25 filmes suecos essenciais que você precisa assistir

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

O cinema sueco é bastante marcado e conhecido pelas obras do diretor Ingmar Bergman, consagrado por “O Sétimo Selo”, “Persona”, “Morangos Silvestres” e muitos outras obras de arte. Por isso, com certeza ele é o destaque dessa lista, porém, separamos diversos outros filmes suecos de diretores diferentes para você conhecer ainda mais essa parte do cinema nórdico: o cinema sueco. Confira os filmes.

A Carruagem Fantasma (1921) | Victor Sjöström

A Carruagem FantasmaSuécia, véspera de Ano Novo. Três bêbados evocam uma lenda que afirma que se a última pessoa a morrer no ano for uma grande pecadora, ela irá guiar a carruagem fantasma que recolhe as almas dos mortos.

Tortura do Desejo (1944) | Alf Sjöberg

Tortura do DesejoUm professor sádico, apelidado pelos alunos de Caligula, rege suas aulas como um tirano. Mostra-se particularmente rígido com Jan-Erik Widgren. Numa noite ao retornar para casa, Widgren encontra uma moça chorando, Bertha. Decide ajudá-la e reconduzi-la para casa. Mas esta aproximação irá desencadear uma série de eventos cada vez mais nebulosos e ameaçadores.

Noites de Circo (1953) | Ingmar Bergman

Noites de CircoNo interior da Suécia, uma decadente companhia circense se prepara para um novo espetáculo. O diretor do circo, Albert, vive uma relação infernal com sua jovem amante, Anna. A situação piora quando ela se deixa seduzir por um ator local.

Sorrisos de Uma Noite de Amor (1955) | Ingmar Bergman

Sorrisos de Uma Noite de AmorNo final do século XIX, uma atriz é a anfitriã na casa de campo de sua mãe quando um grupo de pessoas a visita. Entre eles está um advogado que já foi seu amante e ela pensa em reconquistar, mas ele está acompanhado de sua mulher. Seu atual amante também está com sua mulher, mas todos acabam envolvidos em situações amorosas, inclusive a empregada.

Morangos Silvestres (1957) | Ingmar Bergman

Morangos SilvestresIsak Borg (Victor Sjöström) é um professor de medicina que revisita vários momentos marcantes de seu passado durante uma viagem de carro até sua antiga universidade, onde ele irá receber uma honraria. Acompanhado de sua nora Marianne (Ingrid Thulin) ele evoca memória de sua família e de sua ex-namorada. Durante a viagem ele conhece uma garota adolescente que em muito se assemelha a Sara, seu antigo amor. A jovem pega carona com o professor e Marianne. Quanto mais Borg recorda as decepções e desilusões que viveu, mais ele se sente frio e cheio de culpa. Esses sentimentos se afloram quando ele encontra seu filho, igualmente frio e ressentido.

O Sétimo Selo (1957) | Ingmar Bergman

O Setimo SeloAntonius Block retorna das cruzadas e encontra sua vila destruída pela peste negra. Depois disso passa a refletir sobre o sentido da vida, mas a Morte (Bengt Ekerot) aparece para levá-lo. Porém, Block se recusa a morrer sem ter entendido o sentido da vida e propõe um jogo de Xadrez, onde se ele ganhar continua a viver. Apesar de perder o jogo, a Morte continua a persegui-lo enquanto viaja pela Suécia medieval.

Através de um Espelho (1961) | Ingmar Bergman

atraves de um espelhoKarin (Harriet Andersson) é uma mulher que começa a ter crises familiares por causa de sua loucura, durante umas férias em uma longínqua ilha. Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Luz de Inverno (1963) | Ingmar Bergman

Luz de InvernoUm dos representantes da importante Trilogia do Silêncio de Bergman, conheça a história do pescador que vai buscar ajuda de um pastor quando descobre que a China tem uma bomba atômica e pretende usá-la. Só que o pastor, também temendo a crise nuclear, passa por uma séria crise de fé e teme não poder ajudá-lo.

