Entendendo (ou não) Donnie Darko – 2001

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +

Falar de Donnie Darko vai ser um desafio. Muitos de vocês podem concordar, muitos não. Afinal, este filme, dirigido por Richard Kelly, é um daqueles que proporcionam ao espectador uma interpretação muito pessoal. Podemos tirar diferentes conclusões sobre a mensagem que nos é passada.

Vale ressaltar que esta análise é feita para quem já assistiu ao filme. Então, habemus spoilers. Fiquem espertos. 🙂 

Bom, para refrescar a memória e tornar a análise mais fácil, vamos do início. Donnie Darko (Jake Gyllenhaal) é o nosso personagem principal: um adolescente incomum, problemático e que possui indícios de esquizofrenia. Certo dia, Donnie acorda com uma voz estranha lhe chamando. Ele encontra Frank, uma pessoa com fantasia de coelho, um tanto quanto macabra, que vai acompanhar o protagonista durante várias partes do filme. O coelho alerta Donnie sobre o fim do mundo, que vai acontecer em 28 dias, 06 horas, 42 minutos e 12 segundos.

donnie darko braçoApós este episódio confuso, Donnie acorda em meio a um campo de golfe sem saber direito o que aconteceu ou como foi parar ali. Ao voltar para casa, percebe que ela está completamente cercada de policiais, pois, durante a noite, uma turbina de avião desprendeu-se e atingiu exatamente seu quarto. Graças a Frank, Donnie ainda está vivo. A partir deste momento, o filme começa a se desenrolar e muito mistérios vão surgir.

Em um certo ponto, Donnie ganha de seu professor de física o livro “A filosofia da viagem no tempo”, escrito por Roberta Sparrow (A Vovó Morte). Donnie descobre os segredos da filosofia da viagem no tempo e manda uma carta para a autora, Roberta Sparrow – sim, esta é a carta que ela fica todos os dias esperando chegar na caixa de correspondências. Posteriormente, é induzido por Frank a incendiar a casa do palestrante colecionador de pornografia infantil, Jim Cunningham.

O longa de Richard Kelly apresenta para nós uma verdadeira discussão sobre o sentido da vida e a morte, junto com muito simbolismo que vou falar mais adiante. Agora, vamos tentar entender: acredite que o filme se passa em 2 universos, são eles:

UP = Universo Primário (o universo que existe agora)
UT = Universo Tangente (universo paralelo onde acontece a maior parte do filme)
FVT = A Filosofia da Viagem no Tempo (Livro escrito pela Vovó Morte)

Universo Tangente

O FVT afirma que o tempo é geralmente um ambiente estável, mas em qualquer momento, a quarta dimensão pode ser corrompida. Quando isso acontece, é criado o UT, um ambiente altamente instável que não dura muito tempo até entrar em colapso sobre si mesmo. O grande perigo existente é que, quando esse universo tangente entra em colapso, podem surgir os chamados buracos negros que podem muito bem destruir o UP. É basicamente isso que acontece no filme: uma certa confusão durante a noite do dia 2 de outubro acaba gerando um UT. Os próximos 28 dias, como é dito por Frank, mostram o tempo definido nessa realidade alternativa.

Vale lembrar que o UT não é criado pela turbina do avião ou por Frank acordar Donnie, porque nós já estamos dentro da tangente quando esses dois eventos ocorrem. Sendo assim, nunca saberemos o que  realmente abriu o Universo Tangente – é apenas um fenômeno, teoricamente, inexplicável.

A Turbina do Avião

De acordo com a Filosofia da Viagem no Tempo, quando um UT é criado, um artefato aparece espontaneamente em qualquer lugar, sendo isto, a primeira evidência de um Universo Tangente. Esse objeto (no nosso caso, a turbina do avião) causa instabilidade no UT, pois este ambiente não consegue lidar com algo duplicado dentro de si, afinal, o avião existe aqui pois ele ainda não decolou. A única maneira de evitar o colapso na tangente, é enviar novamente o artefato para o UP a partir de um portal.

Donnie – O Receptor Vivo

Donnie-DarkoQuando o artefato cria uma tangente, em seguida, um receptor vivo também é escolhido. No nosso caso, Donnie é o escolhido e sua missão é orientar a turbina de avião para fora da UT. Geralmente, a pessoa escolhida é “abençoada” com poderes sobrenaturais durante a sua passagem pelo UT para ajudar nesse desafio – como o aumento da força, o controle da mente, a capacidade de controlar água e fogo, telecinese, entre outros.

Exemplos dos super-poderes de Donnie no filme:

– Donnie usa a força para enterrar o machado na tubulação de água e no mascote da escola.
– Donnie usa o fogo para queimar a casa de Jim Cunningham.
– Donnie inunda a escola e constrói um portal do tempo a partir da água.
– Donnie usa telecinese para  enviar a turbina através do portal do tempo.

