Paul McCartney estaria morto desde 1966?

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Lendas vão e lendas vem, mas poucas perduram por tanto tempo e causam cada vez mais discussão e polêmica. Uma que se encaixa bem nesse aspecto é a da morte de Sir. James Paul McCartney lá no auge da carreira dos Beatles. Nunca ouviu falar? Então se liga só.

A importância dessa história é tanta que virou filme (Paul is Dead – 2000), livros, documentários e até tese de mestrado. Bom, no estrelato dos Beatles, em 1966, Paul McCartney – de acordo com a lenda – foi tragicamente decapitado em um acidente de carro na Inglaterra.

Para esconder o acontecimento e não causar todo aquele tumulto e principalmente salvar o grupo britânico, os executivos da EMI e Capitol (ambas gravadoras) fizeram com que a banda “desse um tempo” esfriando assim as atividades por um período e conseguiram arranjar um sujeito muito parecido com o tão idolatrado Beatle, o tal William Campbell, que por acaso já havia ganhado concursos de sósia dos Beatles.

Sendo assim, o grupo voltou às atividades de maneira natural. Entretanto, John Lennon, inconformado com a morte de seu parceiro, começou a espalhar pistas sobre a inesperada morte de McCartney pelas capas dos discos da banda. Passados três anos, esse assunto “vazou” nos EUA espalhado por um DJ de uma rádio de Detroit.

Russell Gibb soltou a notícia dizendo que tinha fontes seguras. Daí, então, a bola de neve foi rolando e até hoje causa muita polêmica. Na verdade, toda essa história foi muito “divertida” e ajudou os Beatles a vender mais discos.

Atualmente pode parecer um absurdo. Todos sabem que Paul está vivo. Mas na época, muitos acreditavam.

Confira agora diversas conspirações que estão em volta dessa lenda.

 Revolver

  1. Perceba que este é o primeiro disco dos Beatles onde a capa não é uma foto, e sim um desenho. Pelo desenho não daria para descobrir o sósia.
  2. Há uma mão aberta sobre a cabeça de Paul. (os mortos são abençoados com a mão aberta sobre a cabeça)
  3. A música “She Said She Said” tem um trecho que diz “she said I know what it’s like to be dead” ou “ela disse que eu sabia como é estar morto”.
  4. A música Dr Robert diz: “you’re a new and better man” ou “você é um homem novo e melhor” se referindo ao novo Paul.

Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band

  1. A capa do disco estaria simbolizando a sepultura de Paul, com todas as pessoas ao redor.
  2. Os arranjos de flores lembram um funeral.
  3. Um dos arranjos de flores forma o desenho de um baixo igual ao que Paul tocava, e virado para a direita, já que Paul era canhoto. O baixo só tem três cordas, simbolizando apenas 3 Beatles restantes.
  4. Há também uma mão aberta sobre a cabeça de Paul.
  5. Há uma boneca segurando um carro de brinquedo na foto da capa. O carro seria do mesmo modelo do que matou Paul no acidente.
  6. Na foto da contracapa Paul está olhando para trás, enquando os outros olham para frente.
  7. Na música “Sgt. Pepper’s Lonely hearts Club Band” eles estariam apresentando o sósia de Paul, chamado “Billy Shears” : “so let me introduce to you the one and only Billy Shears”
  8. Na música “A Day In The Life” há um trecho que diz: “He blew his mind out in a car, he didn’t notice that the lights had changed” (ele estourou sua cabeça em um acidente de carro, pois não percebeu que as o semáforo havia fechado)
  9. Outro trecho de “A Day In The Life” diz: “A crowd of people stood and stared they’d seen his face before, nobody was really sure if he was…” (uma multidão parou e assistiu, eles viram seu rosto antes, mas ninguém tinha certeza se era ele)
  10. Na música “Good Morning, Good Morning” há um trecho dizendo: “nothing to do to save his life” (nada pode ser feito para salvar sua vida)

Magical Mystery Tour

  1. Na música “All You Need Is Love” John fala: “yes! he is dead!” (sim, ele está morto). Esta é muito fácil de perceber. Ouça a música e perceba que ele diz essa frase em torno dos 3:13 da música.
  2. O disco original vinha com um encarte. Nele havia uma foto dos 4 Beatles, cada um com uma rosa na lapela. A rosa de John, George e Ringo era vermelha. A rosa de Paul era preta.
  3. Na bateria do Ringo, na foto central do encarte, está escrito “Love 3 Beatles”, o que queria dizer que agora são só 3 Beatles.
  4. Em todas as fotos Paul está descalço (mortos são enterrados descalços).
  5. O nome do disco “Magical Mystery Tour” (Jornada Mágica e Misteriosa) seria a jornada dos Beatlemaníacos para decifrar os mistérios da morte de Paul.
  6. Em “Strawberry Fields Forever” Lennon diz: “I Buried Paul” (eu enterrei o Paul).

White Album

  1. 1. Em “I’m So Tired”, escutando a música de trás para frente, Lennon diz: “Paul is dead man”
  2. 2. No álbum que vem com o disco há uma foto de Paul numa banheira, com sua cabeça fora da água, dando uma forte impressão de ser uma cabeça decaptada.
  3. 3. A cicatriz no rosto de Paul seria na verdade a cicatriz da cirurgia plástica do sosia “Billy Shears” para ficar mais parecido com o verdadeiro com Paul.

Abbey Road

  1. Na foto dos Beatles atravessando a rua, Paul está com o passo trocado em relação aos outros
  2. Paul está descalço (mortos são enterrados descalços)
  3. Paul está com os olhos fechados.
  4. Paul está segurando seu cigarro na mão direita (o verdadeiro Paul é canhoto, e estaria segurando o cigarro na mão esquerda)
  5. A música ” Come Together ” tem um trecho: “one and one and one is three” (um mais um mais um são três) o quer que dizer “John mais George mais Ringo são três”. Não contou o Paul, pois ele estaria morto.
  6. A placa do fusca branco estacionado na rua é 28IF, o que queria dizer que Paul teria 28 anos se (IF) estivesse vivo. Além disso, na Inglaterra o Fusca é chamado de Beetle.
  7. Há um carro funerário estacionado.

Alguém aí ainda acredita nisso? Comente!

Espalhe Cultura:

About Author

Lucas Pilatti Miranda

Fundador e editor-chefe do Canto dos Clássicos, fascinado por música, cinema e uma boa cerveja. "A vida passa rápido demais, se você não parar e olhar para ela de vez em quando, pode acabar perdendo." - Ferris Bueller's Day Off.

1 comentário

Deixe um comentário