Quando Duas Mulheres Pecam (1966) | Ingmar Bergman

Quando Duas Mulheres PecamApós um desempenho na peça “Electra”, uma famosa atriz, Elisabeth Vogler (LIv Ullmann), para de falar. Sua psiquiatra, Lakaren (Margaretha Krook), a deixa sob os cuidados de Alma (Bibi Andersson), uma dedicada enfermeira. Como já fazem três meses que Elisabet não profere uma palavra, Lakaren decide que ela deva ser mandada para uma isolada casa de praia, com Alma. Na casa Alma fala pelas duas, pois Elisabet continua muda, comunicando-se apenas com pequenos gestos. Com o convívio Alma fica uma pouco enamorada pela atriz. Num dia conta para Elisabeth sobre uma excitante experiência sexual que teve numa praia, com desconhecidos, e a conseqüência desagradável disto. Pouco depois de fazer esta confidência ela lê uma carta que Elisabeth tinha escrito, onde fica chocada ao descobrir que a atriz pensa nela como um divertido objeto de estudo.

Uma História de Amor Sueca (1970) | Roy Andersson

Uma Historia de Amor SuecaQuando Pär (Rolf Sohlman) encontra Annika (Ann-Sofie Kylin) algo mágico acontece. À primeira vista, os dois jovens não sabem do que se trata – eles nunca tinham se apaixonado antes, não sabem como agir. Com o passar do tempo, fica nítido que os dois foram feitos um para o outro. “Uma História de Amor Sueca” descreve todas as incertezas, medos, ternuras e felicidade que eles experimentam juntos. No background, a realidade de seus país, a geração perdida do bem estar social sueco. Seus sonhos solitários sobre o futuro perdido na rotina de todo o dia com a loja de reparos e a agência de refrigerador.

Os Emigrantes (1971) | Jan Troell

Os EmigrantesO casal Kristina (Liv Ullmann) e Karl Oskar (Max von Sydow) decidem ir para os Estados Unidos após passarem grandes dificuldades com sua terra infértil. Eles vendem o que lhe restam e embarcam nesta longa viajem com seus filhos.

Gritos e Sussurros (1972) | Ingmar Bergman

Gritos e SussurrosEm uma casa no campo uma mulher está bastante enferma e recebe cuidados de suas duas irmãs e de uma empregada da família, que precocemente perdeu sua filha e por isso extravasa seu amor de mãe dando o maior carinho possível para aquela moça tão debilitada. Dentro deste contexto lembranças, frustrações e imaginações em um misto de amor e ódio surgem no interior de cada pessoa.

O Preço do Triunfo (1972) | Jan Troell

O Preco do TriunfoNessa continuação de “Os Emigrantes”, os suecos chegam aos EUA. Mas eles ainda têm uma longa jornada até Minnesota, onde eles esperam encontrar seus conterrâneos.

Sonata de Outono (1978) | Ingmar Bergman

Sonata de OutonoDepois de ser uma mãe negligente por anos, a famosa pianista Charlotte visita sua filha Eva em sua casa, onde descobre que Helena, outra filha sua, mentalmente deficiente, também lá mora. Aos poucos a tensão entre Charlotte e Eva vai crescendo.

Fanny & Alexander (1982) | Ingmar Bergman

Fanny & AlexanderNo início do século XX, após um alegre Natal na família Ekdahl, o pai de um casal de crianças vem a falecer. Deste momento em diante Alexander (Bertil Guve), o menino, passa a ver o fantasma do pai freqüentemente. Tempos depois Emilie (Ewa Fröling), sua mãe, casa-se com um extremamente rígido religioso e as crianças são obrigadas a deixar a casa da avó paterna, onde foram muito felizes, e passam a viver com a família do padrasto de hábitos severos, onde são tratados como prisioneiros. Na casa do padrasto o menino passa a ver o fantasma da primeira esposa dele e suas filhas, que haviam morrido tentando escapar dele. Decorrido algum tempo, a mãe se conscientiza da real personalidade do marido e de quanto seus filhos sofrem naquela casa, assim planeja um modo de tirá-los daquele lugar e levá-los de volta à casa da avó.