Inicialmente, ele não está consciente de suas responsabilidades. Donnie nem sequer sabe que está dentro de um UT. No decorrer do tempo, ele começa a perceber o que está acontecendo e o que deve fazer.

Frank – O Morto Manipulado

frank donnie darkoQualquer pessoa que esteja ligada ao receptor vivo e que morre no UT se torna um “morto manipulado“. Essas pessoas têm a capacidade de se mover no tempo para falar com o receptor, por isso que nós conhecemos Frank antes mesmo dele morrer. A primeira coisa que ele deve fazer, é salvar Donnie.

Da mesma forma, todas as pessoas vivas ligadas ao receptor vão, inconscientemente, ajudar e orientar Donnie. Todos os acontecimentos do filme possuem um propósito específico, se pararmos para analisar.

Existe uma força por trás disso: Deus é uma das ideias mais populares que são debatidas. Podemos perceber diversos símbolos de religião que são mostrados durante o filme. Essa força orienta e move os personagens como numa partida de xadrez, fazendo os movimentos ideais para o sucesso de Donnie.

As Armadilhas Necessárias

O livro da FVT afirma que todos os manipulados – vivos ou mortos – tentam atrair o receptor vivo em diversas armadilhas para que consigam enviar o artefato para fora do Universo Tangente – o livro chama isso de “The Ensurance Trap” ou “A Armadilha do Seguro“. Um bom exemplo disso seria o momento em que Frank manda Donnie inundar a escola – esse acontecimento faz com que ele acompanhe Gretchen para casa, pedindo a garota em namoro.

Gretchen é extremamente importante na armadilha, afinal, Donnie se apaixona por ela dentro do UT. Se não fosse por ela, Frank não seria morto por Donnie e não existiria um “morto manipulado“. Quando sua namorada morre, ele fica desesperado, pois, além disso, é agora uma assassino. Só existe uma saída: mandar a turbina novamente para o UP, mesmo que isso custe a sua vida. Quando isso acontece, a história volta para o UP no dia 2 de outubro, quando Gretchen ainda estava viva e nem havia conhecido Donnie.

donnie darko namoradaFinal do filme

No final do filme, vemos o tempo fechando e o céu entrando em transformação. Isto mostra o colapso do UT e é centrado no local onde tudo começou. Donnie está ciente do que deve fazer. Ele corre para um lugar onde consiga enxergar melhor a situação e, com a telecinese adquirida, constrói um portal do tempo e orienta a turbina através dele.

Agora, nós vemos os acontecimentos dos últimos dias rebobinando enquanto o UT começa a se desemaranhar. Esse universo entrou em colapso de forma segura e o UP que estava pausado começa novamente de onde tinha parado. A experiência, aparentemente, mudou a cabeça de Donnie e ele não tem mais medo de morrer. A turbina do avião que foi mandada pelo portal do tempo agora cai em seu quarto, matando-o.

donniedarko finalSonhos e Simbolismos

Por mais que os últimos 28 dias não tenham existido, alguns dos manipulados terão suas vidas modificadas, mesmo que minimamente. Isto é mostrado no final do filme com alguns gestos simples: Frank tocando seu olho ao som de Mad World (Gary Jules) e Gretchen acenando para mãe de Donnie provam que alguns dos personagens têm certo conhecimento do que aconteceu dentro do mundo perdido. Sem contar o choro da auto reprovação de Jim Cunningham sobre seus atos.

Trilha Sonora

Não posso deixar de comentar sobre a trilha sonora do filme que, além de composições de Michael Andrews, conta com hits da época. Mas, o mais sensacional é que as batidas e o piano melancólico ao longo do filme se juntam à música final e mais marcante de todas: Mad World de Roland Orzabal (Tears for Fears), cantada por Gary Jules. Confiram a OST abaixo, no Spotify.

donnie darko cd

O que vocês leram é uma adaptação da explicação do filme que encontrei aqui. Algumas partes foram modificadas para deixar o significado mais claro e, também, fazer sentido com a minha própria percepção do filme.

Após a segunda vez que assisti, Donnie Darko entrou para a minha lista dos 10 mais. É um filme fantástico que discute muitos aspectos da vida. Será que nessa análise eu consegui ajudar você a entender melhor? Ou confundiu ainda mais? Deixe sua opinião nos comentários logo abaixo para discutirmos mais sobre essa incrível obra da sétima arte.

9.1 Ótimo

- Por que está usando essa fantasia estúpida de coelho?
- Por que você usa essa fantasia estúpida de homem?

