Curiosidades sobre Edward Mãos de Tesoura

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Tim Burton, roteirista e diretor do longa Edward Mãos de Tesoura, o qual estreou em 1990, havia se inspirado em contos de fadas para criar uma história que se aproximasse da sua personalidade, o resultado foi um romance poético com uma ambientação um pouco mais gótica, o que dificultou o contato com o público mas, também, ensinou a não julgar o cinema tão rapidamente.

Para os familiarizados com a história, podem pular para lista. Para quem quer dar um relembrada ou precisa de um empurrão para assistir aqui vai a sinopse deste clássico: Em um castelo no alto de uma colina, vive a maior criação do inventor (Vincent Price)Edward (Johnny Depp) -, uma pessoa quase completa. O criador morreu antes que pudesse terminar as mãos de Edward; em vez disso, ele é deixado com tesouras no lugar desses membros. Desde então, ele tem vivido sozinho, até que uma amável senhora chamada Peg (Dianne Wiest) descobre ele e o leva para sua casa. No início, todo mundo o recebe muito bem, mas logo as coisas começam a mudar e ficam complicadas.

Edward fala menos de 200 palavras em todo filme.

Edward Mãos de Tesoura é um dos filmes mais emblemáticos, tanto de Johnny Depp, quanto de Tim Burton. Possivelmente o motivo deste ícone merecer tanto destaque não é pelas falas de Edward. Ao longo de 1 hora e 45 minutos, tempo de duração do filme, o protagonista diz apenas 169 palavras. Isso não significa que as palavras não tenham poder. Há 5 palavras, dentre estas 169, que nos marcam ao assistir o filme: “Porque você me pediu”.

edward tesoura 10Esta foi a última aparição de Vincent Price nas telas.

Tim Burton era um fã do trabalho de Vincent Price, ao longo de sua vida, certa vez disse ao LA Times que o ator ajudou Tim através de sua adolescência melodramática. Um dos primeiros curtas-metragens, “Vincent” (1982), animados dele foi sobre uma criança de 7 anos que queria crescer para ser Price. Depois acabou enviando o premiado curta para o próprio ator. Tim Burton escreveu a parte do “inventor de Edward” especificamente com Vincent em mente, mas o ator estava doente, com enfisema e doença de Parkinson, no momento das filmagens. Sua participação foi reduzida, mas infelizmente acabou sendo a última aparição de Price nas telas antes de sua morte, combinando também com a morte do personagem.

edward tesoura 5Robert Downey Jr. foi considerado para o papel.

Você leu certo, o super-herói playboy bilionário, de Homem de Ferro, poderia ter sido o sombrio Edward Mãos-de-Tesoura. Tom Cruise e Jim Carrey também foram considerados para o papel, e Gary Oldman e Tom Hanks, na verdade, teriam se oferecido para o papel. Haviam rumores de que Michael Jackson também gostaria de ter uma oportunidade de aparecer no longa. Sabendo que todos estes atores poderiam ter interpretado Edward, podemos ficar contentes com o resultado final, Johnny Depp soube atuar com maestria em seu papel.

edward tesoura 1A fantasia usada nas gravações era mortal, mas não do jeito que você esta pensando.

Apesar das mãos de tesoura de Edward representarem um desafio – por exemplo, quando você tenta coçar o nariz – o calor combinado com o material da vestimenta, couro, foram os verdadeiros assassinos. Na cena em que Edward corre de volta para sua casa, Depp realmente entrou em colapso devido às temperaturas extremas. A dedicação de Johnny Depp para atuar dentro da roupa de couro não facilitou nem um pouco para ele, se recusando a ter um resfriamento temporário, o mesmo que foi oferecido ao resto do elenco.

edward tesoura 7A ideia do filme veio de seus desenhos quando adolescente.

Esse foi um filme muito íntimo para Burton. O diretor fez ligações do filme com alguns elementos de Frankenstein, na cena em que Edward vai de encontro com os moradores locais, e com os seus próprios sentimentos de onde cresceu em Burbank, na Califórnia. Foi neste período de alteridade de sua vida que ele teria começado a desenhar o personagem que veio a se tornar Edward.

edward tesoura 2As icônicas Mãos-de-Tesoura compartilham uma conexão com os filmes “O Exterminador do Futuro” e “Jurassic Park”.

Stan Winston foi um criador de efeitos visuais para filmes e televisão, dentre seus trabalhos mais conhecidos temos o T-800 de O Exterminador do Futuro, os dinossauros de Jurassic Park, e seu trabalho em Alien, pelo qual ganhou um Oscar. Foi Winston quem realmente deu à Edward suas mãos de tesoura. Antes de ver o esboço que ele teria feito, Burton havia imaginado apenas um personagem com “peças longas e afiadas de metal que estariam inacabadas”. O diretor do longa ficou muito satisfeito com o resultado, e esta dupla se reencontrou mais tarde em outras duas obras: Batman Returns e Big Fish.

edward tesoura 6Um dos integrantes de ‘Backstreet Boys’ participou do filme.

Mesmo sem ser mencionado nos créditos , Nick Carter da banda Backstreet Boys confirma que ele é o pequeno menino louro que brinca no “Slip & Slide” no início do filme. Carter também teria aparecido em 8 Simple Rules e Sabrina, The Teenage Witch.

Já se perguntou por que o bairro parecia tão estranho?

Supostamente estamos assistindo a um filme que se passa em uma vizinhança suburbana normal, porém, a perspectiva de Edward não é tão normal assim. Esta seria a razão para tantas casas e penteados estranhos. Afinal de contas, este é um filme de Tim Burton, singularidade é uma de suas qualidades. No entanto, o filme possui alguns elementos intencionalmente normais, como o bairro em que se passa, ele realmente existe e fica em Tampa, na Flórida. As casas foram praticamente inalteradas, com exceção das cores.

edward tesoura 3A maior parte dos personagens foi baseado em alguém na vida real.

O filme foi escrito em conjunto com Caroline Thompson. Depois que Burton mostrou seu desenho inspirador para o filme, ela escreveu cerca de 70 páginas que, essencialmente, vieram a se tornar o roteiro do filme. Todos os personagens do teriam sido baseados em pessoas que Caroline conhecia de um bairro suburbano, obviamente com exceção de Edward. Ela diz que Edward era sua carta de amor para Burton, mas muitos dos atributos do personagem teriam sidos baseados no seu próprio cão.

edward tesoura 8Os cortes em arbustos não eram reais, mas os dos cães eram…

De acordo com Bo Welch, desenhista do filme, os memoráveis arbustos que Edward esculpe foram criados no departamento de arte. Todos os animais tendem a ser fantásticos, Welch diz. Eles foram construídos a partir de armaduras de aço leve, e envoltos em arame antes de serem recheados com um verde artificial. Essa informação tira um pouco da magia, não? Mas querem saber o que era real? Os cortes de “cabelo” feitos nos cachorros. Há 25 anos, a tecnologia CGI (Computer Graphic Imagery, ou seja, imagens geradas pela computação gráfica) não era avançada o suficiente, especialmente para substituir coisas como cortes de cabelo de cães.

edward tesoura 4Via | Decider

Espalhe Cultura:

About Author

Gabriela Dresch

Aquariana, quase arquiteta e urbanista. Apaixonada por comida e pela junção da arquitetura com a sétima arte. Acredita que as pessoas andam devagar demais e que uma vida bem vivida é uma vida na qual você conhece diversos lugares diferentes, seja pessoalmente ou por meio de filmes e livros.

Deixe um comentário