Minha Vida de Cachorro (1985) | Lasse Hallström

Minha Vida de CachorroA história do menino Ingemar que, devido ao agravamento da saúde de sua mãe, é enviado para casa de parentes numa vila no interior da Suécia, nos anos 50. No início, Ingemar tem dificuldades de se adaptar à nova vida e superar as saudades da mãe e do irmão. Com o tempo, acaba por viver experiências que o marcarão pelo resto da vida.

Amigas de Colégio (1998) | Lukas Moodysson

Amigas de ColegioNa pequena cidade de Amal, na Suécia, vivem duas garotas. Elin (Alexandra Dahlström) é a garota mais popular do colégio. Ela está cansada da pacata rotina do lugar onde mora e  não quer seguir o rumo da maioria das mulheres que conhece: virar uma solitária dona de casa. Já Agnes (Rebecka Liljeberg) é a novata da escola. Tímida, não tem grandes amigos, mas tem uma paixão platônica por Elin. Quando a família de Agnes insiste em fazer uma festa de 16 anos para a jovem, ela tem certeza de que será um fracasso. Até que Elin surge em sua porta e, inesperadamente, lhe dá um beijo por conta de uma aposta com sua irmã. Começa então uma série de crises de identidade entre as jovens, que não sabem como assumir o que realmente sentem.

Canções do Segundo Andar (2000) | Roy Andersson

Cancoes do Segundo AndarÉ noite em algum lugar do Hemisfério Norte. Naquela cidade, uma série de estranhos incidentes está acontecendo. Aparentemente, uns não se relacionam com os outros. Aliás, o nível de situações surreais que apresentam é tão grande que, por vezes, parecem não ter nenhuma relação: um imigrante perdido na cidade é violentamente espancado no meio da rua; um mágico comete um terrível erro durante um de seus números. No meio dessa confusão, uma figura se sobressai, Karl, que acaba de colocar fogo em sua loja de móveis para pegar o dinheiro do seguro. Dormir naquela noite não será fácil para nenhum morador da cidade. No dia seguinte, os sinais do caos estão espalhados por toda o local. Karl é um dos poucos que consegue ver além das aparências. Gradualmente, ele toma consciência do absurdo em que o mundo se transformou e percebe como é difícil se comportar como um ser humano.

Deixa Ela Entrar (2008) | Tomas Alfredson

Deixa Ela EntrarBlackeberg, subúrbio de Estocolmo. Oskar (Kare Hedebrant) é um garoto de 12 anos que sente-se só. Na escola ele sempre é provocado por outros garotos e, apesar da raiva que sente, é incapaz de reagir. Um dia, ao brincar no pátio repleto de neve do prédio onde mora, ele conhece Eli (Lina Leandersson). Ela é uma garota pálida e solitária, que se mudou para a vizinhança recentemente, em companhia de seu suposto pai. Apesar do temor em se aproximar de Oskar, logo Eli se torna sua amiga. Paralelamente, uma série de assassinatos macabros acontecem, em que o sangue das vítimas é retirado. Eli está envolvida com estes fatos, de uma forma que Oskar jamais poderia imaginar.