  • IMDb 8.1
  • Roteiro 10
  • Elenco 8.5
  • Fotografia 9
  • Trilha sonora 10
Espalhe Cultura:

About Author

Lucas Pilatti Miranda

Fundador e editor-chefe do Canto dos Clássicos, fascinado por música, cinema e uma boa cerveja. Frase preferida do cinema: "A vida passa rápido demais, se você não parar e olhar para ela de vez em quando, pode acabar perdendo." - Ferris Bueller's Day Off.

104 Comentários

  1. Avatar

    A unica coisa que me resta dúvida, é a turbina do avião, pois ela vem do voo que a mãe e irmã do Donnie estão, quando o UP retorna a turbina ainda cai…

      • Avatar
        Tiago Da Silva Ferreira em

        Mas isso significa que no UP o avião vai cair de qualquer jeito e que mãe e filha vão morrer em 28 dias a partir do final do filme? Pode ser que a mãe não pegue o avião pq a professora chata da escola vá no lugar dela, uma vez que o cara preso por pedofilia não será preso mais.
        A única coisa que não peguei bem foi a queda do avião na UP.

    • Avatar

      Também pensei isso, se a turbina só cai no UT, como ela vai parar o UP. Já que o Donnie impediu que o UT se abrisse não tem como o avião com a mãe e a irmã dele cair. Mas também tem o fato de que a turbina, o Donnie e o Frank são o centro do paradoxo.A turbina foi uma falha do universo e eles não vão achar uma explicação pra isso.

    • Avatar

      Estou nessa duvida também. De qualquer maneira o certo deveria esta turbina nunca ter saído da UT. Levando a turbina para a UP isso geraria um looper, pois sempre uma turbina desconhecida iria cair e ela iria vir de outro universo.

  2. Avatar
    Marcus Vinicius em

    Já tinha lido uma resenha parecida com essa. mas a que eu li não deixou bem detalhado sobre os “UP,UT,FVT” (universos), na resenha que li falava mais sobre os ‘símbolos’ que apareceram no decorrer do filme, a analogia do coelho, e outros símbolos, mas essa resenha me ajudou a entender melhor o filme, que pra mim é um dos meus favoritos.

  3. Avatar
    Guiga de Oliveira em

    outra coisa massa, mas mais tecnica, eu vejo esse filme e nao digo q eh de 2001, ele eh todo climatizado como se fosse um filme dos anos 80/90, isso eh muito foda

  4. Avatar

    Pelo jeito vou ter que assistir esse filme de novo! >:(
    Eu o achei terrível, mas esta resenha fala sobre TANTA coisa que não vi (“telecinese”!? ò.Ó) que desconfio que ou o texto tem a única função dar sentido a coisas que o filme não conseguiu comunicar, ou que vacilei durante a sua exibição, ou simplesmente que não entendo nada de cinema… Seja como for, detestei o filme. :/

  5. Avatar

    Quando assisti a versão comercial, não entendi muito bem o final. Achava que ele tinha voltado no tempo.

    Mas aí assisti a versão do diretor, que explica de forma bem mais profunda a questão do universo tangente. Meu entendimento depois disso foi: ele teve um vislumbre do que aconteceria nos próximos 28 dias e decidiu ficar na cama e morrer para impedir que tudo aquilo acontecesse.
    Mas sua resenha me revelou alguns detalhes que eu não teria percebido, tais como a questão das Armadilhas Necessárias.
    Muito bom! (y)

  6. Avatar
    Ricardo Poli D'Amario em

    Gostei muito da resenha. foi esclarecedora em alguns pontos mas ainda deixou algumas duvidas. não verdade é uma duvida principal.
    no UT a turbina aparece de um lugar inexplicável e quando ela é enviada de volta para o UP, essa turbina caí no mesmo local que caiu no UT. a minha duvida é: essa turbina veio de um lugar conhecido no UP?

    • Avatar
      Guilherme Porto em

      Provavelmente sim, mas não é o foco. A turbina só veio para indicar a criação do UT. No UT ela é desconhecida, no UP foi realmente um acidente e provavelmente é conhecida a origem da turbina

        • Avatar

          Pelo que entendi, o UT é criado em um certo momento antes mesmo da turbina cair. Afinal, quando a turbina cai, Donnie já conhecia Frank. A turbina portanto, já faz parte do UT. A partir do momento que ela sai do UT para o UP, ela deixa de pertencer ao avião da mão do Donnie e toma outra origem…

    • Avatar
      Élso Oliveira em

      De primeira, achei que o quadro era um desenho da Greetchen que Donnie tinha feito no meio de uma sessão de hipnose, mas depois de tanto dele la no escritório e tantos focos, cheguei a conclusão de que era apenas um retrato da doutora

  7. Avatar
    Isabel Cristina Belita em

    Olá, gostaria de entender porque a Roberta Sparrow escreveu o livro. Ela já sabia da possibilidade da criação de um UT? Por isso ela estava esperando uma carta, para que “confirmasse” o aparecimento do UT?

