Curiosidades sobre De Volta Para o Futuro

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Um filme que marcou a vida de muitos, ou melhor, a infância de muitos. De Volta Para o Futuro ou se preferir “Back to The Future” é uma ficção científica muito amada dentre os filmes desse gênero, mas como um bom filme tem sempre seus segredos ou Easter Eggs, este não fica para trás. Continue lendo para entender.

A Geladeira do Tempo

A máquina do tempo, que foi construída por Doc Brown no DeLorean, deveria ser uma geladeira (sim, uma geladeira!) no projeto original. A ideia só não foi aceita pelos produtores porque havia o receio que crianças escalassem ou entrassem nos eletrodomésticos.

bttfFilmes de Spielberg em cartaz

Quando Marty McFly vai ao passado, no ano de 1955, há uma cena que mostra um cinema. Dois filmes estão em cartaz: ‘A Boy’s Life’ e ‘Watch the Skies’, que são os nomes dos projetos originais de Steven Spielberg: ‘E.T.’ e ‘Contatos Imediatos de Terceiro Grau’.

originalHomenagem para Kubrick

No filme, há uma pequena homenagem ao diretor Stanley Kubrick. Quando Marty McFly conecta a guitarra a uma caixa amplificadora, um painel mostra ‘CRM-114’. ‘CRM’ refere-se ao decodificador de mensagem do filme Dr. Fantástico (1964); já ‘114’ é o número serial da exploração em Júpiter do filme 2001 – Uma Odisséia no Espaço (1968). Em Laranja Mecânica também é usado o numero 114, a droga aplicada em Alex se chama “Serum 114”.

Lone Pine Mall

O shopping onde Marty McFly encontra Doc Brown antes da viagem no tempo chama-se “Twin Pines Mall” ( Shopping Pinheiros Gêmeos). Dr. Brown comenta que o velho fazendeiro Peabody plantou em seu terreno dois pinheiros, e que em tal terreno teria sido construído o shopping. Quando Marty viaja no tempo, ele aparece exatamente na fazenda de Peabody, com o Delorean batendo em um dos pinheiros. Quando ele retorna ao presente, ao término do filme, o shopping tem outro nome, se chamando “Lone Pine Mall” (Shopping Pinheiro Solitário).

curiosidades_de_volta_para_o_futuroVida Longa e Próspera

A cena em que Marty McFly finge ser Darth Vader é bem maior do que a mostrada no filme. Por questão de tempo, partes foram cortadas (mas constam nos extras do DVD). Note que sua arma é um secador de cabelo, enviado do futuro ao passado quando ele usa a máquina do tempo; e ele faz uma saudação vulcana de ‘vida longa e próspera’.

tumblr_m9l5fdwNjf1qzzhvso1_r1_1280Em ‘De Volta Para o Futuro’, a rua principal da cidade é a mesma do filme ‘Gremlins’ de 1984.

Michael J. Fox estava escalado para interpretar Marty McFly em ‘De Volta Para o Futuro’, mas por causa de um problema de agenda (ele estava gravando outro filme), ele foi substituído pelo ator Eric Stoltz. No fim das contas, os produtores consideraram que Stoltz não tinha muita cara de adolescente e Michael J. Fox ficou mesmo com o papel.

Além disso, Jennifer (a namorada de Marty McFly) seria interpretada por Melora Harden. No entanto, após algumas filmagens, os produtores decidiram dar o papel para Claudia Wells. O motivo? Harden era muito mais alta que Michael J. Fox, o que causava certa estranheza.

Christopher Lloyd não foi a primeira escolha para interpretar Doc Emmett Brown. O papel seria do ator John Lithgow, que recusou a proposta por causa de outros compromissos.

O filme ‘De Volta Para o Futuro’ ganhou o Oscar de Melhores Efeitos Sonoros, além de ter sido indicado para as categorias de ‘Melhor Roteiro Original’, ‘Melhor Som’ e ‘Melhor Canção Original – The Power of Love’.

Na época em que ‘De Volta Para o Futuro’ foi filmado, não havia muita tecnologia gráfica. Por isso, os atores precisaram ser envelhecidos com muita maquiagem. As sessões duravam horas e incluíam máscaras de borracha e tinturas.

O cachorro que vemos dentro do DeLorean, na verdade é um humano fantasiado de cachorro! Apenas as cenas em close são do animal de verdade.

Em 1985, era muito difícil encontrar especialistas em skate, já que o esporte não era muito popular. Assim, um dos produtores do filme foi até ‘Venice Beach’, uma praia frequentada por pessoas com hobbies inusitados. Lá ele encontrou Per Wellinder, campeão europeu de skate, que se tornou um dos dublês de Michael J. Fox.

O nome do Doc Emmett Lathrop Brown esconde alguns segredos. O som da palavra ‘Emmett’, quando invertido, é o mesmo da palavra ‘time’, que significa tempo. Já quando as letras da palavra ‘Lathrop’ são invertidas, forma-se a palavra ‘portal’.

De Volta Para o Futuro’ foi citado em um discurso do presidente americano Ronald Reagan. Ele disse: ‘Nunca houve uma época melhor para se viver – um momento de vibrantes maravilhas e feitos heroicos. Como foi dito no filme De Volta Para o Futuro, para onde nós vamos, não precisamos de estradas’.

Conheça nosso canal no Youtube


Espalhe Cultura:

About Author

Lucas Pilatti Miranda

Criador do Canto dos Clássicos, fascinado por música, cinema e uma boa cerveja. "A vida passa rápido demais, se você não parar e olhar para ela de vez em quando, pode acabar perdendo." - Ferris Bueller's Day Off.

Deixe um comentário