Trilogia Millennium

Os Homens que Não Amavam as Mulheres (2009) | Niels Arden Oplev

Os Homens que Nao Amavam as MulheresHarriet Vanger desapareceu 36 anos atrás sem deixar pistas na ilha de Hedeby, um local que é quase propriedade exclusiva da poderosa família Vanger. Apesar da longa investigação policial a jovem de 16 anos nunca foi encontrada. Mesmo depois de tanto tempo seu tio decide continuar as buscas, contratando o jornalista investigativo da revista Millennium, Mikael Blomkvist, que não está em um bom momento de sua vida, enfrenta um processo por calúnia e difamação. Mas, quando o jornalista se junta a Lisbeth Salander, uma investigadora particular nada usual, incontrolável e anti social, a investigação avança muito além do que todos poderiam imaginar.

A Menina Que Brincava Com Fogo (2009) | Daniel Alfredson

A Menina Que Brincava Com FogoLisbeth Salander é uma garota hacker acusada de triplo assassinato, e a polícia está em seu encalço. Só que a jovem é esquiva, egoísta e pode ser muito violenta quando provocada. Mikael Blomkvist, editor-chefe da revista Millennium, sabe muito bem disso. Mas, ao contrário do restante da imprensa, que não se acanha em crucificá-la, ele acredita na inocência da moça.

A Rainha do Castelo de Ar (2009) | Daniel Alfredson

A Rainha do Castelo de ArMikael Blomkvist está furioso com o serviço secreto sueco, que, para proteger um assassino, internou Lisbeth Salander na época com apenas doze anos num hospital psiquiátrico e depois deu um jeito de declará-la incapaz. Furioso com a polícia que agora quer indiciar Lisbeth por uma série de crimes que ela não cometeu. Furioso com a imprensa, que se compromete em pintar a moça como psicopata e lésbica satânica. Furioso com a promotoria pública, que pretende pedir que ela seja internada de novo, desta vez ao que parece para sempre.

Sound of Noise (2010) | Ola Simonsson, Johannes Stjärne Nilsson

Sound of Noise filme 2010Amadeus, um policial com problemas auditivos que odeia música investiga uma trupe anárquica de percussionistas que estão executando sua obra-prima em quatro atos pela cidade.

O Centenário Que Fugiu Pela Janela e Desapareceu (2013) | Felix Herngren

O Centenario Que Fugiu Pela Janela e DesapareceuAllan Karlsson, um homem de 100 anos de idade, pula de uma janela e desaparece. Ele embarca em uma inesperada jornada que envolve vários assassinatos e uma maleta cheia de dinheiro. Pouco depois, Karlsson coloca toda a nação de cabeça para baixo. Mas ele tem experiência nisso, pois já tinha feito a mesma coisa antes, só que com o mundo inteiro.

Um Pombo Pousou num Galho Refletindo sobre a Existência (2014) | Roy Andersson

Um Pombo Pousou num Galho Refletindo sobre a ExistenciaDois homens, Sam (Nisse Vestblom) e Jonathan (Holger Andersson), são vendedores ambulantes que estão cansados do mundo. Um mergulho sobre o caos atual, um quase apocalipse iminente, mas que também enxerga o mundo cheio de pequenos momentos únicos, de sonhos e fantasias, lembrando da grandeza da vida e da fragilidade do homem.

E aí, qual filme você adicionaria nessa lista? Comente!

– 25 filmes argentinos que você precisa assistir
– 25 filmes alemães que você precisa assistir
– 25 filmes franceses que você precisa assistir
– 25 filmes japoneses que você precisa assistir
– 25 filmes italianos que você precisa assistir
– 25 filmes indianos que você precisa assistir
– 50 filmes brasileiros que você precisa assistir

Curta a nossa página do Facebook.
Siga nosso Instagram.
Se Inscreva no nosso canal do Youtube.

Espalhe Cultura:

About Author

Lucas Pilatti Miranda

Fundador e editor-chefe do Canto dos Clássicos, fascinado por música, cinema e uma boa cerveja. Frase preferida do cinema: "A vida passa rápido demais, se você não parar e olhar para ela de vez em quando, pode acabar perdendo." - Ferris Bueller's Day Off.

4 Comentários

Deixe um comentário