    • Avatar

      De acordo com o site que o autor desse post se baseou, a Roberta Sparrow foi uma receptora, assim como o Donnie. A diferença é que ela sobreviveu após o colapso do UT que atuou como receptora.

        • Avatar

          Acho que sim, Frank poderia ter escolhido levantar da cama e evitar ser atingido pela turbina no UP mas escolheu continuar deitado e morrer talvez para tentar obter alguma resposta sobre o que existe ”além da vida” – o filme traz essa temática religiosa em diversos pontos. E em suas consultas com a psicóloga o Donnie deixa claro que uma das coisas que o encuca é não saber porque algumas coisas acontecem, e que ele sabe que mesmo se tentar ponderar sobre o assunto durante muito tempo ainda assim não vai obter uma resposta, por isso ele prefere não pensar. Em outro momento ele diz pra psicóloga que tem que seguir Frank porque se ele não seguir não vai saber do que se trata o plano – qual o sentido das ordens dele. E a psicóloga deixa claro de que Donnie não refuta totalmente a existência de Deus porque ela ressalta que ele não é Ateu e sim agnóstico. Então eu acho que Donnie ”escolheu” continuar deitado na cama e morrer diferentemente da Roberta Sparrow que escolheu viver quando teve a experiência do UT, porque ele queria tentar obter e achava que iria conseguir alguma resposta sobre qual seria o sentido da vida. Um adendo: A Roberta Sparrow talvez tenha escolhido viver porque era Ateia e não Agnóstica, prova disso é que o filme fala que ela era freira e deixou a igreja do nada para estudar Ciências, outra prova que ajuda corroborar esse fato seria o que ela sussurra no ouvido de Donnie: ” “Every living creature on Earth dies alone”. toda criatura viva no mundo morre sozinha – ou seja – não adianta ele tentar se matar no UT a procura de respostas, porque toda criatura viva morreria sozinha e acabaria ali.

  8. Pingback: Donnie Darko - Mais que um filme, uma viagem! - Jardim do Mundo

  9. Pingback: Donnie Darko – Mais que um filme, uma viagem! | Além da Mídia

  10. Avatar

    Eu acho que na última cena que ele resolve ‘salvar o mundo’ ele lembra da frase que a A Vovó Morte fala pra ele sobre morrer e ele perde o medo, por que nós morremos sozinhos mesmo.

  11. Avatar

    Fascinante, acabo de ver o filme pela segunda vez, e diversos questionamentos e reflexões me deixaram curioso sobre como o filme mexeu com as outras pessoas hehe, muito bacana a postagem ^^

  12. Avatar

    Bom adorei essa ideia vou adota la jhahahaha
    Mas ao meu ver Donnie e o Frank precisavam um do outro… Frank salvava Donnie pro Donnie matar Frank e depois reenviar a turbina e morrer assim alterando o destido de todos ao redor dele. Meio que quase igual o efeito borboleta. É bem ridícula essa ideia mas foi o que pensei assim que acabei de ver o filme!

  13. Avatar
    Anna Clara Garcia em

    Gostei bastante do filme e dessa explicação, mas não entendi alguns detalhes. Se a queda da turbina marca o início da UT e Donnie encerrou a UT mandando a turbina de volta, como no final ela cai de novo e dessa vez com ele na cama? Se a UT encerrou com ele mandando a turbina de volta ela reiniciou novamente no final do filme? Se Donnie está morto, outro receptor vivo vai ser selecionado pra mandar a turbina de volta?
    Imaginei que na UP a turbina realmente caiu em cima dele, só que se não pode ter 2 turbinas na mesma realidade, então isso faz do final do filme uma nova UT?

    • Avatar
      Matheus Ferraro em

      E se considerar-mos q o UP é na verdade o resultado da exclusão de vários UTs, como se o Universo sempre criasse mais de uma realidade, mas apenas uma pode ser mantida e então ele (Deus ou o prórpio universo, dependendo do ponto de vista) se encarrega de apagar as outras realidades q serão tidas com UTs, para q aquelas “sobreviventes” constiuam uma única realidade q chamamos de UP

    • Avatar

      A turbina existe no UP e por algum motivo ou razão ela gerou o UT, as “duas turbinas” existem apenas no UT. O que acontece no final é que Donnie manda ela de volta ao UP, a turbina iria de qualquer forma cair no quarto de Donnie. Acho que o que gerou sua duvida foi o fato de não sabermos de onde a turbina vem no UP.

