Os 13 Porquês é o romance de estreia de Jay Asher, publicado originalmente em 2007 sob o nome 13 Reasons Why. O enredo é contado pelo ponto de vista de Clay Jensen, que tem sua vida virada do avesso quando recebe uma caixa com 7 fitas cassetes. Nas fitas, a voz de Hannah Baker, uma menina da escola de Clay, conta quais foram os 13 motivos que a influenciaram – de alguma maneira – a cometer suicídio.
As fitas vinham com instruções: primeiro, se você as recebesse, significava que um dos 13 motivos era diretamente relacionado a você. Por isso, tinha que ouvir todas as fitas – inclusive e principalmente a sua – e depois passar adiante, para a próxima pessoa da lista.
Clay caminha pela cidade, seguindo as referências deixadas por Hannah em um mapa, tentando entender o que tinha de fato acontecido com a garota e porquê ela o considerava um dos culpados pela sua morte.
O livro tem temas muito fortes e muito mais comuns do que as pessoas imaginam, destacando bullying, estupro e, claro, suicídio na adolescência. Asher envolve esses temáticas densas em uma história rápida, sem enrolações – dá pra ler o livro todo em um dia. A escrita é boa, seguindo o estilo de obras literárias voltadas para o público teen.
Apesar da grande relevância do assunto, sinto que o autor poderia ter aproveitado melhor o enredo que tinha em mãos. Em muitos momentos, Hannah e Clay falham em causar empatia, fazendo de suas ações algo banal. Por conta desse mal aproveitamento e de um certo exagero na “adolentização” do assunto, os motivos de Hannah acabam soando superficiais – sem justificar um ato tão definitivo como o que a personagem toma.
O livro me ganha em seu formato. O recurso narrativo de usar mensagens de voz gravadas em fita cassete é muito bacana. Você sente que está ali com Clay, encolhido em um canto ouvindo as fitas. Outro ponto positivo é que o livro é cheio de argumentos que o aproxima do público a qual é destinado, levando assim a importante mensagem que traz para as pessoas que precisam ouvir.
Nunca cheguei a ler os famosos livros de John Green, mas sinto que Os 13 Porquês vai te agradar muito se esse for seu tipo de leitura. Formato bacana e temáticas importantes, ainda que não exploradas em seu potencial completo.
Recurso narrativo interessante e história cheia de propósito, ainda que apresente falhas.
-
Personagens
-
Enredo
-
Feeling
-
Escrita