Os 16 melhores filmes da Hammer Film Productions

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Hammer Film Productions

Quando se pensa em terror inglês, a primeira coisa que me vem à mente é a lendária produtora Hammer e seus icônicos filmes.

A produtora já existia desde os anos 30, mas foi entre os anos 50 e 70 que teve sua era de ouro com especialidade no horror.

Tudo começou quando lançaram, em 1957, “A Maldição de Frankenstein”, filme inspirado no clássico da literatura de Mary Shalley. O sucesso do filme foi tão grande que a produtora começou a se especializar apenas no horror. No ano seguinte já veio outro sucesso estrondoso com “O Vampiro da Noite” que iniciou a sequência do maior vampiro do cinema comandada pela Hammer Film Productions seguido de “As Noivas do Vampiro” (1960), “Drácula, o Príncipe das Trevas” (1966), “Drácula, o Perfil do Diabo” (1968), “O Sangue de Drácula” (1970), “O Conde Drácula” (1970), “Drácula no Mundo da Minissaia” (1972), “Os ritos Satânicos de Drácula” (1973) e “A Lenda dos Sete Vampiros” (1974).

Um dos principais ícones do terror da Hammer é, sem sombra de dúvidas o eterno Christopher Lee que imortalizou personagens além do Conde Drácula, como o Duc de Richleau em “As Bodas de Satã” (1968), A Criatura em “A Maldição de Frankenstein” (1957), Kharis em “A Múmia” (1959) e muitos outros.

A Hammer Film Productions teve um estilo peculiar de terror, talvez o motivo de seu sucesso. Uma certa preocupação em mostrar o sobrenatural, as seitas, o oculto, isso cativou fãs ao redor do mundo e trouxe um status cult para a maioria de seus filmes. Tudo isso sem contar a beleza única na direção de arte e fotografia com um sangue diferenciado e extremamente marcante.

Pensando nisso tudo, resolvi separar 16 dos melhores filmes da produtora, todos separados e ordenados pela data de lançamento.

A Maldição de Frankenstein (1957) | Terence Fisher

Hammer Film Productions melhores filmesO barão Victor Frankenstein, herdeiro de uma grande fortuna e iniciado nas ciências, decide criar uma criatura perfeita através de restos mortais e fazê-la viver. Entretanto, nem tudo sai como o planejado.

Suicídio ou Assassinato? (1958) | Guy Green

Hammer Film Productions melhores filmesEmbora a polícia tenha chamado a morte de sua mãe como suicídio, uma adolescente acredita que seu padrasto a assassinou.

O Vampiro da Noite (1958) | Terence Fisher

Hammer Film Productions melhores filmesJonnathan Harker morre aparentemente vítima de um vampiro. Ao investigar a misteriosa morte do amigo, Van Helsing encontra um diário que incrimina o Conde Drácula. Mas Lucy, a prometida de Harker, também foi atacada por um vampiro. O irmão e a cunhada da moça se unem a Van Helsing para capturar a sanguinária criatura.

A Vingança de Frankenstein (1958) | Terence Fisher

Hammer Film Productions melhores filmesO Barão Frankenstein foge da execução na guilhotina e usa o pseudônimo Dr. Stein para abrir sua clínica na Alemanha. Lá, recomeça seus experimentos com cadáveres, mas um de seus pacientes tem um destino diferente do que Stein planejou.

O Cão dos Baskervilles (1959) | Terence Fisher

Hammer Film Productions melhores filmesUm mal demoníaco esconde-se num manto de névoa nos pântanos que povoam as lendas inglesas. Na forma de um cão infernal, ele alimenta-se da carne dos herdeiros do Palácio dos Baskervilles.

A Múmia (1959) | Terence Fisher

Hammer Film Productions melhores filmesEgito, 1895. Três arqueologistas britânicos, John Banning, Stephen Banning e Joseph Whemple, descobrem o túmulo de uma princesa egípcia, Ananka, que morreu há quatro mil anos. Sem imaginar o que realmente fazia, Stephen lê o “Pergaminho da Vida”. Isto faz voltar a vida Kharis, o guardião da tumba, que recebe a ajuda de Mehemet Bey, um egípcio que não aceita o túmulo ter sido profanado por “infiéis”. Três anos depois, Mehemet leva para a Inglaterra Kharis, que terá a missão de matar os três arqueólogos que lideraram a expedição que achou a tumba de Ananka.

As Noivas do Vampiro (1960) | Terence Fisher

Hammer Film Productions melhores filmesMarianne Danielle está viajando pelo Leste Europeu a fim de assumir o cargo de professora de francês em uma escola para moças na Transilvânia, agora livre da ameaça do Conde Drácula. Ela não é muito bem recebida pelos locais e acaba sendo acomodada no castelo da Baronesa Meinster, onde conhece o filho da nobre, que vive acorrentado à parede. Com pena do jovem, Marianne decide libertá-lo sem desconfiar que ele é um vampiro. Para sorte dela, o Doutor Van Helsing está por perto e promete por fim à vida de mais esse ser das trevas.