  14. Avatar
    Júlio César Alvares em

    Você disse que o Universo Primário não suportaria um objeto duplicado por isso quando a Turbina volta no tempo marca o inicio do Universo Tangente, logo escolhendo o receptor vivo, os manipulados vivos e mortos e etc. Ok.. até aí tudo bem. Entretanto, quando Donnie volta no tempo e escolhe morrer a turbina o mata. Logo a turbina foi duplicada novamente.. logo um novo Universo Tangente foi criado.. certo? Não faz sentido

    • Avatar
      Tarcísio Wunsch em

      De acordo com a explicação, que aliás foi muito boa, também fiquei apenas com essa dúvida. Ele mandou a turbina de volta pro universo primário mas aí ela cai de novo no universo tangente (talvez seja um ciclo e esses 28 dias serão eternos mas sempre diferentes histórias? Quem sabe né kkkk. Mas mesmo assim é um ótimo filme e gostei de saber que o livro existe vou pesquisar mais sobre ele.

      • Avatar
        Élso Oliveira em

        Realmente… com o auxilio dessa resenha que foi muito bem analisada e escrita, a única duvido que restou foi a turbina ter voltado para o UP. No entanto, com a informação do pai de Donnie de que Frank havia morrido na noite do baile, a caminho de uma festa, mesma noite em que Frank do UT de Donnie morreu, e que o mesmo é amaldiçoado, esta pode ser a explicação para a turbina; Ou seja, a cada geração de Franks há um novo objeto duplicado deixado pelo UT anterior, assim novos recptores vivos e manipulados vivos serão escolhidos pelo UT para livrar-se dessa falha do universo espaço e tempo. Ao menos foi essa a conclusão que cheguei!

    • Avatar
      Guilherme Piazza em

      cara você nao entendeu … a turbina NÃO foi duplicada, ela caiu no universo tangente por alguma razão e isso pode colapsar o Ut e o Up e talz , ai o Donnie tem que substituir ela e mandar para o UP (falando de uma maneira beeeeeeeeeeeeeeeeem resumida) tenta ler de novo pra entender melhor

  15. Avatar
    Leonardo Luís em

    O fato da turbina continuar no UP ainda me intriga, pois ela não devia existir naquele universo(up) já que o avião da mesma “nunca decolou”.

  16. Avatar
    DefendaSeuDinheiro em

    Opa, vou assistir, tenho ouvido falar deste filme deste as piadas com coelho da páscoa deste ano, achei engraçado e fui pesquisando sobre o filme, que parece ser uma viagem só, dos tipos que eu gosto, talvez até tenha alguma semelhança, mesmo que de longe com As crônicas de Nárnia, pelo que li na resenha, enfim… obrigado por compartilhar!

  17. Avatar
    Marcos Dos Santos Pinto em

    É sem dúvida um filme notável. Muito obrigado por esta descrição simbólica do filme, sem dúvida fiquei menos confuso ahaha, apesar de ter tirado conclusões não muito diferentes das aqui debatidas. Este é sem dúvida o melhor site ( na minha opinião) sobre discussão e análise cinematográfica. Muito obrigado pessoal do CDC.

  18. Avatar

    Eu gosto muito de teorias do tempo e filmes de viagem temporal, mas achei esse um pouco superestimado. Não é ruim, mas também não e nenhuma obra prima…

  19. Avatar
    Cristiano Lemos da Silva em

    Ok, gostei muito da teoria, mas gostaria de comentar uma coisa, porque até agora não vi ninguém comentando sobre: alguém mais reparou nos 14:20 de filme, em que os pais de Donnie comentam sobre um tal de FRANKie que morreu a caminho do baile (na época de escola deles), e que disseram que estava condenado? Alguém realmente acredita que esta fala foi colocada por acaso ali? Quais suas teorias em cima disso?

    • Avatar

      Cristiano, o Frank coelho diz que o nome dele é igual ao do pai e do avô, então todos eles podem ter sido mortos manipulados. Talvez esse seja o motivo da “condenação”.

    • Avatar

      sim, eu entendi isso também, até por que o pai do Donnie já conhecia a Roberta né. Provavelmente aconteceu com ela e o Frank pai ou avô foi o morto manipulado.

  20. Avatar

    Ainda nao vi em nenhuma explicaçao na internet, algo sobre o gordinho de vermelho que os observa no momento em que ele tenta beijar a gretchen e no momento da festa

  21. Avatar

    Boa Noite, o fato da turbina ter caído ali, no UP sem qualquer explicação seria por si um ato Divino. Certo? Um fenômeno no UP que abriu o UT e que Donnie seria o infortunado a entrar nesse universo e forçado a fecha-lo?
    Agradeço se responder, e parabenizo pela bela explicação do filme!

  22. Avatar
    Wesley Bridi Rigo em

    Mas desse jeito a turbina do avião também foi duplicada, pois agora o Donnie foi morto por a mesma turbina que existe no avião que sua família iria viajar quando a irmã de Donnie ganha a passagem pra se apresentar em outra cidade.

