10 filmes sobre a filosofia do “Problema do Mal” que você precisa assistir

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

O Problema do Mal está relacionado com a filosofia da religião, onde tenta conciliar a existência da maldade com uma divindade absoluta, onipotente, onisciente e benevolente.

Ao mesmo tempo em que pensamos na existência de um Deus, parece ser contraditório que tenha, também, a presença do mal. Por outro lado, muitos religiosos e estudiosos argumentam que para um homem ser feliz, é necessário que o mesmo execute ações e atos de caridade, assim como de heroísmo, tais ações seriam impssoíveis se não existisse o mal.

Sobre o assunto, trouxemos, dessa vez, 10 filmes que podem se relacionar. Confira a lista.

O Martírio de Joana D’Arc (1928) | Carl Theodor Dreyer

filmes sobre idade media 7A jovem camponesa Joana D’Arc (Maria Falconetti) é condenada à morte por ter liderado o povo francês contra o exército invasor inglês, dizendo que foi inspirada por Jesus e São Miguel. Ela passa pelas suas últimas horas de vida em que é capturada pelos ingleses, levada à prisão, torturada, vai à julgamento por heresia e por fim é executada. Durante todo esse tempo, ela sofre por causa das acusações e também devido ao abandono da Igreja Católica e dos seus compatriotas franceses.

Festim Diabólico (1948) | Alfred Hitchcock

filmes unico ambiente 16Na cidade de Nova York, Brandon e Phillip assassinam seu amigo David, por considerarem-se superiormente intelectuais em relação a ele. Com toda a frieza e arrogância, resolvem provar para eles mesmos sua habilidade e esperteza: esconderão o cadáver em um grande baú, que servirá como mesa e estará exposto no meio da sala de estar do apartamento deles, durante uma festa que realizarão logo em seguida. Baseado em uma história real.

1 2 3 4 5
Espalhe Cultura:

About Author

Lucas Pilatti Miranda

Fundador e editor-chefe do Canto dos Clássicos, fascinado por música, cinema e uma boa cerveja. Frase preferida do cinema: "A vida passa rápido demais, se você não parar e olhar para ela de vez em quando, pode acabar perdendo." - Ferris Bueller's Day Off.

1 comentário

Deixe um comentário