Melhores músicas dos anos 50

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Nós vivemos em constante desenvolvimento tecnológico e cultural. Sim, é uma afirmação e, sim, pode haver questionamentos quanto a isso. Talvez alguns prefiram substituir “desenvolvimento” por “transformação“. No entanto, estamos sempre quebrando barreiras e atingindo patamares de evolução nunca antes imagináveis. Quando menos esperamos, a mistura de acontecimentos regionais ou mundiais desencadeiam num novo meio de pensar, num inédito movimento comportamental e, especialmente, marcam a história.

A música, por ser um dos meios mais particulares de manifestação do ser humano, está sempre aliada a essas mutações. Sofre alterações, é reinventada e, finalmente, começa a transformar tudo ao seu redor, contribuindo para esse eterno ciclo evolutivo.

E o que isso tudo tem a ver com a música dos anos 50? Well, my friend, have you ever heard of Rock n’ Roll?

A década de 50 é marcada pelo surgimento de um dos maiores e mais importantes movimentos musicais do planeta que, até hoje, influencia milhares de artistas mundo a fora: o good and old Rock n’ Roll.

Nascido nos Estados Unidos (após sua vitória na Segunda Guerra Mundial), o movimento é derradeiro da mistura de vários estilos, entre eles o Blues, Jazz, Swing, Gospel, Country e Folk e, como alguns de seus antecessores, surgiu na marginalidade, no subúrbio. O termo “Rock n’ Roll” foi designado por Alan Freed em 1951 e, embora a gente consiga associa-lo a datas, para alguns, o movimento cultural em si, simplesmente surgiu nas musicas de Elvis Presley, Chuck Berry e Little Richard, sem precedentes econômicos, sociais ou políticos. O estilo é caracterizado pelo uso da guitarra elétrica, letras voltadas para o público jovem, ritmo animado e dançante, extremamente popular.

Mas a história do Rock n’ Roll e suas variações é um assunto para um outro post, bem mais completo. Para este, nosso chefe, boss, criador-mor, separou uma lista com as melhores musicas da década de 50 para vocês curtirem o melhor de Ricky Nelson, Chuck Berry, Elvis Presley, Little Richard, Bill Haley, The Coasters, Jerry Lee Lewis e outras LENDAS do chamado “Early Rock”. Eu mesmo fui dar uma “conferida” e acabei ouvindo tudo umas 10 vezes. Creio que vocês vão gostar. E se tiverem alguma sugestão de música para adicionarmos, comente aí!

Além de conferir abaixo, aproveite para seguir a playlist no Spotify para ficar por dentro das atualizações. =)

melhores msuicas anos 50

Espalhe Cultura:

About Author

Amauri Salvador

Diretamente de Rondônia para o mundo. Fugiu das exatas para a comunicação e já gastou muito tempo em MMO’s pela vida. Felizmente, é um modesto apreciador de música, literatura, cinema e de gente boa. Acredita no clichê de que a existência é um constante aprendizado.

Deixe um comentário