  23. Avatar

    Galera, eu sou novato na história e na verdade acabei de assistir o filme, alguém por favor só me explica pq o Frank volta no passado para dizer ao Donnie o que ele deve fazer, ou seja, qual o intuito de Frank? Ele queria ajudar Donnie ou ele fazia aquilo para o bem dele mesmo?

    • Avatar

      Olha é uma das coisas que ficam subtendidas, em vista que na teoria do morto manipulado ele estaria ali para orientar os eventos que devem ocorrer para evita-lós, mas já que o Donnie opta por apagar aquela linha do tempo e se sacrificar nada daquilo aconteceu na linha do tempo final, mas todos tem a consciência de algo como um déjà vu.

    • Avatar

      O que eles querem evitar não é um ou outro morrer, mas sim o UT entrar em colapso por ter um artefato duplicado dentro dela (como foi explicado, como o UT é instável, ocorreria uma catástrofe, o que destruiria tanto o UT quanto UP). Agora, o UT pode ser destruído, como as pessoas podem ser mortas. O que não pode é o UP ser destruído! Sendo assim, levar o artefato de um local instável (UT), propenso à colapsos catastróficos, a um local estável (no caso, o UP) é o objetivo deles.

  24. Avatar

    Com o decorrer dessa leitura eu fui juntando as peças, e agora faz bem mais sentido o que acontece no filme, temos que concordar que Gretchen foi uma personagem importante e essencial para tudo no filme.

  25. Avatar

    Eu nem sei o que comentar sobre esse filme..ele me fez refletir de várias maneiras,sendo elas insanas e até mesmos loucas…
    Sua explicação foi meio o que eu tinha imaginado,exatamente quando volta para o UP no dia 2,nesse momento eu me toquei q haviam mais de um espaço-tempo…Maravilhoso,magnífico…

  26. Avatar
    João Guilherme Alves em

    Uma ideia que também tive sobre este filme é que independente das opções a ser tomadas por Donnie, todo o contexto estará preso em um looping infinito.

    Pois ao final do filme, a turbina do futuro que esmaga o personagem invade novamente o espaço tempo em que o avião atual (Passado) se situa, então os fatos ainda se passam no UT devido ao colapso da quarta dimensão causado novamente pela duplicação de objetos, porém com Donnie morto. Assim, como não há ninguém para estabilizar o UT, todos são levados à destruição, inclusive Frank.
    Desta forma, Frank se torna um manipulado morto e volta ao passado para evitar a destruição do futuro, instruindo e salvando Donnie “novamente”.
    Ou seja, o looping alterna entre dois binários: Donnie vivo e Donnie morto, por tempo indeterminado.

    O que acham?

    • Avatar

      Não se torna um looping infinito, pois como diz no texto, o UT não aguenta um artefato duplicado(no começo do filme, quando a turbina cai, eles já estão no UT). Mas o UP é um universo mais estável, então não teria problema uma matéria duplicada. Lembrando que a turbina que caiu no UT no começo do filme não é o responsável pelo eminente colapso do universo, a causa é desconhecida. A questão é que ele precisa levar a turbina pro UP, porque o universo tangente vai acabar de qualquer jeito, mas o colapso com uma matéria duplicada seria catastrófica a ponto de destruir o universo primário, então, Donnie se utilizou do fim do universo tangente para mandar a turbina para o primário

  27. Avatar

    Olha, acabei de assistir o filme (gostei muito), mas agora gostei mais ainda. Você me fez encontrar sentido nele (no filme), eu realmente não conseguia entender, então obrigado 🙂

  28. Avatar

    Achei o filme sensacional (como a gente demora tanto tempo pra descobrir esses filmes?), apesar de ter tido um pouco de dificuldade pra entender! Valeu pela resenha! 🙂

  29. Avatar

    A teoria do “medo X amor” que a primeira vista parece rasa, acaba mostrando seu fundamento se pensarmos que esses sentimentos antagonicos sao o diferencial na passagem ou nao do UP para o UT. Uma duvida que tive foi se os professores de fisica e Literatura sabiam que Donnie Darko era o escolhido? Ja que numa passagem no filme (UT) eles estao conversando, e ele confirma com ela: “Donnie Darko?- no que ela acena que sim.Do que eles falavam?

  30. Avatar

    que filme foda!, entao são Universos paralelos?? imaginei isso tb, o cara morto eu já sabia que conseguia voltar no tempo, agora espirito voltar no tempo é inédito em filmes assim.

  31. Avatar

    Eu acho que as pessoas em contato com Donnie tiveram um sonho com o UT no final do filme, pois parece que todos estavam conscientes do que havia acontecido no UT. E acho que ouvi Donnie falar sobre “os sonhos revelarem a verdade”.

