna-se assustado e corre para a noite.

Ankur (1974) | Shyam Benegal

30092016-ankurAs hierarquias sociais da Índia rural são interrompidos quando um proprietário de terras começa um caso com a esposa de um pobre agricultor.

Sholay (1975) | Ramesh Sippy

30092016-sholay1Depois que sua família é assassinada por um famoso bandido, um ex-policial pede ajuda de outros dois bandidos para capturá-lo.

Amar Akbar Anthony (1977) | Manmohan Desai

30092016-amar-akbar-anthonyTrês irmãos são separados e unidos depois de muitos anos – um deles volta um hindu, outro um muçulmano e o último (e mais memorável) um cristão.

Don (1978) | Chandra Barot

30092016-don1978Um simplório é treinado para se infiltrar no submundo através da personificação de um líder criminoso que foi morto em uma perseguição policial.

Meghe Dhaka Tara (1990) | Ritwik Ghatak

meghe dhaka tara filme“Estrela Encoberta de Nuvens”, como é conhecido aqui no Brasil, traz para os espectadores do mundo inteiro uma mensagem muito simbólica de que, independente da cultura de um povo, algumas personalidades nunca vão deixar de existir… Leia nossa resenha completa.

Você gosta de filmes indianos? Quais já assistiu?

– 25 filmes argentinos que você precisa assistir
– 25 filmes alemães que você precisa assistir
– 25 filmes franceses que você precisa assistir
– 25 filmes japoneses que você precisa assistir
– 25 filmes italianos que você precisa assistir
– 25 filmes suecos que você precisa assistir
– 50 filmes brasileiros que você precisa assistir

Curta a nossa página do Facebook.
Siga nosso Instagram.
Se Inscreva no nosso canal do Youtube.

Espalhe Cultura:

About Author

Lucas Pilatti Miranda

Fundador e editor-chefe do Canto dos Clássicos, fascinado por música, cinema e uma boa cerveja. Frase preferida do cinema: "A vida passa rápido demais, se você não parar e olhar para ela de vez em quando, pode acabar perdendo." - Ferris Bueller's Day Off.

Deixe um comentário