30 grandes filmes sobre psicopatas

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

O significado de psicopata vai muito além daquilo que o senso comum joga para nós. É algo muito mais profundo. O cinema, por sua vez, consegue e adora nos apresentar esse lado bastante estudado pela psicologia e psiquiatria. Se você se interessa pelo assunto e, principalmente, por identificar traços desse comportamento, vai adorar os filmes a seguir.

Boa sessão.

M – O Vampiro de Dusseldorf (1931)

MO psicopata: Hans Beckert (Peter Lorre)

Assassino em série na cidade alemã de Dusseldorf põe a polícia e a população em estado de alerta máximo. Obra-prima do Expressinismo Alemão, M já serviu de inspiração para inúmeros outros cineastas, que vêem em sua fotografia uma maneira própria de fazer cinema, seguindo os passos de outras obras do Expressionismo, como Nosferatu, este de 1922.

The Night of the Hunter “O Mensageiro do Diabo” (1955)

The Night of the HunterO psicopata: Reverend Harry Powell (Robert Mitchum)

O reverendo Harry Powell não é bem o que aparenta ser: utilizando-se de palavras da Bíblia e belas canções religiosas, e com a ajuda de seu carisma que consegue conquistar rapidamente as pessoas, ele é na verdade um golpista que se aproveita da situação de recém-viúvas para tirar dinheiro delas. Sua nova vítima é Willa Harper (Shelley Winters), que perdeu seu marido, enforcado por assassinato.

Peeping Tom “A Tortura do Medo” (1960)

Peeping TomO psicopata: Mark Lewis (Carl Boehm)

Como garoto, Mark Lewis sofria experimentos bizarros pelo seu pai cientista, estudante dos efeitos do medo no sistema nervoso das pessoas. Agora crescido, com seus pais já mortos, ele vira um psicopata que assassina mulheres somente para gravar suas expressões de terror no momento da morte.

Psycho “Psicose” (1960)

filmes psicopatas norman batesO psicopata: Norman Bates (Anthony Perkins)

Marion Crane é uma secretária (Janet Leigh) que rouba 40 mil dólares da imobiliária onde trabalha para se casar e começar uma nova vida. Durante a fuga à carro, ela enfrenta uma forte tempestade, erra o caminho e chega em um velho hotel. O estabelecimento é administrado por um sujeito atencioso chamado Norman Bates (Anthony Perkins), que nutre um forte respeito e temor por sua mãe. Marion decide passar a noite no local, sem saber o perigo que a cerca.

A Clockwork Orange ” Laranja Mecânica” (1971)

A Clockwork OrangeO psicopata: Alex DeLarge (Malcolm McDowell)

O anti-herói do filme é Alex DeLarge, um jovem líder de uma gangue de delinqüentes, amantes de leite drogado e música clássica. Tem por diversão bater, estuprar, matar… Enfim, cometer qualquer brutalidade que tenha vontade, não se importando com as leis ou o senso humanitário. Quando finalmente é pego pela polícia, sofre um tratamento duro de reabilitação. Quando Alex volta às ruas, totalmente regenerado, passa a sofrer com aqueles que antes eram as vítimas.

Aguirre, The Wrath of God “Aguirre, a Cólera dos Deuses” (1972)

Aguirre, The Wrath of GodO psicopata: Don Lope de Aguirre (Klaus Kinski)

No século XVI, uma expedição de conquistadores espanhois se embranha na parte peruana da selva amazônica em busca de Eldorado, o reino de ouro perdido. Um ambicioso aventureiro, Lope de Aguirre, derruba do comando seu superior e passa a dar ordens a um grupo de pessoas que se separa dos demais para cumprir uma missão. Porém, aos poucos, a selva vai provocando loucura e obsessão, além de dizimar os membros da expedição.

O botão para as próximas páginas está logo abaixo. ⬇️

Conheça nosso canal no Youtube


1 2 3 4 5
Espalhe Cultura:

About Author

Lucas Pilatti Miranda

Criador do Canto dos Clássicos, fascinado por música, cinema e uma boa cerveja. "A vida passa rápido demais, se você não parar e olhar para ela de vez em quando, pode acabar perdendo." - Ferris Bueller's Day Off.

9 Comentários

  1. Avatar

    Muito bom!
    Mas na boa… Esse esquema de ficar mudando a página para ver, puts da uma preguiça.
    Não sei se é válida, mas a dica é fazer tudo direto na mesma página (y)

    Sucesso!

  2. Avatar

    Muito bom!
    Mas na boa… Esse esquema de ficar mudando a página para ver, puts da uma preguiça.
    Não sei se é válida, mas a dica é fazer tudo direto na mesma página (y)

    Sucesso!

  3. Avatar

    Muitos desses personagens não são psicopatas. Há muitos outros transtornos mentais que levam pessoas a condutas violentas. E nem todos os psicopatas, por sua vez, são violentos.

Deixe um comentário