  32. Avatar

    Pode ser viagem minha mas fiquei pensando se a Gretchen não seria na verdade MÃE do Donnie ja que elas se cumprimentam no final, achei as 2 atrizes parecidas e eles citam “de volta para o futuro” que acontece algo semelhante com a mãe jovem apaixonada pelo filho…

  33. Avatar

    Legal e tal, mas muito pretensioso do criador achar que todo mundo ia
    conseguir entender toda a trama do jeito q ele esperava se não
    divulgasse um material extra 😛
    No máximo, vc entende que existe um
    loop temporal e que o Frank e mais alguém(q eu acreditava ser a velha)
    tentavam fazer ele corrigir uma merda que aconteceu.
    Uma coisa q não
    dá pra sacar é que eu fiquei com a impressão de que a Gretchen e a
    Cherita Chen podem ser as mesmas versões de uma mesma pessoa, só que
    como o Universo tangente misturava tudo, as duas conviviam juntas.
    Mesmo depois do Donnie, supostamente, consertar a bagunça, as duas
    continuam aparecendo, talvez um indício de que ele ainda não havia
    conseguido(se as duas de fato forem personagens correspondentes).
    Pelo
    q eu entendi, o Donnie tinha um pequeno relacionamento em curso com a
    Cherita, mas como o Universo Tangente conspirava para que o receptor
    cumprisse a sua missão, isso é interrompido pela Gretchen, e ela acaba
    tomando o lugar da Cherita. O sinal de que Donnie teria um
    relacionamento com Cherita é que ele mostra compaixão com ela quando os
    outros garotos zombam dela, o que a faz olhá-lo de forma diferente.
    Outra cena aparece ela triste sentada, logo após a apresentação no
    palco, possivelmente, o Donnie se encaixaria nessa cena, mas ele estava
    no cinema com a Gretchen. Talvez ela soubesse de toda a verdade, e o
    criador queria nos mostrar isso quando Donnie diz que tudo vai ficar
    bem, mas ela se nega a acreditar nisso, já que vai perder o seu
    “príncipe”. Assistindo o filme, vc percebe que tanto Cherita, quanto o
    Donnie são jovens problemáticos e que poderia se ajudar mutuamente.
    Uma
    cena um tanto confusa é quando Donnie Darko pergunta pq ele está
    vestido de coelho e o mesmo pergunta o porquê dele estar fantasiado de
    homem. Provavelmente, tanto Donnie, quanto Frank já não eram mais
    entidades normais, ou melhor, pessoas, mas entidades que transcediam
    isso. Isso tbm explica quando Donnie pergunta pq o nome dele é Frank, e
    ele responde que é o nome do pai dele e o dele. “O pai dele” seria o
    verdadeiro Frank(o de carne osso) que criou a própria
    fantasia de coelho e essa nova entidade. E “o dele”, se refere à
    imagem do Frank que não é o Frank verdadeiro, mas o que o Donnie está
    enxergando ali na frente dele.

    • Avatar
      Rodrigo Cortese em

      O estilo do roteirista é este, é necessario ter um background pra entender a trama, porém ele não sente necessidade que o telespectador entenda o sentido real do filme, prefere que cada use seu próprio background pra causar reações diversas.

  34. Avatar

    Esse filme é simplesmente maravilhoso! Assisti pela primeira vez hoje e, confesso, que demorei um tempo para ligar os fatos, até pesquisei para entender melhor, mas depois de todas as análises que vi, passei a refletir sobre ele. Realmente intrigante, é o tipo de filme que te faz pensar e que, de certa forma, muda sua vida.

  35. Avatar

    Na minha cabeça eu pensava que ele tinha morrido e era tudo uma ilusão de como seria a vida dele ou um outro universo em que ele se recusa a viver sabendo que a namorada dele morreu e que a vida dele vai continuar a mesma coisa… Mas ver que tem 3 universos juntos é muito Louco! Que visão desse diretor!

  36. Avatar

    Acabei de ver o filme, achei bem doido, mas li tudo aqui em cime e alguns comentários e ainda to tentando entender melhor o filme haha. Mas uma coisa que eu reparei foi que a turbina que caiu no quarto do donnie foi do avião onde a mãe e a irmã dele estavam. Pq aparece o aviáo dando pani e caindo. Não sei se o que eu falei importa muito, mas queria entender um pouco essa parte.

  37. Avatar

    Não é possível que só eu tenha interpretado a troca de acenos entre a Gretchen e a mãe do Donnie como uma sugestão de que a Gretchen possa ser irmã do Donnie.

  38. Avatar

    E a indiferença da mãe de Donnie no final do filme? Bom, pelo menos pra mim foi indiferença dela vendo o Donnie morto e tragando um cigarro. Pode se explicar isso?

