Os melhores filmes dos anos 70

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

É sempre complicado separar filmes e montar uma lista dos melhores, seja de gênero, época ou geral. Mas eu, junto com os nosso leitores que estão sempre por dentro das novidades do site, separamos e montamos essa lista dos melhores filmes dos anos 70.

A pergunta foi realizada neste post do facebook. Nele, diversos leitores participaram votando e deixando suas opiniões e preferências sobre essa década que foi completamente frutífera para a sétima arte. Muitos foram os filmes produzidos com tamanha qualidade, seja de produção, roteiro, elenco ou qualquer outro aspecto. Confira os selecionados abaixo e deixe suas opiniões nos comentários.

Laranja Mecânica – 1971 (Stanley Kubrick)

melhores filmes anos 70 1O anti-herói do filme é Alex DeLarge, um jovem líder de uma gangue de delinqüentes, amantes de leite drogado e música clássica. Tem por diversão bater, estuprar, matar… Enfim, cometer qualquer brutalidade que tenha vontade, não se importando com as leis ou o senso humanitário. Quando finalmente é pego pela polícia, sofre um tratamento duro de reabilitação. Quando Alex volta às ruas, totalmente regenerado, passa a sofrer com aqueles que antes eram as vítimas.

O Poderoso Chefão – 1972 (Francis Ford Coppola)

melhores filmes anos 70 2Em 1945, Don Corleone (Marlon Brando) é o chefe de uma mafiosa família italiana de Nova York. Ele costuma apadrinhar várias pessoas, realizando importantes favores para elas, em troca de favores futuros. Com a chegada das drogas, as famílias começam uma disputa pelo promissor mercado. Quando Corleone se recusa a facilitar a entrada dos narcóticos na cidade, não oferecendo ajuda política e policial, sua família começa a sofrer atentados para que mudem de posição. É nessa complicada época que Michael (Al Pacino), um herói de guerra nunca envolvido nos negócios da família, vê a necessidade de proteger o seu pai e tudo o que ele construiu ao longo dos anos.

O Exorcista – 1973 (William Friedkin)

melhores filmes anos 70 3Uma jovem filha de uma atriz é possuída por um demônio, e um padre especialista em exorcismo é chamado para cuidar do caso. Oscar de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Som. Foi também o primeiro e único filme de terror da história a ter sido indicado ao prêmio de Melhor Filme.

O Poderoso Chefão II – 1974 (Francis Ford Coppola)

melhores filmes anos 70 4Durante os anos 50, Michael Corleone está agora a frente da família e tenta expandir seus negócios por Las Vegas, Hollywood e Cuba. Paralelamente, conhecemos a interessante história de Vito Corleone, ainda jovem na Sicília, em 1910, e como ele chegou a Nova York e começou a contruir o seu império.

Chinatown – 1974 (Roman Polanski)

melhores filmes anos 70 5J.J. Gittes (Jack Nicholson) é um detetive particular contratado por uma mulher para saber se seu marido, o importante engenheiro chefe do Departamento de Águas e Energias do local, tem um caso. Gittes faz o seu serviço, mas quando a real Evelyn Mulwray (Faye Dunaway) aparece em seu escritório, ele descobre que havia sido enganado por uma farsante. Tudo piora para Gittes quando o marido de Evelyn aparece morto no reservatório e Noah Cross (John Huston), pai dela, um dos homens mais poderosos do local, parece ter interesses bastante gananciosos no negócio em questão.

Um Estranho no Ninho – 1975 (Milos Forman)

melhores filmes anos 70 6McMurphy (Jack Nicholson, maravilhoso) pensa poder fugir do trabalho na prisão fingindo ser louco. Ele é então enviado a um sanatório, onde deve lidar com uma realidade triste e dura, além de ter que encarar a enfermeira Mildred Ratched (Louise Fletcher), que dificulta as coisas para ele.

Tubarão – 1975 (Steven Spielberg)

melhores filmes anos 70 7Responsável por lançar a onda de filmes “arrasa-quarteirões” nos Estados Unidos, Tubarão fala sobre o ataque de um enorme animal desse gênero em uma praia extremamente movimentada, levando pescadores locais a unirem-se para acabar com ele. Com efeitos especiais incríveis e trilha sonora inesquecível de John Williams, é até hoje reconhecido como um dos melhores filmes de Spielberg.

Taxi Driver – 1976 (Martin Scorsese)

melhores filmes anos 70 8Travis Bickle (Robert DeNiro) é um jovem veterano do Vietnã, que volta para as ruas de Nova York trabalhando como motorista de táxi. Conhecendo melhor todos os podres das vielas da cidade, seu caminho se cruza com o das jovens Betsy (Cybill Sheperd) e Iris (Jodie Foster), uma prostituta de apenas 12 anos, o que o faz se revoltar com tudo e com todos, explodindo sua raiva e violência que sempre demonstrou ter. Ele planeja um atentado contra um senador e, sozinho, ainda bate de frente com os cafetões de sua mais nova jovem amiga.

Rocky: Um Lutador – 1976 (John G. Avildsen)

melhores filmes anos 70 9Rocky Balboa (Sylvester Stallone), um boxeador considerado medíocre, tem a grande chance de sua vida quando lhe oferecem uma luta pelo título mundial, contra o grande campeão americano, Apollo Creed. Vencedor de 3 Oscar: Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Edição.