O Estigma da Infâmia (1960) | Cyril Frankel

Hammer Film Productions melhores filmesPeter Carter encontra resistência oficial, quando ele descobre que sua filha de 9 anos foi vítima do patriarca pedófilo da mais poderosa família da cidade.

A Maldição do Lobisomem (1961) | Terence Fisher

Hammer Film Productions melhores filmesSobre um bebê indesejado, nascido na noite de Natal, caiu uma terrível maldição. Criado por Don Alfredo, o jovem Leon passa a sofrer transformações com a chegada da lua cheia. Só o amor verdadeiro e a compreensão podem salvá-lo de seu terrível destino.

Grito de Pavor (1961) | Seth Holt

Hammer Film Productions melhores filmesDepois de sofrer um acidente em que quase morreu afogada, uma jovem paralítica retorna à sua casa e passa a questionar sua sanidade quando vê o corpo do falecido pai em torno da propriedade da família.

Paranóico (1963) | Freddie Francis

O casal John e Mary morrem em um acidente de avião. A irmã de John, Harriet, resolve cuidar dos 3 filhos. Tony não aguenta a pressão e se mata, Eleanor por sua vez sofre demais, afinal era bastante apegada ao irmão, Simon só se preocupa com o dinheiro que vai herdar, enquanto sua tia Harriet só se preocupa em manter o bom nome da família. Eleanor passa a ter visões do irmão em toda a parte, e todos pensam que está louca. Um dia, Eleanor tenta se matar, então é salva por um homem idêntico a Tony, seria ele mesmo ou um impostor?

Nas Garras do Ódio (1965) | Seth Holt

Hammer Film Productions melhores filmesO garoto Joey, de dez anos de idade, está voltando para a casa dos pais ricos e ausentes e para os cuidados da babá, depois de passar dois anos em uma instituição para pessoas com doenças mentais. Joey tinha ido parar nesse lugar sob a suspeita de ter afogado sua irmã mais nova na banheira, enquanto ela tomava banho. Lá, infernizava a vida dos funcionários com brincadeiras de humor negro. De volta à sua casa, vai insistir na sua antiga tese: foi a babá que matou sua irmã, e a babá agora quer matá-lo. Mas ninguém o leva a sério.

Epidemia de Zumbis (1966) | John Gilling

Sir James Forbes, médico e professor na Universidade de Londres recebe uma carta desesperada de um ex-aluno, o Dr. Peter Tompson, pedindo ajuda para identificar e controlar uma estranha doença que está matando aos poucos pessoas em seu vilarejo. Sir James e sua filha Sylvia, partem para Cornualha e acabam encontrado certa hostilidade nos habitantes e um mistério: o corpo dos mortos desapareceu. Além disso, Alice, esposa de Dr. Peter e amiga de Sylvia, pode ser a próxima vítima desta estranha doença. Magia negra, mortos-vivos e muito suspense ambientado na Europa do século XVIII.

Drácula, o Príncipe das Trevas (1966) | Terence Fisher

Hammer Film Productions melhores filmesJovens casais viajando em férias são aconselhados por moradores de um pequeno vilarejo na região das Montanhas Carpathians a desistir de seus planos. Segundo os habitantes da região uma maldição vive escondida no interior da floresta. Julgando tratar-se de mera superstição dos moradores locais, os viajantes ignoram o aviso e partem em direção ao desconhecido. Abandonados pelo cocheiro em pleno interior da floresta, eles caminham até um castelo onde poderão contar apenas com a hospitalidade do Conde Drácula.

Uma Sepultura na Eternidade (1967) | Roy Ward Baker

Hammer Film Productions melhores filmesTrabalhando na construção de uma nova linha do metrô em Londres, um grupo de operários encontra a carcaça do que acreditam ser um artefato bélico pertencente aos alemães, da época da Segunda Guerra. Porém, quando um especialista investiga o objeto, todos descobrem que ele guarda um outro grande segredo.

As Bodas de Satã (1968) | Terence Fisher

Hammer Film Productions melhores filmesDuc de Richleau (Christopher Lee) é um duque francês que está preocupado com o comportamento estranho de seu sobrinho, Simon. O duque tem toda razão de estar preocupado: a menos que sejam tomadas medidas drásticas, perderá sua alma para Satanás dentro alguns dias.

Não esqueça de comentar aqui embaixo quais são seus filmes favoritos da Hammer Film Productions.

Curta a nossa página do Facebook.
Siga nosso Instagram.
Se Inscreva no nosso canal do Youtube.

Espalhe Cultura:

About Author

Lucas Pilatti Miranda

Fundador e editor-chefe do Canto dos Clássicos, fascinado por música, cinema e uma boa cerveja. "A vida passa rápido demais, se você não parar e olhar para ela de vez em quando, pode acabar perdendo." - Ferris Bueller's Day Off.

Deixe um comentário