    • Avatar

      A mãe do Donnie era uma das manipuladoras ”vivas”, ou seja, era responsável no Universo Tangente por indicar pra Donnie o caminho a ser trilhado para impedir que o Universo Primário entrasse em um colapso. Algumas pessoas que serviram de manipuladores em um Universo Tangente podem carregar consigo pro Universo Primário alguns ”traumas” e ”lembranças” que aparecem durante os ”sonhos”. Sendo assim, a mãe de Donnie já ”saberia” ou teria uma noção de que esse evento iria ocorrer, por isso talvez o filme demonstrou uma certa ”tranquilidade” dela ao fumar o cigarro vendo o filho morto. Outra prova disso é que no final do filme a Gretchen acena pra mãe do Donnie que por sua vez retribui o aceno, mesmo não se conhecendo, o que reforça a ideia de que elas possuem ”lembranças” ou ”vestígios” do que aconteceu durante o período do Universo Tangente.

  39. Avatar
    Elisângela Vieira em

    Acabei de assistir e eu entendi que o tempo é linear e não existe passado, presente e futuro, tudo acontece ao mesmo tempo. O filme nos mostra 3 tempos, o que se passa no filme (Universo Tangente/T1), o do final do filme onde nada daquilo aconteceu (Universo Primário/T2), e um onde o Donnie viu o que ia acontecer (Quarta dimensão do tempo/T3).
    No T1 acontece tudo aquilo, o Donnie tem a percepção de que algo vai acontecer e visões do Frank e tudo mais por causa do T3. Ele, no subconsciente, sabe que vai cair uma turbina e imagina o Frank salvando ele. Ele vê o Frank com o olho daquele jeito, mesmo antes do ocorrido…
    O T2 é como se fosse o tempo real, e tudo que aconteceu no T1 fosse um sonho.
    E o T3 é como se fosse o futuro, onde tudo já tinha acontecido e o Donnie já viu o que ia acontecer.
    A turbina que cai é do avião que a mãe e irmã dele estão no T2, por isso não acham de onde é a turbina, porque é de outra dimensão, que foi para aquele momento por um portal. Mas a mãe dele continua viva mesmo quando a turbina cai, justamente porque os tempos acontecem em todo momento, tudo junto e misturado. 😀
    Confuso, mas entendi isso!

  40. Avatar
    Rodrigo Dallacqua em

    Acho que é mais simples que isso…ele tinha esquisofrenia e nao aconteceu absolutamente nada, tudo não passou de um universo imaginado por ele, os outros elementos foram usados pelo autor para dar complexidade a estória, afinal ele é um escritor, não um especialista em fisica quantica…apenas uma teoria 🙂

  41. Avatar
    João Vitor Paim em

    Algumas dúvidas que ficaram martelando a minha cabeça mesmo após ler essa análise, é a cena que Donnie está levando a Gretchen para casa, nos 28 minutos de filme, e ele fala que queimou acidentalmente uma casa que estava vazia, que foi preso, que reprovou de ANO e que não pode dirigir até completar 21 anos, porém agora superou tudo e decidiu mudar e que gostava de pintar e escrever. Tem nada antes dessa cena que faça qualquer menção a tais eventos, indicando algo futuro.

    A única pintura que vemos é apenas a que fica pendurada no calendário, um esqueleto vestindo uma roupa de coelho, que aparentemente é o Frank.

    Em nenhum momento vemos nada escrito dele, porém, fazendo uma pequena análise, talvez ele não tenha morrido. Talvez essa cena, a descrita no primeiro parágrafo que ele está conversando com a Gretchen, seja no Universo Primário (UP) em uma linha do tempo futuro em que ele não morreu com a turbina que caiu e decidiu mudar de vida.

    Outra coisa que pensei foi que talvez o livro da Roberta Sparrow, tenha sido escrito a mando da carta que Donnie mandou para ela, até pq não aparece o conteúdo da carta, assim Donnie teria escrito um livro mesmo ,como relatei a fala dele na cena acima, para se ajudar no passado.

    Outra ideia que veio a minha mente, mas é bom improvável, foi que talvez a história inteira seja apenas um conto de Frank, como se Frank tivesse criado um livro contando a história de um menino esquisofrênico, ele se um deus e pode fazer o que quiser como ele diz em uma das conversas com Donnie, estranho ver Frank no final com vários desenhos do coelho em vários papéis, relacionando ao que Donnie disse na fala com a Gretchen que talvez faria um livro e pintaria suas próprias figuras nele.

    Bom esses foram os devaneios que o filme me proporcionou, se alguém pensou algo parecido ou conseguir clarear minhas ideias, por favor responda esse comentário. Achei o filme excelente não só pela história, mas pelas atuações, os atores fizeram um ótimo trabalho.

Deixe um comentário