Carrie, a Estranha – 1976 (Brian De Palma)

melhores filmes anos 70 10Carry White é uma jovem que não faz amigos em virtude de morar em quase total isolamento com Margareth, sua mãe e uma pregadora religiosa que se torna cada vez mais ensandecida. Carrie foi menosprezada pelas colegas, pois ao tomar banho achava que estava morrendo, quando na verdade estava tendo sua primeira menstruação. Uma professora fica espantada pela sua falta de informação e Sue Snell, uma das alunas que zombaram dela, fica arrependida e pede a Tommy Ross, seu namorado e um aluno muito popular, para que convide Carrie para um baile no colégio. Mas Chris Hargenson, uma aluna que foi proibida de ir à festa, prepara uma terrível armadilha que deixa Carrie ridicularizada em público.

Guerra nas Estrelas – 1977 (George Lucas)

melhores filmes anos 70 11No caminho de ampliar o império intergaláctico, as hostes do Lado Negro da Força comandadas pelo sinistro Darth Vader e pelo Imperador Palpatine seqüestram a princesa Leia Organa e destroem o seu planeta. No entanto, dois robôs, R2D2 e C3PO , conseguem escapar. No planeta Tatooine, Owen Lars, o tio de Luke Skywalker, compra os dois robôs e com eles encontra uma mensagem da princesa Leia para o jedi Obi-Wan Kenobi sobre os planos da construção da Estrela da Morte, uma gigantesca estação espacial com capacidade para destruir um planeta.

Noivo Neurótico, Noiva Nervosa – 1977 (Woody Allen)

melhores filmes anos 70 12Uma inteligente comédia sobre um humorista judeu cheio de problemas (Woody Allen), que se apaixona por uma cantora em início de carreira (Diane Keaton). Vencedor de 4 Oscar importantes, como Melhor Filme, Diretor, Atriz (Diane Keaton) e Roteiro Original.

Eraserhead – 1977 (David Lynch)

melhores filmes anos 70 13Henry Spencer (Jack Nance) é um reservado operário de uma fábrica que se vê obrigado a casar com Mary X, uma antiga namorada que se diz grávida dele. O bebê nasce uma aberração, que faz com que Mary abandone Henry para ele cuidar da ‘criatura’ sozinho.

Grease: Nos Tempos da Brilhantina – 1978 (Randal Kleiser)

melhores filmes anos 70 14O filme pode ser encarado como uma homenagem à vida no Colegial nos anos 1950 na América, onde acompanhamos todos os estereótipos do gênero comédia romântica adolescente com músicas que fizeram história no cinema e promoveram seus dois coadjuvantes – John Travolta e Olivia Newton-John.

Manhattan – 1979 (Woody Allen)

melhores filmes anos 70 15Nascido em Manhattan, Isaac Davis, 42 anos, tem um emprego que ele odeia, uma namorada de dezessete anos que ele não ama, e uma ex-esposa lésbica, Jill, que está escrevendo um livro escancarando o casamento deles… e a quem ele esganaria de bom grado. Mas quando ele encontra Mary, a sexy e intelectual amante de seu melhor amigo, Isaac apaixona-se perdidamente.

Apocalypse Now – 1979 (Francis Ford Coppola)

melhores filmes anos 70 16O Capitão Willard (Martin Sheen) recebe uma missão: matar um insano desertor, o Coronel Kurtz (Marlon Brando), que preparou uma tropa para atacar os próprios americanos. Uma obra prima, um dos principais filmes de guerra de todos os tempos.

Alien, o Oitavo Passageiro – 1979 (Ridley Scott)

melhores filmes anos 70 17Os membros de uma nave espacial acordam do hiper-sono para investigar um sinal que vem de um planeta próximo. Logo descobrirão que o sinal era de perigo, não de S.O.S., como estavam pensando, pois o planeta é habitado por uma criatura monstruosa e incrivelmente forte, que matará todos que encontrar pelo caminho.

E na sua opinião, quais são os melhores filmes dos anos 70? Deixe aqui nos comentários.

– Os melhores filmes do anos 50
– Os melhores filmes do anos 60
– Os melhores filmes do anos 80

Espalhe Cultura:

About Author

Lucas Pilatti Miranda

Fundador e editor-chefe do Canto dos Clássicos, fascinado por música, cinema e uma boa cerveja. Frase preferida do cinema: "A vida passa rápido demais, se você não parar e olhar para ela de vez em quando, pode acabar perdendo." - Ferris Bueller's Day Off.

4 Comentários

  1. Avatar
    Edmundo Júnior em

    O Último Tango em Paris (1972), Gritos e Sussurros (1973), Amarcord (1973), A Noite Americana (1973), A História de Adele H. (1975), O Império dos Sentidos (1976), Dersu Uzala (1975), O Amigo Americano (1977)…

  2. Avatar
    Henrique Euzébio em

    Uma lista da década de 70 sem Kramer vs. Kramer, Todos os Homens do Presidente, Os Embalos de Sábado à Noite, Contatos Imediatos do Terceiro Grau, Cabaret, O Show Deve Continuar, Amargo Regresso, Sonata de Outono, Rede de Intrigas, Nashville, Um Dia de Cão, Shampoo, Alice Não Mora Mais Aqui, A Noite Americana, Golpe de Mestre, Operação França entre outros
    não pode ser considerada uma lista da década de 70

Deixe um comentário