38 filmes do Expressionismo Alemão para se aprofundar no movimento

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Se você está aqui, provavelmente já assistiu ao nosso vídeo sobre o Expressionismo Alemão no Youtube, onde falamos qual é a raíz deste movimento tão importante para a sétima arte. Caso ainda não tenha assistido, dá uma conferida abaixo antes de conhecer a nossa lista, é importante saber como tudo começou.

Bom, assistido ao vídeo, vamos a lista DELUXE do Expressionismo Alemão.

Der Student von Prag (1913) | Paul Wegener, Stellan Rye

Um estudante vende o reflexo de sua imagem para uma figura mefistofélica e sua vida é arruinada por seu duplo espectral.

Der Mandarin (1918) | Fritz Freisler

Às vezes, o amor e o desejo unem-se para irritar um homem. Enquanto já é uma coisa ruim não conseguir o que você deseja, às vezes pode ser ainda pior para seduzir qualquer pessoa que você deseja apenas chamando um único nome: “Man-da-rin!”.

Nerven (1919) | Robert Reinert

Injustamente condenado, homem definha na prisão graças a uma acusação mal-entendida de uma mulher e a confirmação duvidosa de seu irmão, que agora sofre com a culpa.

Histórias Extraordinárias (1919) | Richard Oswald

Raridade de 1919; adaptação de cinco contos de horror, baseado nos escritos de Anselma Heine; Robert Liebmann; Edgar Allan Poe; Robert Louis Stevenson e Richard Oswald respectivamente.

Algol – Tragödie der Macht (1920) | Hans Werckmeister

Este curioso melodrama semi-expressionista gira uma fantasia selvagem sobre o encontro de um mineiro com um demônio com o nome da misteriosa estrela Algol, cujos raios oferecem energia ilimitada.

Da manhã à meia-noite (1920) | Karl Heinz Martin

Um humilde bancário tem sua vida virada do avesso após a visita de uma sedutora madame italiana à sua agência. Cansado da sua rotina monótona e injusta, ele resolve roubar uma fortuna do banco e fugir, mas é atormentado pela própria consciência. Baseado na peça teatral de Georg Kaiser.

Genuine (1920) | Robert Wiene

Obra extremamente rara de Robert Wiene. Do mesmo diretor e ano do excelente “O Gabinete do Dr. Caligari” essa obra acabou sendo ofuscada pelo sucesso do Caligari. Tem uma atmosfera de sonho, como se fosse outro mundo ou algo assim.

O Gabinete do Dr. Caligari (1920) | Robert Wiene

O Gabinete do Dr CaligariNum pequeno vilarejo da fronteira holandesa, um misterioso hipnotizador, Dr. Caligari (Krauss), chega acompanhado do sonâmbulo Cesare (Veidit) que, supostamente, estaria adormecido por 23 anos. À noite, Cesare perambula pela cidade, concretizando as previsões funestas do seu mestre, o Dr. Caligari. Um dos filmes mais importantes de todos os tempos.

O Golem (1920) | Carl Boese, Paul Wegener

O GolemAmbientado em Praga, século XVI, onde uma pequena vila de judeus é posta em cheque pelo kaiser. Para defender a cidade, o velho cientista Rabbi Lowe se volta aos antigos recursos alquimistas para criar o Golem, um ser de cera de enorme porte e força. À princípio, a criatura apenas obedece seu mestre, mas, à medida em que o tempo passa, ele passa a ter consciência da própria existência, e decide tomar os rumos de suas ações.

A Morte Cansada (1921) | Fritz Lang

Num vilarejo europeu do século XIX, a Morte leva um jovem justo quando este estava prestes a se casar. Sua noiva, aos prantos, suplica que devolva a vida do seu amor. A Morte decide dar uma chance à jovem desesperada, prometendo devolver a vida do noivo se ela conseguir evitar a morte de uma das três vidas prestes a perecer. Lang mostra, então, a história das três luzes; na exótica Pérsia, na Veneza Renascentista, e na China Imperial. Três tentativas de esperança. Três conflitos entre o amor e a morte.

Beijos que se Vendem (1921) | Ernst Lubitsch

Em uma majestosa e inexpugnável fortaleza dos Alpes, o Comandante preocupa-se com a filha Lilli, pois o informaram da vinda de um autêntico Don Juan: o tenente Alexis, que já havia sido seu hóspede e seduzira todas as moças dos arredores. No caminho, Alexis encontra Rischka, filha do chefe dos bandoleiros, Claudius, a quem chamam de “A Gata Selvagem”.

Verlogene Moral (1921) | Hanns Kobe

John, um jovem criado por sua tia rica, apaixona-se pela criada Anna, que engravida. Sua tia desaprova a relação e envia o jovem para uma universidade distante, enquanto Anna é entregue ao fazedor de caixões de sua cidade…

A paginação para os próximos filmes está logo abaixo. ⬇

1 2 3
Espalhe Cultura:

About Author

Lucas Pilatti Miranda

Fundador e editor-chefe do Canto dos Clássicos, fascinado por música, cinema e uma boa cerveja. "A vida passa rápido demais, se você não parar e olhar para ela de vez em quando, pode acabar perdendo." - Ferris Bueller's Day Off.

1 comentário

Deixe um comentário